Repositório Institucional da UFPI

DA DIFERENÇA ENTRE DOMESTICAÇÃO E CULTIVO EM NIETZSCHE: novos horizontes para a formação do homem

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dc.contributor.author SILVA, José Roberto Carvalho da
dc.date.accessioned 2018-07-27T16:39:10Z
dc.date.available 2018-07-27T16:39:10Z
dc.date.issued 2018-07-27
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1493
dc.description Orientador: Prof. Dr. Wellington Lima Amorim. Examinador interno: Prof. Dr. José Elielton de Sousa. Examinador externo: Prof. Dr. Sandro Bazanella (UNC). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O propósito desta dissertação é distinguir dois tipos de formação no pensamento de Friedrich Nietzsche. Trata-se da diferença entre domesticação e cultivo. São diferentes maneiras de lidar com o elemento bárbaro e animalesco do humano – suas pulsões, paixões e instintos, cujo substrato é o corpo. Para Nietzsche, como mostram as teses da Genealogia da Moral, domesticação não é superação da barbárie, mas seu adoecimento, por meio do qual as pulsões do corpo são castigadas para obedecerem à moral da negação de si e do mundo. Esta negação, por sua vez, não é ação livre, mas reação produzida pelo ressentimento dos fracos, que desejam se vingar dos danos sofridos pela ação dos fortes. Os fracos desejam dominar a barbárie, mas são impotentes diante de sua força hierárquica, então com ressentimento eles a anarquizam, até ficar totalmente fraca e submetida aos seus valores, como Deus, pecado, resignação, culpa e além-mundo. Por outro lado, o cultivo e a cultura, ao contrário da domesticação e da civilização, são a verdadeira superação da barbárie, na qual as pulsões do corpo não são negadas e oprimidas, mas devidamente orientadas para a criação. Ou seja, o que distingue o cultivo é precisamente sua habilidade com as próprias pulsões, ao contrário da reação ressentida, violenta e despreparada da domesticação. Desse modo, é preciso pensar o cultivo não só como educação diferente e libertadora, mas como proposta que deve ser levada a sério com a crise da domesticação e dos seus valores na modernidade, crise que Nietzsche chama de niilismo ou "morte de Deus". Como superação do niilismo, o cultivo é associado ao estabelecimento de novos valores, que deverão afirmar e gratificar tudo o que foi caluniado pela domesticação, como a vida, o corpo, o devir, a autoafirmação, o orgulho, a terra e o mundo. Por fim, de-monstra-se como essa afirmação conduz alguém a ―tornar-se o que se é‖. Isso deve iniciar com o cultivo de uma perspectiva capaz de hierarquizar as pulsões para o acúmulo de forças; esta hierarquização, por sua vez, não se diferencia de um processo seletivo por parte do "indivíduo", que deve incorporar tudo o que for significativo para alimentar a força organizadora da própria potência criativa, como também saber negar tudo que deseja dissipá-la. Ou seja, o cultivo não pretende a negação das pulsões, mas o domínio sobre elas, um Sim e um Não, para que sirvam à criação. No entanto, sua hierarquia é diferente daquela bárbara e violenta, pois não prejudica – como a que ensejou o ressentimento nos fracos – mas sim dar o benefício, de modo que seu acúmulo de forças busca a própria dissipação em proveito dos outros, numa demonstração de generosidade e riqueza. Em suma, o cultivo busca a nobreza de espírito que se doa, cujo efeito sobre os outros não é o ressentimento, mas seu contrário, a gratidão. ABSTRACT: The purpose of this paper is to distinguish two types of formation in Friedrich Nietzsche‘s thinking. This is difference between domestication and cultivation. These are different ways of dealing with the barbaric and animalistic element of the human – its drives, passions and instincts, whose substrate is the body. For Nietzsche, as the theses of Genealogy of Moral show, domestication is not an overcoming of barbarism, but its illness, by which the drives of the body are punished to obey the moral of the negation of self and the world. This negation, in turn, is not free action, but a reaction produced by the resentment of the weak, who wish to take revenge the damage suffered by the strong. The weak want to dominate the barbarism, but are impotent in the face of its hierarchical force, so with resentment they anarchize it, until it is totally weak and subject to their values, like God, peccancy, resignation, fault, and beyond-world. On the other hand, cultivation and culture, unlike domestication and civilization, are the true overcoming of barbarism, by which the drives of the body are not negated or oppressed, but properly oriented toward creation. That is, what distinguishes the cultivation is precisely its ability with the own drives, unlike the resentful, violent and unprepared reaction of domestication. Thereby, is necessary to think the cultivation not only as a different and liberating education, but as proposal that must be taken seriously with the crisis of domestication and its values in modernity, crisis that Nietzsche calls nihilism or "death of God". As an overcoming of nihilism, the cultivation is associated with the establishment of new values, which must affirm and gratify everything that has been slandered by domestication, such as life, body, becoming, self-affirmation, pride, earth and the world. Finally, is demonstrated how this affirmation leads one "to become what one is". This must begin with the cultivation of a perspective capable of hierarchizing the drives for the accumulation of forces; this hierarchy, on the other hand, is not distinguished from a selective process by the "individual", who must incorporate all that is significant to nurture the organizing force of the creative potency itself, as well as knowing how to deny everything that wants to dissipate it. That is, cultivation is not intended to deny the drives, but to dominate them, a Yes and a No, to serve for creation. However, its hierarchy is different from that barbarous and violent, because it does not prejudice – as the one that generated resentment in the weal – but rather gives the benefit, so that its forces‘ accumulation seek its own dissipation to benefit others, in a demonstration of generosity and wealth. Ultimately, cultivation seeks the nobility of the spirit that gives itself, whose effect on others is not resentment, but its opposite, gratitude. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Domesticação pt_BR
dc.subject Pulsões pt_BR
dc.subject Cultivo pt_BR
dc.subject Transvaloração pt_BR
dc.subject Autoafirmação pt_BR
dc.subject Generosidade pt_BR
dc.subject Domestication pt_BR
dc.subject Drives pt_BR
dc.subject Cultivation pt_BR
dc.subject Revaluation pt_BR
dc.subject Generosity pt_BR
dc.subject Self-affirmation pt_BR
dc.title DA DIFERENÇA ENTRE DOMESTICAÇÃO E CULTIVO EM NIETZSCHE: novos horizontes para a formação do homem pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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