Abstract:
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem da Matemática Financeira nos livros didáticos, apresentando uma reflexão sobre o seu ensino. Foram analisadas duas obras, que por questão de ética vamos chamá-las de obras A e obra B. Estes livros foram escolhidos por fazerem parte de obras mais adotadas e difundidas nas escolas do brasil. Ao adotarmos um livro, deve-se observar a sua concordância com as orientações nacionais. Portanto, será realizado uma análise técnica, sem qualquer desprestígio com os autores das obras, apenas reflexões sobre o ensino da matemática financeira e sua concordância com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Guia Nacional do Livro Didático, além de sugerir uma proposta de ensino ressaltando uma grande questão da Matemática Financeira “A Tomada de Decisão”. ABSTRACT: This work aims to analyze the Financial Mathematics content in textbooks, proposing a reflection on their teaching method. Two works were analyzed, which for ethical reasons we will call them work A and work B. These books were chosen because they are among the ones studied and disseminated in Brazil’s schools. When choosing a book, we teachers must be sure if they follow the national guidelines. It is a technical analysis without any affection or disaffection with the authors of the works, we only propose reflections on the teaching of financial mathematics and whether they meet the National Curriculum Parameters (PCNs), the Law of Guidelines and Bases of National Education and the National Textbook Guide and insert a teaching proposal emphasizing an important issue of Financial Mathematics "Decision Making".