Abstract:
RESUMO: A compreensão de que os professores estão expostos no meio escolar a múltiplos desafios nos faz buscar respostas sobre o mal-estar docente. A investigação se faz pertinente na medida que busca colaborar no desenvolvimento de intervenções quanto à promoção de cuidado para com os professores. Objetivo: Analisar a situação de mal-estar docente em professores do ensino médio na cidade de Teresina, no estado do Piauí. Metodologia: Fora empregada a abordagem de método misto sequencial explanatório, uso de técnicas quantitativas como suporte à vertente qualitativa. Na quantitativa foram aplicados a Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho - EVENT e um questionário sociodemográfico e laboral em 316 professores. No segundo momento, o qualitativo, os participantes foram escalonados de acordo com suas pontuações, da escala já usada, isso feito para identificar os possíveis docentes com maiores indicativos de mal-estar docente (maiores pontuações) e os com menores indicativos (menores pontuações). De posse dessas pontuações, seguiu-se às entrevistas semiestruturadas com 16 professores. O perfil geral da amostra contou com 51,6% de professores da escola privada, com idade de 22 a 64 anos (Média=39,09 e Desvio Padrão=9,68), 60,1% do sexo masculino, 66,2% encontram-se casado/convivente e a maior concentração na atividade docente foi de 22,2% de 15 a 20 anos. Resultados: Os trabalhos realizados demonstram que apesar de grande parte dos docentes não apresentarem indicativos de vulnerabilidade ao estresse, existe um grupo considerável em estado de atenção. Sobre as situações desencadeantes do mal-estar docente, há a presença de fatores externos (carga horária laboral e as possíveis deficiências estruturais e organizacionais da escola pública), bem como os internos (modos de respostas às situações-problema). Achados que demonstram a pertinência e as possibilidades de uma abordagem mista pela interligação de informações sobre o mesmo objeto a partir de fontes complementares. Conclusão: Evidencia-se a necessidade de combate à naturalização de condições negativas ao serviço docente e o favorecimento de estratégias de enfrentamento focadas na resolutividade dos problemas. Dessa forma, este estudo demonstra que a realidade laboral dos professores ainda vivencia situações promotoras de adoecimento e mal-estar docente, mas é possível o reconhecimento de determinados mecanismos de enfrentamento e promoção da qualidade de vida desses profissionais. ABSTRACT: The comprehension that teachers are exposed in the school environment to multiple challenges makes us seek answers about the teacher discomfort. The research is pertinent in that it seeks to collaborate in the development of interventions for the promotion of care for teachers. Objective: To analyze the teacher malaise situation in high school teachers in Teresina city, in the state of Piaui. Methodology: It was used the explanatory sequential mixed method approach, use of quantitative techniques as support to the qualitative slope. The Occupational Stress Vulnerability Scale (EVENT in Portuguese) and a socio-demographic and labor questionnaire were applied to 316 teachers in the quantitative. In the second, qualitative, the participants were staggered according to their scores, from the scale already used. This was done to identify possible teachers with higher indicative of teacher malaise (higher scores) and those with lower indicative ones (lower scores). With these scores, we followed the semi-structured interviews with 16 teachers. The general profile of the sample counted on 51.6% of teachers from private school, aged 22-64 years (Average = 39.09 and Standard deviation = 9.68), 60.1% are male, 66.2% are married / living together and the highest concentration in teaching activity was 22.2% from 15 to 20 years. Results: The studies show that although many teachers do not present indicatives of vulnerability to stress, there is a considerable group on alert. Regarding the situations triggering teacher discommodity, there are external factors (work hours and possible structural and organizational deficiencies of the public school) as well as the internal ones (ways of answering the problem situations). Such discoveries demonstrate the relevance and possibilities of a mixed approach by interconnecting information about the same object from complementary sources. Conclusion: It is evident the need to combat the naturalization of negative conditions in the teaching work and the favoring of coping strategies focused on problem solving. Thus, this study demonstrates that the teachers' work reality still experiences situations that promote illness and teacher uneasiness, but it is possible to recognize certain mechanisms of coping and promoting the quality of life of these professionals.