Abstract:
RESUMO: A literatura infantil brasileira contemporânea tem sentido as mudanças advindas da revolução eletrônica. Através da análise da obra Tecelina, de Gláucia de Souza e Cristina Biazzetto, nas versões impressa e hipermidiática, analisamos a intersecção entre a narrativa impressa e a hipermidiática, tendo em vista que o diálogo entre a narrativa infantil e juvenil brasileira contemporânea e a tecnologia nos suportes virtuais tem se tornado cada vez maior. A partir dessa análise, a pesquisa visa discutir as dimensões artísticas e computacionais presentes na narrativa hipertextual/hipermidiática para crianças e jovens, fundamentada nas concepções sobre a literatura infanto-juvenil e o leitor, na perspectiva de Jauss (1979), Aguiar (2001), Santaella (2004) e Zilberman (2005); no debate sobre a cibercultura, consoante Levy (1996, 1999); no diálogo entre a literatura e a tecnologia conforme Feba (2012), Penteado (2010), Cunha (2013), Hayles (2009), Chartier (1998, 2003), Carvalho (2011) e Xavier (2009). Por meio de pesquisa bibliográfica, com abordagem analítico qualitativa, a pesquisa apresenta um posicionamento em relação às contribuições dos aspectos artísticos, técnicos e computacionais em relação à ampliação da recepção dos leitores. A pesquisa considera que a nova geração de literatura infantil, produzida no meio digital possui forte inclinação a aderir aos avanços tecnológicos do ciberespaço e do meio digital. Dessa forma, entendemos mediante a análise de Tecelina, que o diálogo entre o impresso e o virtual é evidenciado, possibilitando considerar as contribuições das novas técnicas à recepção do leitor infantil contemporâneo. Observa-se, pois, que e as possibilidades do virtual são cada vez mais profícuas, e que o diálogo com os novos elementos do meio eletrônico têm sido cada vez mais utilizados, pois vem ampliando as possibilidades e riquezas dos dois formatos: o impresso e o virtual. Esses formatos possuem suas particularidades semióticas e diversas possibilidades, dessa forma cada um tem, a seu modo, contribuído para o crescimento e propagação da literatura, em especial, a infantil. ABSTRACT: Contemporary Brazilian children's literature has felt the changes coming from the electronic revolution. Through the analysis of the work Tecelina, by Gláucia de Souza and Cristina Biazzetto, in the printed and hypermedia versions, we analyze the intersection between printed and hypermedia narrative, considering that the dialogue between contemporary Brazilian children and youth narrative and technology in virtual media has become ever larger. From this analysis, the research aims at discussing the artistic and computational dimensions present in the hypertextual / hyper-mediatic narrative for children and young people, based on the conceptions about the children's literature and the reader, from Jauss (1979), Aguiar (2001) , Santaella (2004) and Zilberman (2005); in the debate on cyberculture, according to Levy (1996, 1999); in the dialogue between literature and technology according to Feba (2012), Penteado (2010), Cunha (2013), Hayles (2009), Chartier (1998, 2003), Carvalho (2011) and Xavier (2009) among other fundamental basilam research. Through a bibliographical research, with a qualitative analytical approach, the research presents a positive position in relation to the contributions of the artistic, technical and computational aspects in relation to the amplification of the reception of the readers; considering that the new generation of children's literature, produced in the digital medium that has a strong inclination to adhere to the technological advances of cyberspace and the digital environment. In this way, it can be perceived through the analysis of Tecelina, that the dialogue between the print and the virtual in this work is evidenced allowing to consider the contributions of the new techniques to the reception of the contemporary children's reader. It is observed, therefore, that the possibilities of the virtual are more and more profitable, and that the dialogue with the new electronic medium has been increasingly vivid, since it has been expanding the possibilities and riches of the two formats: print and virtual . Each of the formats has its semiotic peculiarities and more possibilities, in this way each one has in its own way, contributed to the growth and propagation of the literature, especially the infanto-juvenil.