Abstract:
RESUMO: A presente Tese trata do padrão de governança que vem orientando o Programa Lagoas do Norte (PLN) em desenvolvimento desde 2008 em Teresina-PI. Nela se buscou responder em que medida a condução desta intervenção está incorporando os interesses locais. A hipótese que norteou a pesquisa foi a de que a gestão do PLN se orienta por um padrão de governança que centraliza as principais decisões no diálogo entre representantes do governo, consultores e técnicos do Banco Mundial (BIRD), sendo a participação da população entendida como base auxiliar de informação para diagnósticos técnicos, controle das obras e legitimadora da intervenção. Esse padrão de governança vem dificultando a incorporação de demandas e proposições locais, suscitando conflitos e impasses no curso da implementação. A pesquisa foi fundamentada em aportes teóricos e empíricos que entendem a produção do espaço urbano e a governança urbana como expressões das relações de poder entre agentes diversos, mediados por estratégias, coalizões e conflitos. Para tal, centrou-se numa abordagem qualitativa, envolvendo estudos historiográficos, geográficos e sociológicos sobre Teresina, documentos oficiais da Prefeitura, do BIRD sobre o PLN e outros registros produzidos pelas lideranças e organizações locais em face da referida intervenção. Além do uso de entrevistas semiestruturadas com diversos sujeitos envolvidos na intervenção (gestores, técnicos, consultores, lideranças locais), foram realizadas também observações em audiências públicas e reuniões que discutiam a remoção involuntária prevista no programa. A análise converge para a descoberta de que o padrão técnico-gerencial que preside a intervenção prioriza procedimentos técnicos numa relação entre a Prefeitura e a agência de fomento, implicando na incorporação seletiva e pontual das demandas locais. O discurso técnico que vem justificando as decisões tomadas pelos gestores e a busca de um envolvimento colaborativo da população para otimizar os resultados, não o isenta de questionamentos, sobretudo de moradores que organizados resistem à ações de remoção involuntária e passam a exigir alteração no desenho do referido programa. Os conflitos entre a Prefeitura e a organização de moradores vem implicando em impasses que se, de um lado, atrapalham o desempenho do PLN; do outro, constroem espaços de debates e alternativas para responder aos problemas locais. ABSTRACT: The present thesis deals with the governance standard that has been guiding the Lagoas do Norte (PLN) Program in development since 2008 in Teresina-PI. It sought to answer to what extent the conduct of this intervention is incorporating local interests. The hypothesis that guided the research was that the management of the PLN is guided by a pattern of governance that centralizes the main decisions in the dialogue between government representatives, consultants and technicians of the World Bank (IBRD). auxiliary base of information for technical diagnoses, control of the works and legitimating the intervention. This pattern of governance has made it difficult to incorporate local demands and propositions, provoking conflicts and impasses in the course of implementation. The research was based on theoretical and empirical contributions that understand the production of urban space and urban governance as expressions of power relations between different agents, mediated by strategies, coalitions and conflicts. For this, it focused on a qualitative approach, involving historiographical, geographic and sociological studies about Teresina, official documents of the City Hall, the IBRD about the PLN and other records produced by local leaders and organizations in face of this intervention. In addition to the use of semi-structured interviews with several subjects involved in the intervention (managers, technicians, consultants, local leaders), observations were also made at public hearings and meetings that discussed the involuntary removal provided for in the program. The analysis converges to the discovery that the technical-managerial standard that presides the intervention prioritizes technical procedures in a relationship between the city hall and the development agency, implying the selective and punctual incorporation of the local demands. The technical discourse that has been justifying the decisions taken by managers and the search for a collaborative involvement of the population to optimize the results, does not exempt them from questioning, especially from residents who, organized, resist involuntary removal actions and require a change in the program. Conflicts between the city hall and the organization of residents have impelled impasses that, on the one hand, hinder the performance of the PLN; on the other, they construct spaces for debates and alternatives to respond to local problems. RESUMEN: La presente tesis se refiere al patrón de gobernanza que viene orientando el Programa Lagoas del Norte (PLN) en desarrollo desde 2008 en Teresina-PI. En ella se buscó responder en qué medida la conducción de esta intervención está incorporando los intereses locales. La hipótesis que orientó la investigación fue que la gestión del PLN se orienta por un patrón de gobernanza que centraliza las principales decisiones en el diálogo entre representantes del gobierno, consultores y técnicos del Banco Mundial (BIRD), siendo la participación de la población entendida como base auxiliar de información para diagnósticos técnicos, control de las obras y legitimadora de la intervención. Este patrón de gobernanza viene dificultando la incorporación de demandas y proposiciones locales, suscitando conflictos e impasses en el curso de la implementación. La investigación fue fundamentada en aportes teóricos y empíricos que entienden la producción del espacio urbano y la gobernanza urbana como expresiones de las relaciones de poder entre agentes diversos, mediados por estrategias, coaliciones y conflictos. Para ello, se centró en un abordaje cualitativo, involucrando estudios historiográficos, geográficos y sociológicos sobre Teresina, documentos oficiales del Ayuntamiento, del BIRF sobre el PLN y otros registros producidos por los líderes y organizaciones locales frente a dicha intervención. Además del uso de entrevistas semiestructuradas con diversos sujetos involucrados en la intervención (gestores, técnicos, consultores, líderes locales), se realizaron también observaciones en audiencias públicas y reuniones que discutían la remoción involuntaria prevista en el programa. El análisis converge para el descubrimiento de que el patrón técnico-gerencial que preside la intervención prioriza procedimientos técnicos en una relación entre el ayuntamiento y la agencia de fomento, implicando en la incorporación selectiva y puntual de las demandas locales. El discurso técnico que viene justificando las decisiones tomadas por los gestores y la búsqueda de una participación colaborativa de la población para optimizar los resultados, no lo exenta de cuestionamientos, sobre todo de moradores que organizados resisten a las acciones de remoción involuntaria y pasan a exigir alteración en el diseño del producto dicho programa. Los conflictos entre el ayuntamiento y la organización de moradores vienen implicando en impasses que si, por un lado, entorpecen el desempeño del PLN; del otro, construyen espacios de debates y alternativas para responder a los problemas locales.