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RESUMO: O início da docência é uma fase marcada por dilemas e tensões, mas ao mesmo tempo por descobertas e aprendizagens, sendo uma etapa importante na consolidação da carreira profissional docente de professores iniciantes. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência proposto pela Capes para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para da educação Básica, tem por finalidade apoiar a iniciação à docência de estudantes de licenciatura e contribuir para a elevação do padrão de qualidade da educação pela articulação entre teoria e prática nas universidades e escolas. Nesse contexto, o presente trabalho partiu da seguinte questão problema: Como o professor iniciante, egresso do PIBID, desenvolve seu fazer profissional no contexto escolar? O objetivo geral é compreender como o professor iniciante, egresso do PIBID, desenvolve seu fazer profissional no contexto escolar. O aporte teórico da pesquisa está estruturado sob a luz das concepções de Tardif (2014), Nono (2011), Huberman (2007), Gonçalves (2007), Sacristán (1999), Garcia (1999), Cavaco (1993), Feiman (1988), que abordam sobre o inicio da docência e a construção da carreira docente. Acerca do PIBID, utilizamos Gatti e André (2014), França-Carvalho (2013), Lima (2007), além das legislações como Lei nº 12.796/2013 e o Decreto nº 7.219/2010. No que tange o fazer profissional do professor iniciante dialogamos com Sacristán (1999), Veiga (1994). O panorama metodológico da pesquisa tem como aportes as concepções de Gil (2010), Moreira e Caleffe (2008). A pesquisa é de natureza qualitativa, tipo estudo de caso, com abordagem etnometodológica (COULON, 1995). O lócus da pesquisa foi o Centro de Ensino Integrado Jacira de Oliveira e Silva. Os participantes da pesquisa foram o professor iniciante, egresso do PIBID, o coordenador pedagógico e o diretor geral. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas e observação aplicado aos participantes. Os dados foram organizados, categorizados e analisados com base na análise de conteúdo proposto por Bardin (1977) e interpretados através do método hermenêutico-interpretativo proposto por Minayo (2006). Os resultados apontam para um Programa que contribui na inserção profissional e na prática pedagógica do professor iniciante ao tempo que permite uma reelaboração da formação inicial de docentes articulando teoria e prática, de forma significativa permitindo que, os egressos tenham mais facilidade de desenvolver sua prática docente, em razão das experiências inovadoras promovidas pelo PIBID. As discussões propostas no presente estudo ampliam a compreensão sobre as contribuições de Programas de iniciação à docência como o PIBID que, ajudam a melhorar a qualidade das ações voltadas para a formação inicial de futuros professores em início de carreira e contribui para a melhoria do ensino nas escolas da Educação Básica. ABSTRACT: The beginning of teaching is a phase marked by dilemmas and tensions, but at the same time by discoveries and learnings, being an important step in the consolidation of the professional career of beginner teachers. The Institutional Scholarship Initiative Program (Programs Institucional de Bolsa de Iniciação) proposed by Capes for the improvement and enhancement of teacher training for Basic Education, aims to support the teaching initiation of undergraduate students and contribute to raising the quality standard of education by the articulation between theory and practice in universities and schools. In this context, the present study started with the following problem: How does the beginning teacher, egress from the PIBID, develop his professional work in the school context? The general objective is to understand how the beginner teacher, egress from PIBID, develops his professional practice in the school context. The theoretical contribution of this research is structured under the light of the conceptions of Tardif (2014), Huberman (2007), Gonçalves (2007), Sacristán (1999), Garcia (1999), Cavaco (1993), Feiman 1988), which deal with the beginning of teaching and the construction of a teaching career. Concerning to PIBID, we use Gatti and André (2014), França-Carvalho (2013), Lima (2007), besides the legislations as Law no. 12,796 / 2013 and Decree nº 7.219 / 2010. Regarding the professional work of the beginner teacher, we discussed with Sacristán (1999), Veiga (1994). The methodological panorama of the research has as contributions the concepts of Gil (2010), Moreira and Caleffe (2008). The research has a qualitative nature, with a case study with an ethnomethodological approach (COULON, 1995). The locus of the research was the Jacira de Oliveira e Silva Integrated Education Center. The research participants were the beginning teachers graduated from PIBID, the pedagogical coordinator and the general director. For the data collection, were used interviews and observation applied to the participants. The data were organized, categorized and analyzed based on the analysis of content proposed by Bardin (1977) and interpreted through the hermeneutic-interpretative method proposed by Minayo (2006). The results point to a program that contributes to the professional insertion and pedagogical practice of the beginning teacher while allowing a re-elaboration of the initial formation of teachers articulating theory and practice, in a significant way allowing the graduates to have an easier way to develop their teaching practice , due to the innovative experiences promoted by PIBID. The discussions proposed in the present study expand the understanding of the contributions of Teacher Initiation Programs such as PIBID, which help to improve the quality of the actions aimed at the initial training of future teachers at the beginning of their careers and contributes to the improvement of teaching in schools of Basic Education. |
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