Abstract:
RESUMO: Muito se tem discutido sobre a importância do Ensino de Física em todos os níveis de escolaridade. Sabe-se que o acesso ao conhecimento científico se dá de diversas formas e, em diferentes ambientes. É na escola que a formação de conceitos científicos é introduzida explicitamente, oportunizando ao ser humano a compreensão da realidade e a superação de problemas que lhes são impostos diariamente. Isso porque desenvolver um hipertexto que facilitarão o processo de ensino aprendizagem dos alunos, sendo uma possibilidade a ser investigada, e considerando a teoria de aprendizagem de Piaget, na qual o crescimento cognitivo do aluno pode se dá por meio de assimilação e acomodação da ação da realidade. Dessa forma apresenta-se um hipertexto sobre astronomia para Ensino Médio que possibilite um aprendizado potencialmente significativo dos conteúdos. O texto incentiva o aprofundamento dos temas pelos links, no decorrer da leitura. A metodologia, consiste de uma revisão bibliográfica sobre o tema para elaboração de um hipertexto dos conteúdos de astronomia, que foi aplicado, com os alunos. Utilizando-se uma linguagem de fácil compreensão dos conceitos apresentados. A coleta de dados, com os alunos, ocorreu em uma escola de Teresina, com um numero total de 30 alunos. Em que o hipertexto sobre astronomia tornou o aprendizado potencialmente significativo. ABSTRACT: It has discussed much about the importance of the Teaching of Phisics in ali the levels of schooling. It knows that the access to the Scientific Knowledge happens in all forms and in all differents places. It is at school that the formation of scientific concepts is introduced explicitly, opportunizing to the human being the reality comprehension and the problem overcoming which imposed themselves daily. This is why developing a Hypertext which will facilitate the students' teaching-learning process, being a possibility to be investigated, and considering the theory of Piaget's learning, in which the student's cognitive knowledge can happen by the assimilation and accommodation of the reality action. This way shows a hypertext about astronomy for the High School that enables a potentially meaningful learning of the contents. The text encourages the themes development by the links, during the reading. The methodology consists of a bibliographical review about the theme to the creation of contents about astronomy which was applied with the students. It uses a easy comprehension language of the showed concepts. The data collect with the students occured at a school in Teresina with a total number of thirty students. In what the hypertext about astronomy became the potentially meaningful learning.
Description:
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Claudia Adriana de Sousa Melo. Examinador interno: Prof. Dr. Ildemir Ferreira dos Santos. Examinador interno: Prof. Dr. Francisco Welington de Sousa Lima. Examinador interno: Prof. Dr. Jonathan da Rocha Martins. Examinadora externa: Prof.ª Dr.ª Maria de Fatima Salgado (UEMA).