Repositório Institucional da UFPI

“UM GRUPO DE PESSOAS QUE NÃO SE AQUIETAVA”: Geração Antônio Noronha Filho e a emergência de uma nova sintaxe urbana em Teresina na década de 1970

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author BARBOSA, Carlos Lopes
dc.date.accessioned 2018-08-14T17:25:56Z
dc.date.available 2018-08-14T17:25:56Z
dc.date.issued 2018-08-14
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1546
dc.description Orientador: Prof. Dr. Edwar de Alencar Castelo Branco. Examinador interno: Prof. Dr. Fábio Leonardo Castelo Branco Brito. Examinador externo: Prof. Dr. José Adilson Filho (UEPB). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: No início da década de 1970, em um contexto de ditadura, a cidade de Teresina, capital do Estado do Piauí, assistiu à emersão, em torno dos mais diversos espaços de sociabilidades da cidade, de um grupo de jovens realizadores empenhados na construção de novos códigos comunicacionais no âmbito da arte e desta emergência resultou no surgimento da geração Antônio Noronha Filho. O presente trabalho, tomando este contexto como principal argumento empírico, se propõe a narrar a história das relações entre práticas espacializantes dos citados sujeitos, a arte experimental destas práticas e as condições históricas de existir do interior das quais a geração de jovens em estudo efetivamente emergiu. À luz de teóricos tais como Michel de Certeau, Marc Augé e Richard Sennett, entre outros, o trabalho toma as práticas espacializantes encetadas pelo fragmento juvenil teresinense em estudo como principal pretexto para contar a história de Teresina a partir da análise dos movimentos de corpos juvenis como parte de um processo que resultou na constituição de uma nova sintaxe urbana na capital piauiense. ABSTRACT: In the early 1970, in the context of a dictatorship, the city of Teresina, capital of the state of Piauí, witnessed the emergence of a group of young directors engaged in the construction of new communicational codes in the scope of art and of this emergency resulted in the emergence of the generation Antônio Noronha Filho. The present work, taking this context as the main empirical argument, proposes to narrate the history of the relations between spatializing practices of the mentioned subjects, the experimental art of these practices and the historical conditions of existence of the interior of which the generation of young people in study actually emerged . In the light of theoreticians such as Michel de Certeau, Marc Augé and Richard Sennett, among others, the work takes the spatializing practices initiated by the Teresian juvenile fragment under study as the main pretext for telling the story of Teresina from the analysis of the movements of bodies as part of a process that resulted in the constitution of a new urban syntax in the city. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História pt_BR
dc.subject Teresina pt_BR
dc.subject Práticas espacializantes pt_BR
dc.subject Arte experimental pt_BR
dc.subject Geração Antônio Noronha Filho pt_BR
dc.subject History pt_BR
dc.subject Spatialising practices pt_BR
dc.subject Experimental art pt_BR
dc.title “UM GRUPO DE PESSOAS QUE NÃO SE AQUIETAVA”: Geração Antônio Noronha Filho e a emergência de uma nova sintaxe urbana em Teresina na década de 1970 pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account