Abstract:
RESUMO: No presente trabalho partimos do seguinte problema de pesquisa: em que medida a produção de um Manual de Orientações para utilização do Jornal Escolar como recurso metodológico no Ensino de Física contribui para a prática da leitura e escrita no contexto dessa disciplina? Partimos do pressuposto de que o uso do Jornal Escolar como recurso metodológico promove diálogo entre conteúdos da Física e o dia-a-dia dos alunos, valorizando habilidades, como a leitura e a escrita, e ainda tornando a aprendizagem mais interativa e participativa. Delineamos como objetivo geral produzir um Manual de Orientações para utilização do Jornal Escolar como recurso metodológico no Ensino de Física. Como objetivos específicos, destacamos: 1) Articular conteúdos da Física aprendidos em sala de aula com situações práticas do cotidiano, 2) Promover a leitura e escrita em sala de aula em torno de temas ligados à Física; 3) Proporcionar um ambiente de aprendizagem colaborativo, que valorize o trabalho em equipe e a pesquisa como instrumentos de fortalecimento da aprendizagem; 4) Socializar conhecimentos da Física apropriados em sala de aula com a comunidade escolar, articulando formação e informação no contexto do Jornal Escolar. A iniciativa para a construção de um Manual de Orientações partiu da necessidade de estimular a produção escrita, a leitura e a difusão de conhecimento no contexto do ensino e aprendizagem da disciplina de Física, no Ensino Médio. Dessa forma, a construção do Manual originou-se da experiência prática vivenciada com uma turma de alunos do segundo ano do curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí campus Cocal, como parte integrante de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) polo UFPI. Nesta experiência, utilizamos o Jornal Escolar aplicando-o ao conteúdo de Calorimetria. O jornal impresso, intitulado Telescópio, foi resultado do trabalho de pesquisa e redação dos alunos sob mediação do professor, acerca dos conteúdos da unidade trabalhada, composto de textos informativos que, segundo o olhar dos alunos, abordaram interfaces entre a teoria e suas vivências cotidianas. Epistemologicamente, o estudo apoiou-se no conceito de mediação, enunciado por Vygotsky (1998). No que concerne ao percurso metodológico, nossa opção pela abordagem qualitativa considerou a natureza social associada ao objeto de estudo. Assim, fizemos uso da pesquisa-ação, por ser esta um tipo de pesquisa social, que é pensada e executada em associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo, em que os pesquisadores e os sujeitos se envolvem do modo cooperativo, em torno de objetivos comuns. O método utilizado – Quase-experimental de Série Temporal (CAMPBEL, 1979) – possibilitou que o objeto de estudo fosse submetidos a 02 (duas) sequencias de observações, intermediadas pela intervenção didática com o Jornal Escolar. Como resultados, verificamos que utilização do jornal no ensino de Física promoveu diálogo entre os conteúdos de calorimetria e o dia-a-dia dos sujeitos, proporcionando leitura e a escrita em sala de aula, o que evidenciou a ocorrência de uma aprendizagem mais interativa e participativa. ABSTRACT: In this paper we start from the following research problem: in what measure the production of a Guideline Manual for use of a School Newspaper as a methodological resource in Physics teaching can contribute to the practice of reading and writing in the context of the subject? We assume that the use of the School Newspaper as a methodological resource promotes dialogue between the Physics contents and the daily life of the students, valuing abilities like reading and writing, making the learning process more interactive and engaging. We established as a general goal to produce a Guideline Manual to use of the School Newspaper as a methodological resource in Physics teaching. As specific goals, we highlight: 1) Articulate Physics contents learned in classroom with practical daily life situations, 2) promote reading and writing on classroom concerning Physics-related themes, 3) Provide a collaborative learning environment that values teamwork and research as a strengthening-learning device; 4) share Physics knowledge learned on classroom in Physics-related themes with the school community, articulating formation and information through the School Newspaper. The initiative to the setup of a Guideline Manual came from the need to stimulate writing production, reading and the spreading of knowledge in the context of the teaching and learning of Physics in High School. Therefore, the setup of the manual arose from the practical experience with a Second-Grade classroom at the Integrated High School Management course at the Federal Institute of Education, Science and Technology in Cocal, Piauí, as an integrating part of a research developed on the range of the National Professional Masters Degree in Physics Teaching, UFPI pole. In this experience, we used the School Newspaper applying the knowledge about calorimetry. The printed newspaper, titled Telescope, was the result of the research and writing work of the students under the mediation of the teacher concerning the subjects taught in that specific unit, made up of informative texts that, according to the students, approached the interfaces between theory and their daily practices. From an epistemological viewpoint, the paper is supported by the concept of mediation as stated by Vygotsky. Regarding the methodological path, our option of the qualitative approach took into account the social nature associated to the subject matter. Thus we made use of the action-research, since this is a kind of social research which is thought and executed in association with an action or with the solving of a collective problem, in which the researchers and the subjects of the study are involved in a cooperative fashion around common goals. The method used—Quasi-Experimental Temporal Series (CAMPBELL, 1979)—made possible for the subject matter to undergo two observational sequences intermediated by the didactic intervention with the school newspaper. As for the results we verified that the use of the newspaper promoted dialogue between the contents of calorimetry and the daily life of the subjects, providing reading and writing in the context of the classroom, what highlighted the occurrence of a more interactive and participative learning.