Abstract:
RESUMO: A capacidade de perceber e interpretar os intervalos de tempo são habilidades inatas e essenciais a todas as espécies animais, pois estão incorporadas a inúmeras funções cognitivas no processo de adaptação ao ambiente. No entanto, a base neural e o processo de temporização permanecem envolto em mistérios dentro das neurociências, dessa maneira novas abordagens como a Realidade Virtual com estímulos visuais dinâmicos vêm sendo desenvolvidas para analisar a interpretação dos intervalos de tempo, principalmente por meio de tarefas que demandam a cognição e funções executivas em atividades cotidianas. O objetivo do estudo foi investigar as modificações corticais e o desempenho do indivíduo induzido por mudanças na reprodução da velocidade de movimento de um estímulo virtual não-imersivo em 3D, em uma tarefa de produção do tempo. Trata-se de um estudo crossover formado por 21 participantes em três condições de velocidade do movimento: original, slow e fast. Os participantes passaram por análise eletroencefalográfica da potência absoluta da banda teta no córtex pré-frontal dorsolateral simultaneamente com execução da tarefa de produção do tempo, além de análise comportamental da atenção, através do teste de Stroop. Os sujeitos da condição slow apresentaram maior número de erro na tarefa de produção do tempo, no momento após utilização de realidade virtual (p<0.001). Além disso, na análise eletrofisiológica foi observado aumento da potência absoluta da banda teta no córtex pré-frontal dorsolateral direito em todas as janelas de tempo investigadas (p<0.001). Desta forma, o estímulo virtual com mudança na velocidade de movimento resultou na diminuição do desempenho na tarefa de produção do tempo, atuando em domínios cognitivos na faixa de segundos, influenciando ainda na atividade cortical de áreas com funções executivas de atenção e memória. ABSTRACT: The ability to perceive and interpret time intervals are innate abilities and essential to all animal species, since they are incorporated in innumerable cognitive functions in the process of adaptation to the environment. However, the neural basis and the timing process remain shrouded in mysteries within the neurosciences, so new approaches such as Virtual Reality with dynamic visual stimuli have been developed to analyze the interpretation of time intervals, mainly through tasks that demand cognition and executive functions in everyday activities. The aim of the study was to investigate cortical modifications and individual performance induced by changes in motion speed of a non-immersive 3D virtual stimulus in a time-producing task. It is a crossover study formed by 21 participants in three conditions of movement speed: original, slow and fast. The participants underwent electroencephalographic analysis of the absolute power of the theta band in the dorsolateral prefrontal cortex simultaneously with execution of the task of production of the time, besides behavioral analysis of the attention, through the Stroop test. The subjects of the slow condition presented a greater number of errors in the task of time production, at the time after the use of virtual reality (p <0.001). In addition, the electrophysiological analysis showed an increase in the absolute power of the theta band in the prefrontal cortex right ventricle in all time windows investigated (p <0.001). In this way, the virtual stimulus with change in the speed of movement resulted in a decrease in performance in the time production task, acting in cognitive domains in the second range, also influencing the cortical activity of areas with executive functions of attention and memory.