Abstract:
RESUMO: A profissão docente apresenta um campo de estudo que pode ser refletivo a partir da chegada do professor na instituição de ensino. Esse professor iniciante ao desenvolver suas atividades no contexto da Educação Básica passa pelo processo de aprender a cultura escolar. Com base nessa contextualização, o referente trabalho aborda o seguinte problema de pesquisa: Como ocorre a aprendizagem da cultura escolar no início da profissão docente? Em decorrência desse questionamento é apresentado como objetivo geral compreender como ocorre a aprendizagem da cultura escolar no início da profissão docente, sendo os objetivos específicos descrever a cultura escolar, caracterizar o início da profissão docente no contexto da cultura escolar e identificar os aspectos que facilitam e/ou dificultam a aprendizagem da cultura escolar no início da profissão docente. A investigação está fundamentada no referencial teórico acerca da profissão docente e professor iniciante, tendo como exemplo a participação das ideias de Gonçalves (2000), Huberman (2000), França-Carvalho (2007) e Tardif (2008), já no tocante a cultura escolar, por meio do aporte de Viñao Frago (1995), Julia (2001), Silva (2006), Faria Filho (2007) e dentre outros. A organização metodológica está respaldada na pesquisa qualitativa, com abordagem etnometodológica do tipo estudo de caso. Os instrumentos de produção de dados têm em sua composição a observação, questionário, entrevista e diário de campo. O lócus da pesquisa foi 01 (uma) escola pública da rede estadual de ensino localizado no munício de Teresina-PI, sendo os participantes, o professor iniciante, a diretora e a coordenadora pedagógica. Para compreender os achados da investigação, foram utilizadas ideias referentes tanto da análise de conteúdo por meio de categoria explicitada por Bardin (1977), quanto da Hermenêutica-Dialética discutida por Gadamer (1987), Habermas (1987) e Minayo (1998). Os resultados principais mostram que a inserção do professor iniciante na escola ocorreu em decorrência de sua relevante formação na graduação, contribuindo para ser aprovado no processo seletivo. Indicam, também, que o professor iniciante aprende a cultura escolar no solilóquio, uma aprendizagem por meio das experiências diárias. Além de que, mesmo diante de aspectos desafiantes durante a ação pedagógica, mas devido a uma racionalidade técnica referente ao domínio de conteúdo, o professor iniciante consegue desenvolver uma versatilidade em administrar as situações durante o processo de ensino e aprendizagem. A análise aponta ainda que embora existam as dificuldades de cunho institucional, mas devido um clima organizacional favorável e uma inteligência social, o professor iniciante consegue manter-se motivado a desenvolver sua carreira profissional enquanto professor. Nesse sentido, o estudo contribui com um relevante conhecimento por meio de uma reflexão teórica atualizada em prol de uma devolutiva social, promovendo assim profícuas e novas ideias referente a profissão docente, professor iniciante e cultura escolar, com o intuito de que novas pesquisas sejam sistematizadas. ABSTRACT: The teaching profession presents a field of study that can be reflective from the arrival of the teacher in the teaching institution. This beginner teacher in developing his activities in the context of Basic Education goes through the process of learning the school culture. Based on this contextualization, the work referent addresses the following research problem: How does the learning of school culture occur at the beginning of the teaching profession? As a result of this questioning, it is presented as a general objective to understand how the learning of the school culture occurs at the beginning of the teaching profession, the specific objectives being to describe the school culture, characterize the beginning of the teaching profession in the context of the school culture and identify the aspects that facilitate and / or make it difficult to learn the school culture at the beginning of the teaching profession. The research is based on the theoretical reference about the teaching profession and the beginning teacher, taking as an example the participation of the ideas of Gonçalves (2000), Huberman (2000), France-Carvalho (2007) and Tardif (2008), already with regard to culture (1995), Julia (2001), Silva (2006), and Faria Filho (2007), among others. The methodological organization is supported by qualitative research, with an ethnomethodological approach of the case study type. The instruments of data production have in their composition the observation, questionnaire, interview and field diary. The locus of the research was 01 (one) public school of the state education network located in the municipality of Teresina-PI, with the participants being the beginner teacher, the director and the pedagogical coordinator. In order to understand the findings of the investigation, ideas concerning both the content analysis through a category explicitly mentioned by Bardin (1977) and the Hermeneutic-Dialectic discussed by Gadamer (1987), Habermas (1987) and Minayo (1998) were used. The main results show that the insertion of the beginning teacher in the school took place due to its relevant formation in the graduation, contributing to be approved in the selection process. They also indicate that the beginning teacher learns the school culture in the soliloquy, a learning through the daily experiences. In addition, even in the face of challenging aspects during pedagogical action, but due to a technical rationality related to the content domain, the beginning teacher is able to develop a versatility in managing situations during the teaching and learning process. The analysis also points out that although there are institutional difficulties, but due to a favorable organizational climate and social intelligence, the beginning teacher is able to remain motivated to develop his professional career as a teacher. In this sense, the study contributes with relevant knowledge through an updated theoretical reflection in favor of a social devolution, thus promoting fruitful and new ideas concerning the teaching profession, beginner teacher and school culture, with the intention that new research be systematized.