Abstract:
RESUMO: Em meio às instabilidades e mudanças do jornal impresso diário, os cadernos de cultura – chamados de “segundos” cadernos, e aqui recorremos ao uso das aspas para ressaltar a incoerência dessa alcunha – passaram a ser vistos como chamariz para anunciantes, sofrendo fortes alterações, tanto gráficas quanto na formatação de suas equipes de profissionais, passando a unir jornalismo, entretenimento e serviço. É neste cenário que a presente dissertação procura investigar as tendências editoriais dos cadernos de cultura locais, Arte&Fest e Torquato, que circulam diariamente compondo os jornais Meio Norte e O Dia, respectivamente. A investigação ancora-se na corrente teórico-metodológica da Análise de Discursos, tendo como guia os conceitos trazidos por Pinto (1999), Verón (2004) e Bakhtin (2006). Além disso, vem do filósofo Foucault (2008) a noção de discurso como prática social, delimitada por regras e convenções sociais atravessadas pelo ideológico e por disputas de poder. A pesquisa põe em xeque a falta de consenso no que diz respeito a noção de cultura e o próprio uso do adjetivo “cultural” para designar apenas uma subdivisão de editorias dentro da organização do jornal. Os interesses comerciais das empresas de comunicação passam a afetar processos e práticas jornalísticas, causando uma disputa entre os discursos na cultura. A amostra analisada, composta por seis meses de edições dos maiores jornais impressos em circulação no Piauí (Meio Norte e O Dia) é recortada do ano de 2016. Ela nos aponta para uma disputa de vozes, marcadas nas estratégias enunciativas que podem ser encontradas na superfície dos textos. As análises denunciam ainda uma hibridização dos discursos jornalísticos, publicitários e institucionais, e apontam para uma consequente padronização dos cadernos de cultura no estado. ABSTRACT: In the middle of instabilities and changes of the daily printed newspaper, the cultural sections – called “second sections”, and here we make use of quotation marks to highlight the incoherence of this sobriquet – begin to be seen as a inveiglement for advertisers, undergoing strong modifications, both in graphics and in the configuration of its staff, joining journalism, entertainment and service. It is in this scenario that the present dissertation seeks to investigate the editorial trends of the cultural sections Arte&Fest and Torquato, which circulate daily as a part of the newspapers Meio Norte and O Dia, respectively. The investigation is anchored in the theoretical-methodological current of Speech Analysis, having as a guide the concepts brought by Pinto (1999), Verón (2004) and Bakhtin (2006). In addition, the notion of speech as a social practice, delimited by social rules and conventions crossed by ideology and power disputes, comes from the philosophers Foucault (2008) and Fairclough (1989). The research calls into question the lack of consensus when it comes to the notion of culture and even the very use of the adjective “cultural” to designate only one subdivision of editorial offices inside the organization of the newspaper. The commercial interest of media companies starts to affect journalistic processes and practices, causing a dispute between the speeches in culture. The analyzed sample, consisting of six months of editions of the biggest printed newspapers in circulation in Piauí (Meio Norte and O Dia) is cut from the year 2016. It points us to a dispute of voices, marked in the enunciative strategies that can be found in the surface of the texts. The analysis also reports a hybridization of journalistic, advertising and institutional speeches, and point to a consequent standardization of the cultural sections in the state.