Repositório Institucional da UFPI

UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA E A ARTE DAS DOBRADURAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author MELO, Denis de Sousa
dc.date.accessioned 2016-05-30T17:26:47Z
dc.date.available 2016-05-30T17:26:47Z
dc.date.issued 2016-05-30
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/148
dc.description Orientador: Prof. Me. Marcelo de Oliveira Rêgo. Examinador interno: Prof. Me. Clayton Natanael Lopes de Carvalho Cunha. Examinador externo: Prof. Me. WeslayVieira de Araújo (IFPI) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Este trabalho tem como objetivo principal analisar a influência do Origami como ferramenta de ensino na construção e aplicação de algumas definições geométricas. Primeiro foi feito um levantamento bibliográfico sobre o ensino de Geometria, focado na teoria de Van Hiese do Pensamento Geométrico, abordando os níveis de aprendizado da Geometria sob a visão deste autor. Traz ainda uma reflexão sobre o uso de material concreto no ensino de geometria, destacando a importância deste tipo de metodologia e o papel do professor no desenvolvimento dessas atividades, como forma de medir à aprendizagem. Levando-se em consideração o uso de material manipulável para o ensino de geometria apresentou-se o uso de dobraduras e como sua utilização pode auxiliar na compreensão e solução de problemas de geometria. Destacou-se a visão dos PCN’s em relação a essa prática metodológica e abordamos a aplicação do Origami nas construções geométricas fazendo relação entre as dobras executadas e a formação de conceitos com relevância nas construções voltadas para o Ensino Fundamental Terceiro e Quarto Ciclo, tais como, Ponto Médio de um Segmento, Mediatriz, Bissetriz de um Ângulo, entre outras. ABSTRACT: This work has as the main objective to analyze the influence of using of the Origami as a teaching tool in the construction and application of some geometric settings. First it was did a bibliographic research about the Geometry teaching focused on the Van Hiese Theory of Geometric Thought approuching the learning levels of geometry in the view of this author. It has made a reflection about the use of concrete material in the teaching of geometry, highlighting the importance of this type of methodology and the teacher's role in the development of these activities, in order to mediate learning. Taking into account the use of manipulate materials for the teaching of geometry I was emphasized the use of folding and how its use can assist in understanding and solving geometry problem. Its was highlighted the vision of the NCP's in relation to this methodological practice and it was addressed the aplication of Origami in geometric constructions making relation between the executed folds and the formation of the concepts with relevance in construction aimed for the Elementary School Third and Fourth Cycle, such as, Midpoint of a Segment, Bisector, Bisector of an Angle, among others. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geometria pt_BR
dc.subject Material concreto pt_BR
dc.subject Origami pt_BR
dc.subject Construção geométrica pt_BR
dc.subject Teoria de Van Hiele (Pensamento geométrico) pt_BR
dc.subject Geometria (Ensino) pt_BR
dc.subject Geometry teaching pt_BR
dc.subject Concrete material pt_BR
dc.subject Geometric constrution pt_BR
dc.title UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA E A ARTE DAS DOBRADURAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account