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AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Codó, período 2010-2016

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dc.contributor.author PAIVA, Francisco da Silva
dc.date.accessioned 2019-03-25T16:45:44Z
dc.date.available 2019-03-25T16:45:44Z
dc.date.issued 2019-03-25
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1706
dc.description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Jaíra Maria Alcobaça Gomes. Examinadora interna: Prof.ª Dr.ª Maria do Rosário de Fátima e Silva. Examinador externo: Prof. Dr. Álvaro Itaúna Schalcher Pereira (IFMA). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esta pesquisa avaliativa teve como objeto de estudo o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Trata-se de uma investigação do tipo processual com foco na implementação dessa política no Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, localizado na cidade de Codó. Historicamente a formação de professores tem se revelado um desafio no âmbito das políticas educacionais e por isso várias iniciativas foram construídas visando superar essa problemática. Essas iniciativas possuem como característica marcante a ausência de continuidade. A avaliação de uma política em geral aponta para duas direções, a saber: a melhoria da política avaliada e a produção de conhecimento acadêmico. Não há demérito para os pesquisadores que focam em um ou outro enfoque, pois ambos são importantes tanto do pondo de vista acadêmico, como também do ponto de vista social. Para este trabalho foram escolhidos os indicadores de eficiência, eficácia e efetividade. Os dados da pesquisa foram elaborados através de fontes primarias e fontes secundárias, o que engloba um amplo repertório de documentos, leis, entrevistas com gestores, estudantes e professores, atas e dados de matrícula. A pesquisa foi conduzida a partir de uma abordagem qualitativa. Essa abordagem foi escolhida em virtude das demandas requeridas pela avaliação proposta, ou seja, o desafio de compreender o objeto desta pesquisa em suas múltiplas dimensões e especialmente a perspectiva dos sujeitos envolvidos na execução da referida política. Ao final da pesquisa foi possível constatar que a implementação do PARFOR é uma iniciativa importante, mas que precisa ser corrigida em muitos aspectos. Os dados levantados nas entrevistas com alunos, gestores e professores demonstram um amplo conjunto de elementos que precisam ser objetos de redefinições. Dentre os pontos mais críticos é possível citar: a infraestrutura laboratorial, a organização dos Planos de Cursos e o formato dos horários para oferta das aulas. Esses três últimos pontos são limitadores da qualidade formativa do PARFOR, dessa forma, é necessária uma ação urgente para melhorar os aspectos descritos como obstáculos e assegurar mais qualidade na formação desenvolvida no âmbito do programa. ABSTRACT: This evaluative research had as object of study the National Plan of Training of Teachers of Basic Education (PARFOR). This is a process-oriented investigation focused on the implementation of this policy in the Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão, located in the city of Codó. Historically the training of teachers has proved to be a challenge in the scope of educational policies and therefore several initiatives have been built to overcome this problem. These initiatives are characterized by a lack of continuity. The evaluation of a policy in general points to two directions, namely: the improvement of the evaluated policy and the production of academic knowledge. There is no demerit for researchers who focus on one or another approach, since both are important both from the academic standpoint as well as from the social point of view. For this work, the indicators of efficiency, effectiveness and effectiveness were chosen. The research data were elaborated through primary sources and secondary sources, which encompasses a broad repertoire of documents, laws, interviews with managers, students and teachers, minutes and registration data. The research was conducted from a qualitative approach. This approach was chosen because of the demands required by the proposed evaluation, that is, the challenge of understanding the object of this research in its multiple dimensions and especially the perspective of the subjects involved in the implementation of said policy. At the end of the research it was possible to verify that the implementation of PARFOR is an important initiative, but it needs to be corrected in many ways. The data collected in the interviews with students, managers and teachers demonstrate a wide range of elements that need to be redefined. Among the most critical points, it is possible to mention: the laboratory infrastructure, the organization of the Course Plans and the timetable format to offer the classes. These last three points are limiting the quality of PARFOR, so urgent action is needed to improve the aspects described as obstacles and to ensure more quality in the training developed under the program. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject PARFOR pt_BR
dc.subject Política Pública pt_BR
dc.subject Evaluation pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Formation pt_BR
dc.subject Public policy pt_BR
dc.title AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Codó, período 2010-2016 pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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