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EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UFPI: implementação e resultados (2007-2016)

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dc.contributor.author BORGES, Dannielle Vieira de Sousa
dc.date.accessioned 2018-11-14T17:15:48Z
dc.date.available 2018-11-14T17:15:48Z
dc.date.issued 2018-11-14
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1564
dc.description Orientador: Prof. Dr. Vitor Eduardo Veras de Sandes Freitas. Co-orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Francinete Damasceno. Examinadora interna: Prof.ª Dr.ª Ana Beatriz Martins dos Santos Seraine. Examinadora interna: Prof.ª Dr.ª Lívia Fernanda Nery da Silva. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O objetivo deste trabalho é avaliar os resultados da política pública do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), implantado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em seus dez primeiros anos de implementação (2007-2016). Para tal, avaliaram-se os resultados da oferta de cursos de graduação na modalidade da Educação a Distância (EaD), na relação quantidade de ingressos versus quantidade de egressos, através do Índice de Eficiência (IE) dos cursos ofertados nos vestibulares de 2007 e de 2012, buscando-se, nesses índices, os fatores que contribuíram para o sucesso ou insucesso desses cursos. Pressupôs-se inicialmente que os resultados da oferta de ensino superior público na modalidade EaD é impactada por fatores contextuais presentes nos polos, tais como infraestrutura e gestão dos cursos. Para a coleta e análise dos dados foi realizado um mapeamento numérico das ofertas de vagas, matrículas e egressos. Todas essas informações no âmbito do estado do Piauí tiveram como base dados disponíveis na UFPI, mais especificamente no Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) e na Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). Utilizaram-se procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica e documental. De forma complementar, foram realizadas entrevistas com a direção geral do CEAD/UFPI, os coordenadores de cursos e de polos e estudantes egressos dos vestibulares pesquisados. Os achados desta pesquisa apontam para as seguintes conclusões: a EaD da UFPI consegue expandir e interiorizar a oferta de cursos de graduação no estado do Piauí e os motivos que conduzem aos Índices de Eficiência estão relacionados a um conjunto de fatores que não se limitam à infraestrutura do polo ou à gestão dos cursos e/ou dos polos, mas, principalmente, à motivação interna do estudante. Com isso, espera-se contribuir para possíveis ações de aprimoramento junto aos cursos e colaborar com pesquisas que tratem da avaliação da política pública da UAB no que se refere aos resultados por ela gerados. ABSTRACT: The objective of this work is to evaluate the public policy results of the Open University System of Brazil (UAB), implemented at the Federal University of Piaui (UFPI) in its first 10 years of implementation (2007-2016). To that end, the results of the offer of undergraduate courses in distance education (EaD), in relation to the number of admissions versus the number of graduates, were evaluated through the Efficiency Index (IE) of the courses offered in the 2007 and of 2012, looking for, in these indexes, the factors that contributed to the success or failure of these courses. It was initially assumed that the results of public higher education provision in the EAD modality are impacted by contextual factors present at the poles, such as infrastructure and course management. For the collection and analysis of the data, a numerical mapping of vacancies, enrollments and graduates was carried out. All of this information within the state of Piaui was based on data available at the UFPI, more specifically at the Center for Open and Distance Education (CEAD) and the Information Technology Superintendency (STI). Methodological procedures of bibliographical and documentary research were used. In a complementary manner, interviews were conducted with the general direction of the CEAD/UFPI, coordinators of courses and poles and students graduated from the vestibular researched. The findings of this research point to the following conclusions: the UFPI EAD can expand and internalize the offer of undergraduate courses in the state of Piauí and the reasons that lead to efficiency index (IE) are related to a set of factors that are not limited to the infrastructure of the pole or to the management of the courses and / or poles, but mainly to the internal motivation of the student. With this, it is hoped to contribute to possible improvement actions along the courses and to collaborate with researches that deal with the evaluation of public policy of the UAB with respect to the results generated by it. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Política Pública pt_BR
dc.subject Educação a distância pt_BR
dc.subject Universidade aberta do Brasil pt_BR
dc.subject Universidade Federal do Piauí pt_BR
dc.subject Public policy pt_BR
dc.subject Distance education pt_BR
dc.subject Open University of Brazil pt_BR
dc.subject Federal University of Piaui pt_BR
dc.title EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UFPI: implementação e resultados (2007-2016) pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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