Abstract:
RESUMO: A aquisição e o uso de Enterprise Resource Planning (ERP) pelas organizações públicas ou privadas têm aumentado consideravelmente nos últimos anos. Tal expansão se deve pela busca das instituições por maior integração de seus processos, disponibilidade de dados e informações em tempo real, e modernização da entidade frente aos avanços tecnológicos. Em paralelo ao crescimento de sistemas ERP pelas organizações, é necessário um maior e melhor planejamento antes, durante e após a implantação do Sistema da Informação (SI) a fim de se alcançar qualidade e sucesso em seu uso. Contudo, estudos aplicados no setor público sobre o tema ainda são raros, ao contrário do que ocorre no setor privado, originando lacunas teóricas que demandam maior atenção. Esta pesquisa teve como objetivo a identificação de aspectos que facilitam e que dificultam a execução de Fatores Críticos de Sucesso (FCS) durante a implantação de um ERP acadêmico no setor público. Foram aplicadas entrevistas com indivíduos advindos tanto do viés técnico, quanto do viés de negócio do projeto objetivando avaliar a execução dos FCS apontados na literatura como fundamentais para o êxito em tais projetos. Após a realização das entrevistas que foram gravadas e, posteriormente, transcritas para serem categorizadas em aspectos que facilitaram e em aspectos que dificultaram a implantação dos módulos foi realizada a análise dos dados. Em paralelo à categorização foi feita a inserção dos mesmos dados no IRAMUTEQ que auxiliou o pesquisador deste estudo no tratamento dos dados através das análises que o software fornece. Foram utilizadas 2 análises, dentre as que o aplicativo oferece, sendo elas a Análise de Similitude e Nuvem de Palavras. Os resultados obtidos foram elencados no capítulo 4 deste trabalho e representaram o total de 29 aspectos que dificultaram e 15 aspectos que facilitaram a execução dos 10 Fatores Críticos de Sucesso estudados neste trabalho. Dentre os que dificultaram foram evidenciados a falta de planejamento, de processos de negócio e de infraestrutura adequada dentro da instituição, dentre outros. Dentre os que facilitaram pode-se citar a proatividade dos envolvidos, boa relação e articulação entre os envolvidos, experiências anteriores e proximidade física, dentre outros. ABSTRACT: The acquisition and use of Enterprise Resource Planning (ERP) by public or private organizations has increased considerably in recent years. Such expansion is due to the search of institutions for greater integration of their processes, availability of data and information in real time, and entity modernization against technological advances. In parallel with the growth of ERP systems by organizations, it is necessary a greater and better planning prior, during and after the Information System (SI) implantation in order to achieve quality and success in its use. However, studies applied in the public sector about the subject are still rare, different from what happens in the private sector, giving rise to theoretical gaps that demand greater attention. This research had as objective the identification of aspects that facilitate and that make difficult the execution of Critical Success Factors (FCS) during the implantation of an academic ERP in the public sector. Interviews were conducted with individuals coming from both the technical bias and the business bias of the project with the purpose of evaluating the execution of the FCS indicated in the literature as fundamental for the success in such projects. After performing the interviews that were recorded and later transcribed to be categorized in aspects that facilitated and in aspects that made it difficult to implantation of the modules, data analysis was performed. In parallel to the categorization was made the insertion of the same data in the IRAMUTEQ that helped the researcher of this study in the treatment of the data through the analyzes that the software provides. Two analyzes were used, among which the application offers, being them the Similitude Analysis and Word Cloud. The results obtained were listed in Chapter 4 of this study and represented a total of 29 aspects that made difficult and 15 aspects that facilitated the execution of the 10 Critical Success Factors studied in this work. Among those that made it difficult, they were evidenced a lack of planning, of business processes and of adequate infrastructure within the institution, among others. Among those who facilitated, we can cite the proactivity of those involved, a good relationship and articulation among those involved, previous experiences and physical proximity, among others.