Abstract:
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo um estudo bem detalhado dos conteúdos da lógica proposicional e argumentativa que possam ser aplicados em assuntos do ensino médio, além de desenvolver nos alunos a capacidade de raciocínio lógico analógico ou argumentativo, definido o resultado através de argumentos que possam ser dedutivos ou indutivos. Propõe-se a utilização dos conteúdos da lógica como estratégias de ensino aprendizagem voltada ao ensino médio, aplicada em especial aos alunos do 1º e 2º ano do ensino médio e aos alunos do 1º período dos campi da Universidade Estadual do Maranhão (Centro de Estudos Superiores de Caxias e Centro de Estudos Superiores de Coelho Neto): Nas turmas de Ensino Médio foi trabalhado como um conteúdo que possa ser acrescentado aos assuntos do ensino básico, tais como teoria de conjunto, funções, geometria e sequência. Nas turmas de 1º período mostramos na disciplina a importância de ser trabalhado o conteúdo da lógica e houve a aplicação dos jogos, causando no aluno a tomada de decisões em situações diversas. Inicialmente será feito um breve histórico, onde conhecemos o surgimento e desenvolvimento do estudo da lógica até os dias atuais, nos capítulos posteriores trabalhamos a lógica proposicional nos conectivos, circuitos lógico, lógica argumentativa e jogos interativos dando ênfase as regras de inferências, equivalências lógicas e desenvolvimento do argumento cognitivo. ABSTRACT: This work aims at a well-worked study of the contents of propositional and argumentative logic that can be applied in subjects of high school, in order to develop in students the capacity of logical or argumentative reasoning, defined the result through arguments that may be deductive or inductive. It is proposed to use the contents of the logic as learning strategies for secondary education, applied in particular to students of the 1st and 2nd year of high school and to the students of the first period of the Campus of Universidade Estadual do Maranhão (Centro de Estudos Superiores de Caxias and Centro de Estudos
Superiores de Coelho Neto): In the high school classes was worked as a content that can be added to the subjects of basic education, such as theory of set, functions, geometry and sequence. In the classes of first period we showed in the discipline the importance of being work+ed the content of logic and there was the application of the games, causing in the student the decision making in difierent situations. Initially a brief history will be made, where we know the emergence and development of the study of logic to the present day, in the later chapters we work the propositional logic in the connective, logical circuits, logic and development of the Cognitive argument.