Abstract:
RESUMO: O ensino da Física vem apresentando mudanças metodológicas ao longo dos últimos anos, sejam pelas orientações legais consideradas nas diretrizes nacionais, observando a evolução no modo em que a educação passou a ser concebida, sejam pelas próprias necessidades formativas encontradas pelos professores diante das suas práticas, sejam pelas dificuldades apresentadas pelos alunos devido a sua formação, que podem contribuir em seus resultados, no decurso dos anos letivos. Atento a essas mudanças, foi realizado um estudo com o intuito de encontrar estratégias que pudessem facilitar o compartilhamento dos conhecimentos trabalhados em sala de aula, pra essa disciplina, propiciando uma aprendizagem significativa e que culminou nesse trabalho. A presente dissertação é decorrente de uma pesquisa qualitativa/quantitativa e participativa, realizada junto às turmas do 2º ano do Ensino Médio integrado ao técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA -Campus Santa Inês. Ela teve como objetivo geral compreender o calor como manifestação de energia, envolvendo alguns aspectos históricos qualitativos e quantitativos e para atingí-lo foi desenvolvida uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS, sequência didática proposta por Moreira, em de 2016, com enfoque na teoria da aprendizagem significativa, de David Ausubel, em 1963. A ideia principal da UEPS foi o acompanhamento do tema ora estudado pelas turmas já referidas - a calorimetria -, a partir da elaboração/aplicação de um texto, sobre a história da ciência, envolvendo aspectos históricos sobre o calor e a concomitante verificação dos principais aspectos discutidos nesse texto, realizada com experimentos, por meio do uso de laboratório de demonstração, e exposição de vídeos. A partir da discussão e análise dos resultados, verificamos que mais do que dobrou a quantidade de alunos envolvidos na pesquisa que apresentaram uma evolução cognitiva, potencialmente significativa, verificada com base no comparativo dos resultados, qualitativos e quantitativos, obtidos nas atividades desenvolvidas antes e depois da participação destes na UEPS. ABSTRACT: The teaching of physics has been showing methodological changes over the past few years, whether by legal guidelines considered national guidelines, observing the evolution in the way that education came to be conceived, whether for own needs formative encountered by teachers in front of their practices, whether by the difficulties presented by the students due to your training, you can contribute in your results, during the school years. Aware of these changes, we conducted a study in order to find strategies that could facilitate the sharing of knowledge in the classroom, to this discipline, providing a meaningful learning and that culminated in this job. The present dissertation is a qualitative research/ quantitative and participatory, held together with the 2nd year classes of the high school integrated into the technical Federal Institute of education, science and technology of Maranhão-IFMA-Campus Santa Inês.She had as general objective to understand heat as manifestation of energy, involving qualitative and quantitative historical aspects and to achieve it was developed a potentially significant educational unit-UEPS, didactic sequence proposed by Moreira in the year 2016, with focus on meaningful learning theory, of David Ausubel, in the year 1963. The main idea of UEPS was monitoring the theme well studied by the aforementioned classes-calorimetry-from the preparation/implementation of a text on the history of science, involving historical aspects about the heat and the concomitant verification of main aspects discussed in this text, performed with experiments, through the use of demonstration laboratory, and explanatory videos. From the discussion and analysis of the results, we see that more than doubled the number of students involved in research that showed a cognitive evolution, potentially significant, verified based on comparative qualitative and quantitative results, obtained in activities developed before and after participation in UEPS.