Abstract:
RESUMO: A educação durante as primeiras décadas do século XX era percebida como um instrumento de adequação social aos padrões de civilidade trazidos dos países europeus ao Brasil, algo que foi bastante defendido e difundido tanto por intelectuais quanto pelos governantes. Assim foi sendo percebida e desenvolvida na primeira metade do século diante das possibilidades políticas, econômicas e sociais. A educação foi construída como um mecanismo de poder do estado na formação de sujeitos desejados, voltando-se às mulheres e às crianças. Com isso o trabalho tem como objetivos: evidenciar as ações do poder público na construção de um sistema de ensino, evidenciando os discursos, os desejos e as práticas desenvolvidas para a constituição de um ensino que pudesse atender as projeções locais sobre a sociedade; analisar na formação da infância como uma fase destinada ao ensino, mostrando os discursos pedagógicos e as modificações curriculares escolar do ensino primário; compreender a formação das mulheres como sujeitos atuantes no processo de educação infantil através da normatização do ensino pela Escola Normal; e também analisar as infâncias através das ações das normalistas na educação infantil, para isso se utilizando das memórias. Para o desenvolvimento da pesquisa foram analisadas fontes oficiais: mensagens governamentais, relatórios de governo, programas de ensino, legislações vigentes sobre a educação, jornais locais, memórias e fontes bibliográficas. ABSTRACT: Education during the first decades of the twentieth century was perceived as an instrument of social adaptation to the standards of civility brought European countries to Brazil, something that was quite widespread and defended both by intellectuals as by governments. Thus it was perceived and developed in the first half of the century in the face of political, economic and social possibilities. Education was built as a mechanism of state power in the training of desired subjects, turning to women and children. With this work aims to: highlight the actions of the government in the construction of an educational system, evidencing the speeches, the desires and practices developed for the establishment of a school that could meet the local projections of the company; analyze in the formation of childhood as a phase aimed at teaching, showing pedagogical discourses and school curriculum modifications of primary education; understand the training of women as subjects in the process of early childhood education through the standardization of teaching by the Normal School; and also to analyze the childhoods through the actions of the normalists in the infantile education, for that if using of the memories. For the development of the research were analyzed official sources: government messages, government reports, educational programs, current legislation on education, local newspapers, memoirs and bibliographic sources.