Abstract:
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo geral investigar o espaço urbano pós-moderno e como este aspecto da narrativa reflete as ações das protagonistas dos seguintes contos de Caio Fernando Abreu: “Os sapatinhos vermelhos” e “Dama da noite”, de Os dragões não conhecem o paraíso (1988), e “Creme de alface”, de Ovelhas negras (1995). Os objetivos específicos abordam a noção de solidão, transgressão e busca de identidade no espaço urbano pós-moderno das três narrativas supracitadas. A solidão, no contexto das três narrativas em estudo, apresenta-se como um estado de perda de si, amparado por espaços que refletem esta feição nas protagonistas. A transgressão surge como forma de desmascarar os papeis sociais impostos ao gênero feminino na sociedade, desta forma surge como resgate da identidade recalcada das personagens, apoiada por espaços propícios a atos de transgressão, sobretudo pelo uso das atmosferas que o texto sugere. A identidade é um conceito em constante questionamento por teóricos contemporâneos, visto que se apresenta em contínua mudança, seguindo o fluxo do multiculturalismo global. Tal conceito também aparece à deriva em relação às personagens das narrativas em estudo, pois aquelas aparecem dispersas e fragmentadas nos espaços nos quais interagem, exceto nos momentos de transgressão, nos quais os espaços amparam tal situação. Em “Os sapatinhos vermelhos”, a protagonista submerge na solidão, em seu apartamento, ao passo que foge para o bar em busca de libertação de seus desejos reprimidos, após assumir uma identidade transgressora. Em “Dama da noite”, a solidão a acompanha em todos os espaços nos quais tenta se refugiar, embora disfarce sua busca existencial em um bar. É justamente nele, contudo, que se nega a participar dos padrões sociais e se encontra perdida frente ao mascaramento que lhe é imposto enquanto gênero feminino. A “mulher-monstro”, como foi apelidada por seu criador a protagonista de “Creme de alface”, rompe sua identidade de dona-de-casa burguesa ao confrontar não apenas seus valores morais, mas os valores sociais, sobretudo ao transgredir sexualmente, o que proporciona a descoberta de novas nuances de si, mascaradas e sufocadas por falsos pudores morais. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, amparando-se na leitura e catalogação de textos previamente publicados sobre os temas, e qualitativa, na qual o objetivo das amostras é de produzir informações ilustrativas, além de buscar a explicação dos aspectos literários sem quantificar valores. Para tanto, como pilares principais, tem-se as reflexões de Bauman (1998), (2001), (2005) e (2009), Hall (2015), Giddens (2002), Butler (2015), Bachelard (1978), Tuan (2012), Borges Filho (2009), Brandão (2013) e Augé (2012), dentre outros. A análise das três narrativas de Caio Fernando Abreu traz à tona questões que permeiam o sujeito pós-moderno em sua complexidade fragmentada. A solidão nas grandes cidades, a transgressão como forma de escapismo, ou mesmo como busca de si, e a procura por identidades que foram mascaradas ou fragmentadas na pós-modernidade propiciam o estudo do espaço urbano nas narrativas contemporâneas como uma categoria que reflete o sujeito, ideia esta bem representada pelas três narrativas destacadas. ABSTRACT: This work has as its general goal to investigate the post-modern urban space and how such aspect of the narrative reflects the protagonists actions from the following Caio Fernando Abreu’s short stories: “Os sapatinhos vermelhos” and “Dama da noite”, from Os dragões não conhecem o paraíso (1988), and “Creme de alface”, from Ovelhas negras (1995). The specific objectives will approach the idea of loneliness, transgression, and search for identity in the post-modern urban space from the three narratives aforementioned. Loneliness, in the context of the narratives being studied, is presented as a state of loss in itself, fostered by spaces that reflect such characteristic in the protagonists. Transgression rises as a way of unmasking social roles imposed upon the feminine gender in society, in this sense it is seen as a rescue of the characters’ repressed identities, supported by spaces that are propitious to acts of transgression, mainly by the use of atmospheres suggested in the text. Identity is a concept being constantly questioned by contemporary theoreticians, since it is continuously changing, following the flow of global multiculturalism. This concept also appears adrift in relation to the characters from the narratives being studied, once they appear scattered and fragmented in the spaces in which they interact, except during the moments of transgression, when the spaces support these situations. In “Os sapatinhos vermelhos”, the protagonist submerges into loneliness, in her apartment, whereas she goes to the bar searching to liberate her repressed desires, after assuming a transgressive identity. In “Dama da noite”, loneliness follows her in all the spaces she tries to seek refuge, though she disguises her existential search in a bar. It is precisely there, however, that she refuses to take part in the social standards and finds her self lost in face of the mask imposed to the feminine gender. The “monster-woman”, as the protagonist was nicknamed by her creator in “Creme de alface”, breaks with her identity of a bourgeois housewife by confronting not only her moral values, but the social values, mostly when sexually transgressing, which enables the discovery of new nuances of herself, masked and suffocated by a false morality. This is a bibliographic and qualitative research, supported by the reading and cataloging of texts previously published on the theme, in which the aim of the samples is to produce illustrative information, in addition to searching explanation of the literary aspects without quantifying any values. For this purpose, as main pillars, there are the reflections of Bauman (1998), (2001), (2005) and (2009), Hall (2015), Giddens (2002), Butler (2015), Bachelard (1978), Tuan (2012), Borges Filho (2009), Brandão (2013), and Augé (2012), among others. The analysis of Caio Fernando Abreu’s three narratives brings into light questions that surrond the post-modern subject in his/her fragmented complexity. Loneliness in big cities, transgression as a way of escapism, or even as a search for oneself, and the search for identities that were masked of fragmented during post-modernity allow the study of the urban space in contemporary narratives as a category that mirrors the subject, being this idea well presented in the three narratives highlighted here.