Abstract:
RESUMO: Um dos objetos desse estudo é identificar pinturas rupestres como representação de propulsores de dardos em sítios arqueológicos localizados no estado do Piauí, e em outros países das Américas do Sul e do Norte. Tal motivo é interpretado por alguns pesquisadores do Nordeste brasileiro como ornitomorfo, o que difere radicalmente da identificação feita nos demais países, baseada em dados etnográficos. Por meio da análise iconográfica das figuras, observou-se que tais motivos podem ser
identificados como instrumentos de caça, pois a tipologia apresentada da
representação de aves na arte rupestre em geral difere da utilizada nessa figura. O
registro recorrente e destacado desse instrumento evidencia a importância do
mesmo no cotidiano de grupos pré-históricos, que perdura junto a determinados
grupos indígenas contemporâneos, com um valor simbólico. Com essa pesquisa,
pretende-se ainda contribuir para a ampliação da discussão sobre o uso de registros
rupestres como indicativos cronológicos (o uso do propulsor antecede ao do arco e
flecha), bem como para a possível confiabilidade de tais inferências. O trabalho
deteve-se mais incisivamente em sítios arqueológicos dos municípios de Piripiri e de
Pedro II e do Parque Nacional de Sete Cidades, nos quais foram morfologicamente
identificados pelo menos 36 diferentes tipos de propulsores. Além da elevada
recorrência do motivo citado nos painéis pictóricos em apreço, a avaliação dos
aspectos estruturais desse instrumento de caça (esporão; adereço
central/peso/pedra mágica; apoio para a mão) evidenciou uma frequente estilização
em sua elaboração gráfica. ABSTRACT: One goal of this study is to identify cave paintings as representing spear-thrower at archaeological sites located in the state of Piauí (Brazil), and other countries of the South America and North America. This reason is interpreted by some researchers of the Brazilian Northeast as ornitomorfo, which differs radically from the identification made in other countries, based on ethnographic data. Through the analysis of iconographic figures, it was observed that such reasons can be identified as instruments for hunting, since the typology of the representation of birds in the cave art in general differed from that used in this figure. The applicant's record shows that instrument highlighted its importance in daily life of prehistoric groups, which persists
along certain contemporary indigenous groups, with a symbolic value. With this
research, we intend to further contribute to broaden the discussion on the use of rock
records as indicative chronological (using spear-thrower predates the bow and
arrow), as well as for the possible reliability of such inferences. The work stopped
more pointedly at archaeological sites the towns of Piripiri and Pedro II and Parque
Nacional de Sete Cidades, in which were morphologically identified at least 36
different types of thrusters. Besides the high recurrence of the reason mentioned in
the pictorial panels in question, the evaluation of the structural aspects of this
instrument hunting (spur, central prop / weight / bannerstone, hand rest) showed a
frequent styling in their graphic elaboration.