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RESUMO: Esta Dissertação de Mestrado tem como objetivo investigar o conceito de experiência em John Dewey, sobretudo, as contribuições que este filósofo apresenta para uma epistemologia naturalizada. É a partir da noção de experiência no pragmatismo deweyano, enquanto uma atividade de cunho evolucionista, no qual organismos fisiológicos, seja o homem, sejam os animais inferiores, empenham-se em adaptações ao ambiente para manter o processo da vida, que se busca compreender o significado de uma epistemologia naturalizada no pensamento de Dewey. Considerando esta perspectiva naturalista adotada por Dewey, discutiremos a relação de continuidade e não separação entre filosofia e ciência, tendo em vista que o próprio autor discute em sua obra Experiência e Natureza (1980) que a filosofia não está separada da experiência. Esta concepção sustenta que a inteligência humana vai encontrando as melhores soluções necessárias ao processo de adaptação e readaptação ao meio que vive, sendo assim, o conhecimento para o filósofo norteamericano parte do processo experiencial, tendo na experiência o principal sustentáculo. Sabe-se que para Dewey não faz sentido falar de uma experiência transcendental; ao contrário, sua vertente naturalista descreve o cérebro e o sistema nervoso enquanto órgãos de ação e padecimento; agem sobre o meio e sofrem ações externas. Com base neste quadro de referência, busca-se conhecer e caracterizar a concepção de conhecimento sustentada por Dewey. A partir desta descrição naturalista, se quer investigar o conceito de ― experiência‖ enquanto categoria básica da obra de Dewey do livro Experience and Nature [Experiência e Natureza] (1925). Considerando na acepção de Dewey o caráter temporal das coisas experienciadas, segundo o qual não se concebe noções como a ― transcendência‖ do conhecimento, a investigação se concentrará no estudo do conceito de experiência e das características de uma epistemologia naturalista. Esta pesquisa também será norteada pela caracterização que Dewey faz em relação ao pragmatismo, identificando sua especificidade ligada à noção de experiência e o naturalismo. ABSTRACT: This dissertation aims to investigate the concept of experience in John Dewey, especially the contributions that this philosopher presents to a naturalized epistemology. It is from the notion of experience in Deweyan pragmatism, while an activity of an evolutionary nature, in which physiological organisms, be it man, are the inferior animals, engage in adaptations to the environment to maintain the process of life, which seeks to understand the meaning of a naturalized epistemology in Dewey's thought. Considering this naturalist perspective adopted by Dewey, we will discuss the relation of continuity and non-separation between philosophy and science, since the author himself discusses in his work Experience and Nature (1980) that philosophy is not separated from experience. This conception maintains that human intelligence is finding the best solutions necessary to the process of adaptation and readaptation to the environment it lives in. Thus, knowledge for the North American philosopher is part of the experiential process, having in the
experience the main support. It is known that for Dewey it does not make sense to
speak of a transcendental experience; on the contrary, its naturalistic aspect
describes the brain and the nervous system as organs of action and suffering; act on the medium and suffer external actions. Based on this frame of reference, we seek to know and characterize the conception of knowledge supported by Dewey. From this naturalistic description we want to investigate the concept of "experience" as the basic category of Dewey's work in Experience and Nature (1925). Considering in Dewey's sense the temporal character of things experienced, according to which no notions are conceived as the "transcendence" of knowledge, research will concentrate on the study of the concept of experience and the characteristics of a naturalistic epistemology. This research will also be guided by Dewey's characterization of pragmatism, identifying its specificity linked to the notion of experience and naturalism. |
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