Abstract:
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo geral apresentar e discutir uma proposta didática que explore o uso do teodolito caseiro no ensino da Trigonometria, especialmente no Ensino Médio, buscando evidenciar uma forma de abordar o assunto. Os objetivos específicos são: elaborar uma sequência didática com atividades de construção e utilização do teodolito para o ensino de medida de alturas, desenvolver a sequência didática em uma sala de aula e por fim aplicar um instrumento de avaliação diagnostica para a obtenção dos resultados. O desenvolvimento deste trabalho teve como base as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), onde se buscou orientações que norteassem o ensino da Matemática. ABSTRACT: The present work has for general objective to present and a didactic proposal that explores the use of the home-made teodolito in the teaching of the Trigonometry to discuss, especially in the Medium Teaching, looking for to evidence a form of approaching the subject. The specific objectives are: to elaborate a didactic sequence with construction activities and use of the teodolito for the teaching of measure of heights, to develop the didactic sequence in a classroom and nally to apply an instrument of evaluation diagnostica for the obtaining of the results. The development of this work had as base the Orientações Curriculares for the Medium (OCEM) Teaching, where it was looked for orientations to orientate the teaching of the Mathematics.