Abstract:
RESUMO: Este trabalho está inserido no campo da História da Educação e apresenta resultados de uma análise histórica sobre o ensino secundário no Piauí, com destaque para os ginásios, tomando como base o estudo da cultura escolar manifestada no interior do Ginásio Municipal Oeirense - GMO. Segue as orientações teórico-metodológicas preconizadas pelo paradigma da Nova História Cultural e envereda pelo recorte temático da história das instituições escolares, optando pela cultura escolar como eixo norteador da pesquisa. Diante da ausência de uma maior sistematização das fontes que registrem o passado do ensino secundário no Piauí, e revelem a cultura escolar dos ginásios, de forma particular do GMO, constata-se o desafio que levou ao problema desta pesquisa: Como historicamente o ensino secundário se configurou no Piauí, de forma particular os ginásios republicanos, tomando como modelo a cultura escolar manifestada no Ginásio Municipal Oeirense? Na busca de respostas para tal problema elegeu-se como objetivo geral desse estudo analisar historicamente a configuração do ensino secundário no Piauí, destacando os ginásios republicanos através da revelação da cultura escolar manifestada no GMO. O recorte temporal escolhido para essa investigação recai sobre o período limite que se estendeu do ano de 1952 a 1969, marcos esses referentes, respectivamente, ao surgimento e ao fim do GMO. Porém, para melhor compreensão dos fatos ocorridos nesse período, houve a necessidade de um recuo no recorte estabelecido. Apóia-se teoricamente nas idéias de Le Goff (2003), Chartier (1990), Burke (1991, 1992, 2004, 2008), Halbwachs (1990), Thompson (1992), Certeau (2003), Julia (2001), Magalhães (1996, 1998, 1999, 2004), Buffa (2002, 2007), Nosella e Buffa (2005, 2009) Gatti Júnior (2002), Dallabrida (2009), Saviani (2007), Haidar (2008), Monarcha (2005), Ferro (1996), Lopes (2013), Reis (2009) dentre outros. Faz-se uso dos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica, documental e da história oral, empregando uma abordagem qualitativa no tratamento de fontes variadas localizadas nas bibliotecas e arquivos públicos e nos depoimentos dos ex-alunos e ex-professores do GMO, obtidos através de entrevistas e por meio de ferramentas virtuais on-line. Com essa pesquisa procura-se preencher uma das lacunas existente na história da educação do Estado do Piauí e da cidade de Oeiras, uma vez que estudos voltados para essa temática carecem ser realizados e aprofundados apresentando mais detalhes que dêem conta de suas particularidades. A análise histórica realizada nesse trabalho conduz à comprovação da tese de que a cultura escolar produzida no interior dos ginásios piauienses a exemplo do Ginásio Municipal Oeirense, foi gerada como parte de um projeto de modernidade empenhado por toda nação e estava imbuída do propósito de formar a elite republicana piauiense e oeirense para atuarem em setores de destaque na sociedade. ABSTRACT: This work is part of the History of Education field and presents the results of a historical analysis on secondary education in Piauí, with emphasis on the gymnasiums, based on the study of school culture manifested inside the Municipal Gymnasium Oeirense - MGO. It follows the theoretical-methodological guidelines advocated by the paradigm of New Cultural History and includes the thematic clipping of history of school institutions, choosing for school culture as the guiding axis of the research. Given the absence of a greater systematization of sources that record the past of secondary education in Piauí, and reveal the school culture of gymnasia, particularly the GMO, the following is verified as the challenge that led to the problem of this research: How historically the secondary education was configured in Piauí, particularly the republican gymnasia, taking as a model the school culture manifested in the Municipal Gymnasium Oeirense? In the search for answers to this problem, it was chosen as the general objective of this study to analyze historically the configuration of secondary education in Piauí, highlighting the republican gymnasia through the revelation of the school culture manifested in the MGO. The time cut chosen for this investigation falls on the time limit that extended from the year 1952 to 1969, which marks, respectively, the emergence and end of the MGO. However, in order to better understand the facts that occurred during this period, there was the need of retreating from the established cut. It is theoretically based on the ideas of Le Goff (2003), Chartier (1990), Burke (1991, 1992, 2004, 2008), Halbwachs (1990), Thompson (1992), Certeau (2003), Julia (2004), Buffa (2002, 2007), Nosella and Buffa (2005, 2009), Gatti Júnior (2002), Dallabrida (2009), Saviani (2007), Haidar (2008) and Monarcha, Ferro (1996), Lopes (2013), Reis (2009) and others. There were used methodological procedures of bibliographic, documentary and oral history research, employing a qualitative approach in the treatment of various sources located in public libraries and archives and in the testimonies of former students and former MGO teachers, obtained through interviews and through online virtual tools. This research seeks to fill one of the gaps in the history of education in the state of Piauí and the city of Oeiras, once the studies on this theme need to be carried out in a more detailed way, presenting details that reveal their particularities. The historical analysis carried out in this work leads to the confirmation of the thesis that the school culture produced in the interiors of the Piauí gymnasia, like the Municipal Gymnasium Oeirense, was generated as part of a project of modernity committed by all nation and was imbued with the purpose of forming the republican elite of Piauí and Oeiras to work in leading sectors of society. RESUMEN: Este trabajo está inserto en el campo de la Historia de la Educación y presenta resultados de un análisis histórico sobre la enseñanza secundaria en Piauí, con destaque para los gimnasios, tomando como base el estudio de la cultura escolar manifestada en el interior del Gimnasio Municipal Oeirense - GMO. Sigue las orientaciones teórico-metodológicas preconizadas por el paradigma de la Nueva Historia Cultural y encaminase por el recorte temático de la historia de las instituciones escolares, optando por la cultura escolar como eje orientador de la investigación. Ante la ausencia de una mayor sistematización de las fuentes que registran el pasado de la enseñanza secundaria en Piauí, y revelan la cultura escolar de los gimnasios, de forma particular del GMO, se constata el desafío que llevó al problema de esta investigación: Como históricamente la enseñanza secundaria se configuró en Piauí, de forma particular los gimnasios republicanos, tomando como modelo la cultura escolar manifestada en el Gimnasio Municipal Oeirense? En la búsqueda de respuestas para tal problema se eligió como objetivo general de ese estudio analizar históricamente la configuración de la enseñanza secundaria en Piauí, destacando los gimnasios republicanos a través de la revelación de la cultura escolar manifestada en el GMO. El recorte temporal escogido para esa investigación recae sobre el período límite que se extendió del año 1952 a 1969, marcos referentes, respectivamente, al surgimiento y al final del GMO. Sin embargo, para una mejor comprensión de los hechos ocurridos en ese período, hubo la necesidad de un retroceso en el recorte establecido. Se apoya teóricamente en las ideas de LeGoff (2003), Chartier (1990), Burke (1991, 1992, 2004, 2008), Halbwachs (1990), Thompson (1992), Certeau (2003), Julia (2001), Magalhães (1996, 1998, 1999, 2004), Buffa (2002, 2007), Nosella e Buffa (2005, 2009) Gatti Júnior (2002), Dallabrida (2009), Saviani (2007), Haidar (2008), Monarcha (2005), Ferro (1996), Lopes (2013), Reis (2009) entre otros. Se utiliza de los procedimientos metodológicos de la investigación bibliográfica, documental y de la historia oral, empleando un abordaje cualitativo en el tratamiento de fuentes variadas localizadas en las bibliotecas y archivos públicos y en los testimonios de los ex alumnos y ex profesores del GMO, obtenidos a través de entrevistas y por medio de herramientas virtuales en línea. Con esta investigación se busca llenar una de las brechas existente en la historia de la educación del Estado de Piauí y de la ciudad de Oeiras, una vez que estudios orientados hacia esa temática carecen ser realizados y profundizados presentando más detalles que den cuenta de sus particularidades. El análisis histórico realizado en ese trabajo conduce a la comprobación de la tesis de que la cultura escolar producida en el interior de los gimnasios de Piauí, a ejemplo del Gimnasio Municipal Oeirense, fue generada como parte de un proyecto de modernidad empeñado por toda la nación y estaba imbuida del propósito de formar la elite republicana de Piauí y de Oeiras para actuar en sectores de destaque en la sociedad.