Repositório Institucional da UFPI

FRACTAIS E APLICAÇÕES NO ENSINO BÁSICO

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dc.contributor.author BRAGA, José Cledes
dc.date.accessioned 2019-04-11T17:52:21Z
dc.date.available 2019-04-11T17:52:21Z
dc.date.issued 2019-04-11
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1783
dc.description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Liane Mendes Feitosa Soares. Examinador interno: Prof. Dr. Jefferson Cruz dos Santos Leite. Examinador externo: Prof. Dr. Anderson Fabian de Sousa Meneses (UESPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Procuramos por meio deste trabalho salientar a importância dos fractais no que se refere à sua definição, teoria e suas aplicações na educação básica. Neste trabalho procurar-se-á mostrar o que os fractais apresentam neste campo, sua utilização, seus principais autores e possíveis aplicações nessa etapa do ensino. Neste trabalho é também destacada a definição de fractal, sua transcorrência histórica e sua utilização na sala de aula como consolidador do conhecimento. Vários exemplos de fractais naturais e matemáticos são destacados mostrando uma propriedade particular dos fractais “a autossimilaridade”. A dimensão dos fractais, assim como sua construção, é vista aqui com relevante importância, pois esta dimensão não inteiriça ultrapassa a topologia da geometria euclidiana, encontrando-se, por exemplo, entre zero e um, um e dois, dois e três. Neste trabalho vamos nos deter a uma aplicação com maior direcionamento ao ensino básico, buscando assim um manuseio de cálculos que não necessite do uso direto de recursos computacionais. ABSTRACT: We try to highlight the importance of fractals in their definition, theory and applications in basic education. In this work we will try to show what the fractals present in this field, its use, its main authors and possible applications in this stage of teaching. In this work is also highlighted the definition of fractal, its historical transcurrence and its use in the classroom as a consolidator of knowledge. Several examples of natural and mathematical fractals are highlighted showing a particular property of fractals “autosimilarity”. The dimension of the fractals, as well as their construction, is seen here with relevant importance, since this dimension is not one-dimensional beyond the topology of Euclidean geometry, for example, between zero and one, one and two, two and three. In this work we will focus on an application with a greater focus on basic education, thus seeking a handling of calculations that do not require the direct use of computational resources. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Curva de Koch pt_BR
dc.subject Dimensão fractal pt_BR
dc.subject Sequências pt_BR
dc.subject Contagem pt_BR
dc.subject Perímetros pt_BR
dc.subject Koch curve pt_BR
dc.subject Fractal dimension pt_BR
dc.subject Sequences pt_BR
dc.subject Score pt_BR
dc.subject Perimeters pt_BR
dc.title FRACTAIS E APLICAÇÕES NO ENSINO BÁSICO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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