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EDUCAÇÃO PIAUIENSE NAS FONTES LITERÁRIAS: do professor leigo ao professor normalista (1910 a 1930)

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dc.contributor.author CARVALHO, Marta Susany Moura
dc.date.accessioned 2018-08-06T17:00:28Z
dc.date.available 2018-08-06T17:00:28Z
dc.date.issued 2018-08-06
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1516
dc.description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria do Amparo Borges Ferro. Examinador interno: Prof. Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti. Examinador externo: Prof.ª Dr.ª Alexandra Lima da Silva (UERJ). Examinador externo: Prof.ª Dr.ª Adriana Borges Ferro Moura (ICF). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A temática desta dissertação concentra-se em torno das práticas educativas dos professores leigos e normalistas do Estado do Piauí. O objetivo geral é analisar como os professores leigos e normalistas do Piauí desenvolviam suas práticas educativas, no período compreendido entre as décadas de 1910 a 1930, tomando a literatura como fonte de pesquisa. No que se refere à periodização, considera-se como recorte inicial o retorno do funcionamento da Escola Normal e a sua oficialização no ano de 1910, com a promulgação da Lei de n° 548 de 30 de março de 1910, no governo de Antonino Freire e como recorte final, a década de 1930, período de consolidação dos grupos escolares como uma nova organização do ensino primário no Estado. Este trabalho é de cunho historiográfico, e o seu corpus documental é composto por biografias e autobiografias. O estudo está embasado na orientação da Nova História Cultural, seguindo as orientações teóricas de autores como Burke (1992) e Le Goff (1990); além das teorias de memória de Félix (1998), Halbwachs (1990) e Souza (2000), por fim, buscou-se fundamentação teórica sobre as pesquisas envolvendo o campo da literatura, em autores como Dosse (2009), Lopes (2004), Lopes (2006), Souza (2012), Ferro (2010), Galvão e Lopes (2010), Queiroz (2015), entre outros. As obras literárias analisadas que serviram de fontes para essa pesquisa foram: autobiografias “Impressões e perspectivas (1980)”, de Luiz Mendes Ribeiro Gonçalves e “Trechos do meu caminho (1976)”, de Leônidas de Castro Mello; biografia do “Professor Felismino Freitas: educação como missão e vocação (2009)”, produzida pelos seus familiares Maria Leonilia de Freitas, Francisco Newton Freitas e Francisco Antonio Freitas de Freitas; biografia de Francisco Moura, intitulada “Fortuna crítica (2008)”, escrita por José Maria de A. Ramos; a biografia de “Miguel Guarani: mestre e violeiro (2005)”, escrita por seu filho, Francisco Miguel de Moura; biografia “O. G. Rêgo de Carvalho – Fortuna crítica (2007)”, elaborada por Kenard Kruel; biografia de “Nilo Campelo de Matos (A história de um homem de bem), (199-?)”, produzida por José Bezerra Anchieta; autobiografia “O menino quase perdido (2009)”, de Francisco Miguel de Moura; a entrevista transformada no livro “Conversas com M. Paulo Nunes (2012)”, organizada por Teresinha Queiroz. Para construção do trabalho foi utilizado ainda o sentido de categorização presente na metodologia de análise de conteúdo de Bardin (1994). Com esse estudo verificou-se que os professores leigos e normalistas foram figuras importantes na história do ensino primário piauiense. Percebeu-se ainda que os professores leigos exerciam sua prática com base na sua experiência, enquanto os professores normalistas utilizavam como referência os ensinamentos adquiridos na sua formação na Escola Normal. Os resultados deste trabalho vêm somar para o enriquecimento da historiografia educacional do Piauí e servir de fonte de pesquisa para outros autores que se dediquem ao estudo dessa mesma temática. ABSTRACT: The topic of this dissertation is centered on the educational practices of the lay and school teachers of the state of Piauí. The main goal is to analyze how the lay and school teachers of Piauí developed their educational practices in the period between the 1910s and 1930s, taking literature as a source of research. As regards the timeline, it is considered as an initial cutout the return to Escola Normal functioning and its officialisation in 1910, with the enactment of Law No. 548 of March 30th, 1910, under the government of Antonino Freire and as a final cutout, the 1930s, period of consolidation of school groups as a new organization of primary education in the state. This work is historiographical, and its documentary corpus is composed by biographies and autobiographies. The study is based on the orientation of the New Cultural History, following the theoretical orientations of authors like Burke (1992) and Le Goff (1990); in addition to the memory theories of Felix (1998), Halbwachs (1990) and Souza (2000), and finally, it was sought theoretical basis on research involving literature in such authors as Dosse (2009), Lopes (2004) , Lopes (2006), Souza (2012), Ferro (2010), Galvão and Lopes (2010), Queiroz (2015), among others. The literary works analyzed that served as sources for this research were: autobiographies "Impressions and Perspectives (1980)", by Luiz Mendes Ribeiro Gonçalves and "Excerpts from My Path (1976)", by Leônidas de Castro Mello; biography of "Professor Felismino Freitas: education as mission and vocation (2009)", produced by his relatives Maria Leonilia de Freitas, Francisco Newton Freitas and Francisco Antonio Freitas de Freitas; biography of Francisco Moura, entitled "Critical Fortune (2008)", written by José Maria de A. Ramos; the biography of "Miguel Guarani: master and violist (2005)", written by his son, Francisco Miguel de Moura; biography "O. G. Rêgo de Carvalho - Critical Fortune (2007)", elaborated by KenardKruel; biography of "Nilo Campelo de Matos (The Story of a Good Man), (199-?)", produced by José Bezerra Anchieta; autobiography "The almost lost boy (2009)”, of Francisco Miguel de Moura; the interview turned into the book "Conversations with M. Paulo Nunes (2012)”, by Teresinha Queiroz. In order to construct the work, it was also used the meaning of categorization present in the content analysis methodology of Bardin (1994). With this study it was verified that the Lay and school teachers were important keys in the history of the primary education piauiense. It was also noticed that the lay professors carried out their practice based on their experience, while the school teachers used as reference the lessons acquired in their formation in the Normal School. The results of this work add to the enrichment of the educational historiography of Piauí and serve as a source of research for other authors who dedicate themselves to the study of this same topic. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História da educação pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Normalistas pt_BR
dc.subject Professor leigo pt_BR
dc.subject History of education pt_BR
dc.subject Memory pt_BR
dc.subject Literature pt_BR
dc.subject Schoolteachers pt_BR
dc.subject Lay teacher pt_BR
dc.title EDUCAÇÃO PIAUIENSE NAS FONTES LITERÁRIAS: do professor leigo ao professor normalista (1910 a 1930) pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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