Repositório Institucional da UFPI

AS RELAÇÕES DA QUALIDADE PERCEBIDA, DA SATISFAÇÃO E DA VANTAGEM COMPETITIVA NO DESEMPENHO INSTITUCIONAL: uma análise na Universidade Federal do Piauí

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author ALEXANDRE, Gisélia de Jesus Dias Pereira
dc.date.accessioned 2018-11-14T16:57:57Z
dc.date.available 2018-11-14T16:57:57Z
dc.date.issued 2018-11-14
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1562
dc.description Orientador: Prof. Dr. Alexandre Rabelo Neto. Examinador interno: Prof. Dr. João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento. Examinador interno: Prof. Dr. Samuel Pontes do Nascimento. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esta pesquisa buscou verificar as relações entre as variáveis qualidade percebida, satisfação, vantagem competitiva, tendo como suporte a Visão Baseada em Recursos e o desempenho institucional. Propôs-se um modelo englobando os construtos trabalhados. Utilizou-se uma abordagem quantitativa, através de uma pesquisa do tipo survey, por meio da técnica de amostragem não probabilística por conveniência, aplicada a 356 alunos dos cursos de graduação da Universidade Federal do Piauí, do Campos Ministro Petrônio Portella. Os questionários foram preenchidos pelos próprios alunos, por meio de entrevista pessoal direta (face a face), aplicados pela pesquisadora. Os dados foram analisados através de técnicas de análise de dados multivariadas, com auxílio do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) 22.0, por meio de análise fatorial exploratória e da modelagem de equações estruturais pelos mínimos quadrados parciais, com uso do software Smart PLS 3.0, baseadas em Partial LeastSquares (PLS). Os resultados obtidos indicam influencia positiva da qualidade percebida sobre a vantagem competitiva, a satisfação e o desempenho institucional. A satisfação influenciou positivamente a vantagem competitiva e está negativamente associada ao desempenho institucional. A vantagem competitiva influenciou positivamente no desempenho institucional, demonstrando, para esta pesquisa, ser o fator que mais influencia diretamente no desempenho. As contribuições do estudo, no que diz respeito ao campo teórico, estão em relacionar construtos que geralmente são pouco empregados de forma conjunta em análise associada ao desempenho institucional, principalmente se tratando de instituição de ensino superior pública federal. O conhecimento das relações dessas variáveis e suas implicações sobre o desempenho institucional também pode contribuir para a definição de estratégias por parte da gestão da universidade pesquisada. ABSTRACT: This research sought to verify the relationships between the variables perceived quality, satisfaction, and competitive advantage, based on the Resource Based View and the institutional performance. A model was proposed encompassing the constructed constructs. A quantitative approach was used, through a survey-type survey, using a non-probabilistic sampling technique for convenience, applied to 356 undergraduate students of the Federal University of Piauí, Campos Ministro Petrônio Portella. The questionnaires were completed by the students themselves, through a direct personal interview (face to face), applied by the researcher. Data were analyzed through multivariate data analysis techniques with the aid of Statistical Package for Social Sciences (SPSS) 22.0 software, through exploratory factorial analysis and modeling of structural equations by the partial squares, with use of Smart PLS 3.0 software, based on Partial Least Squares (PLS). The results obtained indicate positive influence of perceived quality of competitive advantage, satisfaction and institutional performance. Satisfaction positively influenced competitive advantage and is negatively associated with institutional performance. The competitive advantage influenced positively in institutional performance, demonstrating, for this research, being the factor that more influences directly in performance. The contributions of the study, as regards the theoretical field, are related to constructs that are generally larger employed in analyzing related to institutional performance, especially if it is a federal public higher education institution. Knowledge of the relationships of these variables and their implications on institutional performance can also contribute to the definition of strategies by the management of the university researched. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Desempenho institucional pt_BR
dc.subject Vantagem competitiva pt_BR
dc.subject Qualidade percebida pt_BR
dc.subject Satisfação pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Institutional performance pt_BR
dc.subject Competitive advantage pt_BR
dc.subject Quality perceived pt_BR
dc.subject Satisfaction pt_BR
dc.subject Higher education pt_BR
dc.title AS RELAÇÕES DA QUALIDADE PERCEBIDA, DA SATISFAÇÃO E DA VANTAGEM COMPETITIVA NO DESEMPENHO INSTITUCIONAL: uma análise na Universidade Federal do Piauí pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account