Repositório Institucional da UFPI

ESTUDO DA CALORIMETRIA: uso dos dispositivos térmicos acessíveis

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author ROCHA, Jonyson Marcs Borges da
dc.date.accessioned 2019-04-12T16:35:04Z
dc.date.available 2019-04-12T16:35:04Z
dc.date.issued 2019-04-12
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1789
dc.description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Cláudia Adriana de Sousa Melo. Examinador interno: Prof. Dr. Francisco Ferreira Barbosa Filho. Examinador interno: Prof. Dr. Marcos Antonio Tavares Lira. Examinador interno: Prof. Dr. Alexandre Miranda Pires dos Anjos. Examinador externo: Prof. Dr. Gladstone de Alencar Alves (UESPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O uso de materiais paradidáticos proporcionam aos professores uma fonte auxiliar no processo de ensino aprendizagem, na elaboração do manual didático foram analisados livros e artigos a fim de observar e constatar a ausência de textos relacionados à energia solar térmica. Com o intuito de suprir essa deficiência o trabalho aponta uma possibilidade na melhoria do ensino de física, na educação básica, através da contextualização entre as aplicações da energia solar térmica (equipamentos e conceitos) e os conteúdos de calorimetria relacionados. A fim de conscientizar os alunos da importância da utilização desse recurso energético e desenvolver um senso crítico em relação às fontes de energia utilizadas no país; Conhecer os benefícios da energia solar térmica através dos equipamentos utilizados e dessa maneira mostrar ao estudante os conceitos de física que possibilitam um melhor funcionamento desses dispositivos. Esse material foi fundamentado através dos conceitos dos humanistas Carl Rogers e George Kelly, a fim de ampliar o desenvolvimento cognitivo do estudante, oferecendo ao professor uma opção a mais de recurso didático a ser utilizado em sala de aula. No trabalho apresentamos um manual didático com informações referentes à energia solar, modelos de fogão solar e a construção de um forno solar e um secador solar caseiro para que desta maneira os objetivos propostos fossem alcançados através dos questionários e atividades propostas no produto educacional onde ficou demonstrada através das atividades a importância do professor mostrar ao discente a relação da Física com o ambiente escolar, chamada por Carl Rogers como aprendizagem significante. ABSTRACT: The use of paradidate materials provides teachers with an auxiliary source in the learning process, in the elaboration of the didactic manual, books and articles were analyzed in order to observe and verify the absence of texts related to solar thermal energy. In order to overcome this deficiency, the work points out a possibility in the improvement of physical education, in basic education, through the contextualization between the applications of solar thermal energy (equipment and concepts) and related calorimetry contents. In order to make students aware of the importance of using this energy resource and develop a critical sense of the energy sources used in the country; Know the benefits of solar thermal energy through the equipment used and in this way to show the student the concepts of physics that enable a better functioning of these devices. This material was based on the concepts of humanists Carl Rogers and George Kelly in order to broaden the cognitive development of the student, offering the teacher a choice of didactic resource to be used in the classroom. In the work we present a didactic manual with information about solar energy, models of solar cooker and the construction of a solar oven and a homemade solar dryer so that the proposed objectives could be reached through the questionnaires and activities proposed in the educational product where it was demonstrated through the activities the importance of the teacher to show the student the relation of Physics to the school environment, called by Carl Rogers as significant learning. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Energia solar térmica pt_BR
dc.subject Calorimetria pt_BR
dc.subject Physics teaching pt_BR
dc.subject Thermal solar energy pt_BR
dc.subject Calorimetry pt_BR
dc.title ESTUDO DA CALORIMETRIA: uso dos dispositivos térmicos acessíveis pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account