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RESUMO: O público-alvo da educação especial é constituído em sua maioria por pessoas que apresentam deficiência intelectual, o que pode ser decorrente de um processo de identificação afetado por viés de gênero, de sexo e de nível socioeconômico. Não obstante essa consideração trata-se de tema extensamente pesquisado, mas para o qual as respostas ainda são indefinidas e os resultados referentes ao processo ensino aprendizagem, ainda precários. Nesse sentido, há indícios de que a escola regular enfrenta desafios quanto à escolarização dessas crianças e adolescentes. Em função dessas ponderações, esse estudo teve como objetivo geral investigar as práticas docentes de professores de alunos com deficiência intelectual na escola regular. Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo, com delineamento da pesquisa-ação. O estudo foi realizado em duas escolas públicas da rede municipal de Teresina (PI) e desenvolvido com seis participantes, professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, que atuavam na classe comum. Foram utilizados como procedimentos metodológicos: diagnóstico dos conhecimentos prévios das professoras; sessões de estudo denominadas encontros de estudo; e observação. Para produção das informações utilizamos a estratégia casos de ensino e os instrumentos, questionário e diário de campo. Os resultados evidenciaram que as professoras não conseguiam organizar e implementar práticas diferenciadas da proposta curricular do ano escolar que o aluno estava frequentando. Elas utilizavam, com os alunos com DI, atividades distanciadas do currículo da turma, que eram mais simples e mais fáceis. As evidências indicaram ainda que as professoras não conseguiam ensinar esses alunos, os quais permaneciam em grande defasagem em relação aos demais, e sem serem alfabetizados. A falta de formação específica para trabalhar com alunos PAEE foi o elemento que mais se destacou como dificuldade, na fala das professoras, realçado pelo sentimento de despreparo para o trabalho. Acerca da utilização da estratégia de casos de ensino, verificamos que estase mostrou como estratégia valiosa por possibilitar a reflexão sobre a prática docente, potencializando a emergência de processos reflexivos no contexto da pesquisa. ABSTRACT: The target public of the special education is formed by people who present intellectual disability for the most part which can be resulting from an identification process affected by gender, sex and socioeconomic status. Notwithstanding this consideration, it is about an extensively researched topic but to which the answers are still not defined and the results regarding the teaching & learning process are still precarious. In this sense, there are signs that show that regular school face challenges about the schooling of the children and adolescents. As a result of such considerations, this study had as a general objective to investigate the teaching practices of teachers whose students had intellectual disability in regular schools. It is a research of qualitative nature with research-action delineation. The study was held in two public schools from the municipal network in Teresina (PI) and developed with six participants who are teachers from the initial years of the middle school which perform in the common class. As methodological procedures: diagnostic of previous knowledge of the teachers; study sessions named Study meetings; and observation. To produce the information we have used the strategy Teaching Cases and the instruments which were Questionnaire and Field diary. The results highlighted that the teachers cannot organize and introduce different practices from the curricular proposal of the school year in which the student is attending the school. They use with intellectual-disabledstudents activities simpler and easier separated from the curriculum worked with the class. The signs indicate that the teachers have not been able to teach those students who kept separated over other students and they end up not to being literate. The lack of specific training to work with students from PAEE (Target Public of Special Education) was the most prominent element with difficulty in the position of the teachers which emphasizes the feeling of lack of ability for the work. For the use of the strategy of Teaching Cases we have verified that it has proved a valuable strategy for enabling considerations about the teaching practice enhancing the emergency of reflective processes in the research context. RESUMEN:
El público objetivo de la educación especial es constituido, en su mayoría, por personas que presentan deficiencia intelectual, lo que puede ser decurrente de un proceso de identificación afectado por sesgos de género, de sexo y de nivel socioeconómico. No obstante esta consideración se trata de un tema extensamente investigado, pero para el cual las respuestas todavía son indefinidas y los resultados referentes al proceso de enseñanza aprendizaje todavía son precarios. En ese sentido, hay indicios de que la escuela regular enfrenta desafíos en cuanto a la escolarización de eses niños y adolescentes. En función de esas ponderaciones, este estudio tuvo como objetivo general investigar las prácticas docentes de profesores e alumnos con discapacidad intelectual en la escuela regular. Se trata de una investigación de cuño cualitativo, con delineamiento de la investigación-acción. El estudio fue realizado en dos escuelas públicas de la red municipal de Teresina (PI) y desarrollado con seis participantes, profesoras de los años iniciales de la enseñanza fundamental que actúan en la clase común. Se utilizaron como procedimientos metodológicos: Diagnóstico de los conocimientos previos de las profesoras; sesiones de estudio denominadas Encuentros de estudio; y Observación. Para la producción de las informaciones utilizamos la estrategia Casos de enseñanza y los instrumentos Cuestionario y Diario de campo. Los resultados evidenciaron que las profesoras no consiguen organizar e implementar prácticas diferenciadas de la propuesta curricular del año escolar que el alumno está frecuentando. Ellas utilizan con los alumnos con DI actividades distanciadas del currículo trabajado con la clase, más simples y más fáciles. Las evidencias indican que las profesoras no han logrado enseñar a esos alumnos, los cuales permanecen en desfase en relación a los demás y sin ser alfabetizados. La falta de formación específica para trabajar con alumnos PAEE fue el elemento que más se destacó como dificultad en el habla de las profesoras, resaltado por el sentimiento de falta de preparación para el trabajo. Acerca de la utilización de la estrategia de Casos de enseñanza, verificamos que se mostró una estrategia valiosa por posibilitar la reflexión sobre la práctica docente, potenciando la emergencia de procesos reflexivos en el contexto de la investigación. |
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