Abstract:
RESUMO: Diante da necessidade da aceleração da circulação que caracteriza o capitalismo em sua natureza expansiva, os transportes se evidenciam como elemento decisivo para a reprodução das atividades econômicas e das relações sociais em geral. As transformações na circulação, na fluidez de pessoas e mercadorias nos territórios conferem importância destacada aos transportes, tendo assim papel relevante na difusão e consolidação da sociedade moderna. Nesse contexto, a reprodução de dinâmicas produtivas hegemônicas em determinados períodos da história tem levado a sucessivas reconfigurações territoriais, a partir de transformações na materialidade do território em que se destaca a instalação de novas infraestruturas de transporte e circulação, como portos, aeroportos, rodovias e ferrovias. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as transformações territoriais decorrentes da construção da ferrovia Transnordestina no município de Paulistana, Piauí. Para tanto, visamos especificamente compreender os principais impactos da construção da ferrovia sobre as atividades econômicas no município de Paulistana; conhecer conflitos e processos de expropriação relacionados à construção da ferrovia no município; e analisar os rebatimentos das dinâmicas produzidas a partir da construção da ferrovia em Paulistana, evidenciando suas materializações no território. A pesquisa contou com levantamento de documentos e dados em órgãos públicos federais, estaduais e municipais, além de relatórios disponíveis em sítios eletrônicos. A revisão bibliográfica se desenvolveu buscando o estabelecimento de um marco teórico-metodológico que contemplasse temas e conceitos ligados ao estudo em questão. Nesse sentido, destacam-se as obras de Silveira (2007, 2011), Arroyo e Cruz (2015), Santos (2012a), Santos e Silveira (2012), Moraes (2000, 2008, 2011), Costa (2013), Raffestin (1993), Harvey (2005, 2012), Saquet (2013), Camargo (2015), Alves (2015) e Vieira (2010). Além disso, se efetuou pesquisa de campo no município de Paulistana, onde foram realizadas entrevistas com residentes e comerciantes na sede do município, representantes da Prefeitura Municipal de Paulistana e do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Paulistana, além de lideranças da Comunidade Quilombola de Contente e do Projeto de Assentamento Cachoeira e Assentamento Malhete, que tiveram seus espaços afetados diretamente pela construção da ferrovia. As análises realizadas orientaram-se a partir de uma perspectiva metodológica associada ao materialismo histórico e dialético, uma vez que visamos compreender contradições e conflitos derivados da inserção da ferrovia no município de Paulistana. A obra da ferrovia Transnordestina ocasionou uma série de transformações nas atividades econômicas no município, impulsionando o comércio e a construção de prédios comerciais, a valorização de imóveis e a especulação imobiliária, a instalação de novas atividades econômicas, principalmente do setor de serviços, ao mesmo tempo em que tem causado conflitos e processos de expropriação em comunidades situadas nas proximidades das obras da ferrovia ou mesmo cortadas por ela. A construção da ferrovia Transnordestina tem, assim, alterado relações sociais, provocado conflitos socioterritoriais e explicitado contradições. Esse território aparece marcado por relações conflituosas, transformando-se em espaço de luta e resistência para populações que veem suas vidas invadidas perante os projetos hegemônicos do capital privado em parceria com o Estado. ABSTRACT: In view of the need to accelerate the movement that characterizes capitalism in its expansive nature, transportation is seen as a key element to the reproduction of economic activities and social relations in general. The changes in such movement, in the flow of people and goods in the territories, give a special importance to the transportation systems, thus having a relevant role in the diffusion and consolidation of the modern society. Within this context, the reproduction of the hegemonic productive dynamics in certain periods of history has caused successive territorial reconfigurations, based on transformations in the materiality of the territory in which the installation of new transportation and traffic infrastructures such as ports, airports, highways and railways stand out. As a general objective, this research aims to analyze the territorial changes resulting from the construction of the Transnordestina railway in the municipality of Paulistana, Piauí State. In order to achieve this goal, we aimed specifically to understand the main impacts of the construction of the above mentioned railroad on the economic activities in the municipality of Paulistana; to know conflicts and expropriation processes related to the construction of the railroad in the municipality; and to analyze the dynamics produced by the construction of the railroad in Paulistana, focusing on its materialization in that territory. The survey was supported by the collection of documents and data in federal, state and municipal public agencies, as well as by reports available on electronic websites. The bibliographic review was developed aiming the establishment of a theoretical-methodological framework that could comprehend themes and concepts related to the study on focus. In this regard, the following authors stand out: Silveira (2007, 2011), Arroyo and Cruz (2015), Santos (2012a), Santos and Silveira (2012), Moraes (2000, 2008, 2011), Costa (1993), Raffestin (1993), Harvey (2005, 2012), Saquet (2013), Camargo (2015), Alves (2015) and Vieira (2010). In addition, a field survey was carried out in the municipality of Paulistana, during which interviews were conducted with residents and storekeepers in the urban area of the municipality, as well as with representatives of the Municipal Administration, members of the Rural Workers Union of Paulistana, leaders of the African descendents community of Content and of the settlement projects of Cachoeira and Malhete, who had their spaces directly affected by the construction of the railroad. The analyzes were based on a methodological perspective related to the historical and dialectical materialism, since we aimed to understand contradictions and conflicts derived from the construction of the railroad in the municipality of Paulistana. The construction of the Transnordestina railroad caused a series of changes in the economic activities in the municipality, boosting trade and stimulating the construction of commercial buildings, real estate valuation and speculation, the installation of new economic activities, mainly in the service sector, causing at the same time conflicts and expropriation processes in communities located near the railroad construction site or even in areas crossed by it. The construction of the Transnordestina railway has thus caused changes in social relations, provoked socio-territorial conflicts and made contradictions explicit. That territory is marked by conflicting relations, thus becoming a space of struggle and resistance of populations who had their lives invaded by the hegemonic projects of the private sector in partnership with the State.