Abstract:
RESUMO: Esta tese apresenta resultado de estudo do curso de Doutorado em Educação desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, inserindo-se na linha de Pesquisa: Formação Docente e Prática Educativa. Tem como tema “Formação continuada de professores da educação infantil e suas relações com a reelaboração da prática docente”. Apresenta como objetivo geral analisar as relações da formação continuada de professoras da educação infantil com a prática docente. Tem como tese de pesquisa o seguinte pressuposto: A formação continuada, fundada nos princípios da reflexividade, da colaboração e do engajamento, contribui com a reelaboração da prática docente. Para seu desenvolvimento foram propostas como questões norteadoras: 1) Como os professores da educação infantil concebem a formação continuada? 2) Na perspectiva da formação continuada, como se formam os professores da educação infantil? 3) Quais as aproximações e/ou distanciamentos da formação continuada com as demandas da prática docente na educação infantil? 4) Quais as contribuições da formação continuada para a revisitação do ser professor na educação infantil? O desenvolvimento metodológico pautou-se na pesquisa narrativa com o apoio do método autobiográfico, alicerçada em autores como Nóvoa e Finger (2010), Josso (2010), Souza (2006), entre outros. O contributo de narrativas dos memoriais autobiográficos está baseado nos estudos de Passeggi (2014), Ferrarotti (2010), Brito (2007). Em relação aos grupos de discussão, tem como referência as pesquisas de Weller e Pfaff (2013), Bonsack e Weller (2013). Elege como sujeitos da pesquisa sete professoras de seis Centros Municipais de Educação Infantil da cidade de Teresina-PI, que se dispuseram a contribuir com o estudo. São todas professoras efetivas da rede municipal de ensino local e participam de formação continuada ofertada pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina. A partir das inquietações geradas pelas questões norteadoras, a tese ancorou-se, no plano teórico ao analisar a educação infantil, nas produções de Abramovay e Kramer (1987), Campos (1987), Didonet (2001), entre outros. No que se refere à formação continuada e à prática docente, as análises apoiam-se na pedagogia crítica, dialogando com Freire (2013), Nóvoa (1992), Giroux (1997), Mclaren (1991), Adorno (2011). Para análise de dados, o estudo privilegia a análise de conteúdo tendo como referência as contribuições de Bardin (1977) e Poirrier, Clapier-Valladon, Raybaut (1999). Em relação à formação continuada, o estudo constata que as professoras percebem o processo formativo como necessário para revisitação da prática docente. No tocante à formação continuada que vivenciam, compreendem que se baseia na racionalidade técnica, priorizando o saber fazer. Sobre as aproximações e/ou distanciamentos da formação continuada com as demandas da prática docente, os dados mostram que há necessidade de se organizar essa formação a partir da realidade das práticas docentes, de modo a contribuir com o desenvolvimento integral da criança. Em relação às contribuições da formação continuada para revisitação do ser professor, o estudo conclui que, se a formação for gerada das necessidades dos professores, tendo como princípios a reflexão crítica, a colaboração e o engajamento, propiciarão a reelaboração da prática docente. ABSTRACT: This thesis report presents the results of a study developed in the Post-Graduation Program in Education of the Federal University of Piauí, inserted in the line of Research: Teacher Training and Educational Practice. Its theme is "Continuing education of pre-school teachers and their relationship with the re-elaboration of teaching practice". It presents as general objective to analyze the relations of the continuous formation of teachers of the infantile education with the teaching practice. Its thesis is the following assumption: Continuing education, based on the principles of reflexivity, collaboration and engagement, contributes to the re-elaboration of teaching practice. For his development he proposes as guiding questions: 1) How do the teachers of early childhood education conceive of continuing education? 2) From the perspective of continuing education, how do the teachers of early childhood education? 3) What are the approximations and / or distancing of continuing education with the demands of teaching practice in early childhood education? 4) What are the contributions of continuing education for the revisitation of being a teacher in early childhood education? The methodological development is based on narrative research with the support of the autobiographical method, based on authors such as Nóvoa and Finger (2010), Josso (2010), Souza (2006), among others. The contribution of narratives from autobiographical memorials is based on the studies of Passeggi (2014), Ferrarotti (2010), Brito (2007). In relation to the discussion groups, it has as reference the researches of Weller and Pfaff (2013), Bonsack; Weller (2013). It elects as subjects of the research seven teachers of six Municipal Centers of Infantile Education of the city of Teresina-PI, that were willing to contribute with the study. They are all effective teachers of the municipal network of local education and participate in continuous training offered by the Municipal Education Department of Teresina. Based on the concerns generated by the guiding questions, the thesis was theoretically anchored in the analysis of early childhood education in the productins of Abramovay and Kramer (1987), Campos (1987), Didonet (2001) among others. As regards continuing education and teaching practice, the analyzes are based on critical pedagogy, dialoguing with Freire (2013), Nóvoa (1992), Giroux (1997), Mclaren (1991), Adorno (2011). For data analysis, the study privileges the content analysis and has as reference the contributions of Bardin (1977) and Poirrier, Clapier-Valladon, Raybaut (1999). In relation to continuing education, the study finds that the teachers perceive the formative process as necessary to revisit the teaching practice. With regard to the continuous formation that they experience, they understand that it is based on technical rationality, prioritizing know-how. The data show that there is a need to organize this training based on the reality of the teaching practices, in order to contribute to the integral development of the child on the approximations and / or distancing of the continuous formation with the demands of the teaching practice. With regard to the contributions of the continuous formation for the revisitation of being a teacher the study concludes that if training is generated from the needs of teachers, based on critical reflection, collaboration and engagement, it will be necessary to re-elaborate the teaching practice.