Abstract:
RESUMO: As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Enfermagem contemplam o redirecionamento da educação em enfermagem com mudanças que estimulam o comprometimento dos discentes com o seu aprendizado e a construção de saberes que permita uma aproximação crítica com a realidade, em que o professor será um facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Para enfrentar tal desafio, as Instituições de Ensino Superior precisam incorporar nos seus Projetos Pedagógicos as orientações das Diretrizes Curriculares e adequar a matriz curricular dos cursos de enfermagem, diminuir o abismo entre a teoria e a prática, permitir a construção das competências e habilidades necessárias à prática de enfermagem, que devem ser estimuladas na formação do profissional com a utilização de estratégias de ensino inovadoras. Definiu-se como objetivos desse estudo: Descrever as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas no curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Piauí; Discutir as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas no curso de graduação em enfermagem quanto à sua adequação às diretrizes curriculares e Analisar as potencialidades e dificuldades na utilização das estratégias de ensino. Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa. O cenário foi curso de enfermagem da Universidade Federal do Piauí e os participantes da pesquisa foram 12 docentes do curso. Para produção de dados foi utilizado à técnica de entrevista com a aplicação de um roteiro semi-estruturado. Para análise dos dados foi utilizado a análise temática de acordo com Minayo, o que possibilitou a formação de três categorias: Estratégias utilizadas no Processo Ensino – Aprendizagem. O professor e as dificuldades enfrentadas na utilização das estratégias preconizadas pelas diretrizes e Iniciativas para a mudança: potencialidades. Os resultados, de acordo com as categorias elencadas acima apontaram a utilização de estratégias tradicionais pelos docentes, com destaque para exposição oral e seminário, no entanto os docentes também mencionaram uma aproximação com as estratégias ativas de ensino com destaque para a estratégia da problematização. Pontuaram as dificuldades enfrentadas para atender as diretrizes, como a sua formação realizada de maneira tradicional, a organização da matriz curricular do curso de forma disciplinar e a resistência a mudanças por parte dos alunos. Percebeu-se nos depoimentos a compreensão dos professores sobre a necessidade de mudança nas estratégias de ensino, assim como o desejo de superar as metodologias tradicionais com iniciativas como cursos de capacitação, estudos sobre a temática, a construção e o conhecimento do projeto pedagógico e das diretrizes e a mobilização para o desenvolvimento de estratégias de ensino aprendizagem ativas. Conclui-se que predominam a utilização de estratégias de ensino tradicionais no Curso de Enfermagem da UFPI, mas é presente o desejo de mudança dos docentes e o reconhecimento da importância das estratégias ativas para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem. É evidente ainda nos discursos o conhecimento dos docentes acerca das diretrizes curriculares, a aproximação com estratégias ativas e a mobilização dos docentes para sua efetivação. ABSTRACT: The National Curriculum Guidelines for Nursing Courses include redirection of nursing education with changes that stimulate the commitment of students with their learning and the construction of knowledge that allows a critical approach to reality, where the teacher is a facilitator of process of teaching and learning. To address this challenge, the higher education institutions need to incorporate in their pedagogical projects the guidelines of the Curriculum Guidelines and adapt the curriculum of nursing courses, to bridge the gap between theory and practice, allowing the construction of competencies and skills necessary for nursing practice to be stimulated professional training in the use of innovative teaching strategies. It defined the objectives of this study: To describe the teaching-learning strategies used in the undergraduate program in nursing at the Federal University of Piauí; Discuss teaching and learning strategies used in the undergraduate program in nursing for adequacy to curriculum guidelines and analyze the strengths and difficulties in the use of teaching strategies. It is a descriptive and exploratory research with a qualitative approach. The scenario was nursing course of the Federal University of Piauí and the participants were 12 teachers of the course. For production data was used the interview technique with the application of a semi-structured script. For data analysis was used thematic analysis according to Minayo, which enabled the formation of three categories: Strategies Used in the Process of Teaching - Learning. The teacher and the difficulties faced in using the strategies recommended by the guidelines and Initiatives for change: potentialities. The results, according to the above listed categories pointed to the use of traditional strategies by teachers, especially oral seminar and exhibition, however teachers also mentioned an approach with active teaching strategies with emphasis on the strategy of questioning. They scored the difficulties to meet the guidelines, like their formation performed in the traditional way, the organization of the curriculum of the disciplinary form course and resistance to change by the students. It was noticed in the interviews the understanding of teachers about the need for change in teaching strategies, as well as the desire to overcome the traditional methodologies with initiatives such as training courses, studies on the subject, construction and knowledge of the education program and guidelines and mobilization for the development of active learning teaching strategies. It concludes that predominate the use of traditional teaching strategies in nursing course of UFPI, but this is the desire for change of teachers and the recognition of the importance of active strategies to improve the teaching-learning process. It is still evident in the speeches the knowledge of teachers about the curriculum guidelines, the approach with active strategies and the mobilization of teachers for their enforcement. RESUMEN: Las Directrices Curriculares Nacionales para Enfermería Cursos incluyen la reorientación de la educación de enfermería con los cambios que estimulan el compromiso de los estudiantes con su aprendizaje y la construcción del conocimiento que permite una aproximación crítica a la realidad, donde el profesor es un facilitador de proceso de enseñanza-aprendizaje. Para hacer frente a este desafío, las instituciones de educación superior deben incorporar en sus proyectos pedagógicos las orientaciones de las Directrices Curriculares y adaptar el plan de estudios de los cursos de enfermería cerrar la brecha entre la teoría y la práctica, lo que permite la construcción de competencias y habilidades necesarias para la práctica de enfermería al ser estimulado la formación profesional en el uso de estrategias de enseñanza innovadoras. Definió los objetivos de este estudio: Describir las estrategias de enseñanza-aprendizaje utilizados en el programa universitario en enfermería de la Universidad Federal de Piauí; Discutir las estrategias de enseñanza y aprendizaje utilizados en el programa universitario en enfermería para la adecuación a las directrices del plan de estudios y analizar los puntos fuertes y las dificultades en el uso de estrategias de enseñanza. Se trata de una investigación descriptiva y exploratoria con abordaje cualitativo. El escenario fue el curso de enfermería de la Universidad Federal de Piauí y los participantes fueron 12 profesores del curso. Para las producción de datos se utilizó la técnica de entrevista con la aplicación de un guión semiestructurado. La análisis de datos se utilizó la análisis temático de acuerdo con Minayo, lo que permitió la formación de tres categorías: las estrategias utilizadas en la los procesos de enseñansa-apredizage. El maestro y las dificultades que enfrentan en el uso de las estrategias recomendadas por las directrices e Iniciativas para el cambio: potencialidades. Los resultados, de acuerdo a las categorías enumeradas anteriormente apuntaban a la utilización de las estrategias tradicionales de los profesores, especialmente seminario oral y la exposición, sin embargo, los maestros también mencionan un acercamiento con las estrategias de enseñanza activa, con énfasis en la estrategia de cuestionamiento. Mencionaron las dificultades para cumplir con las directrices, como su formación realizada en la forma tradicional la organización del plan de estudios del curso de forma disciplinaria y la resistencia al cambio por parte de los estudiantes. Se observó en el testimonios comprensión de los profesores acerca de la necesidad de cambio en las estrategias de enseñanza, así como el deseo de superar las metodologías tradicionales con iniciativas como cursos de formación, estudios sobre el tema, la construcción y el conocimiento del programa de educación y directrices y movilización para el desarrollo de estrategias de enseñanza aprendizaje activo. Concluya lo predomine el uso de estrategias de enseñanza tradicionales en curso de enfermería de UFPI, pero esta es la voluntad de cambio de los docentes y el reconocimiento de la importancia de las estrategias activas para mejorar el proceso de enseñanza-aprendizaje. Todavía es evidente en el discurso conocimiento de los maestros acerca de las directrices del plan de estudios, el enfoque con estrategias activas y la movilización de los maestros por su cumplimiento.