Abstract:
RESUMO: O Brasil possui aproximadamente 150 mil pessoas com estomias intestinais de eliminação, devido principalmente ao aumento do número de casos de câncer colorretal e causas externas, como violência, acidentes automobilísticos e por arma de fogo e arma branca. Diante desta problemática, é necessário reforçar o aprendizado do enfermeiro acerca das recomendações para o cuidado da pessoa no perioperatório das cirurgias geradoras de estomias intestinais de eliminação, a partir de metodologias ativas e tecnologias educacionais inovadoras. Objetivo: Avaliar o efeito do uso de aplicativo móvel e aula presencial sobre estomias intestinais de eliminação na carga mental de trabalho de graduandos de Enfermagem. Metodologia: Trata-se de pesquisa desenvolvida em duas etapas com aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa (nº de protocolo 1.777.909). Na primeira, foi realizado estudo metodológico, para desenvolvimento e avaliação do aplicativo móvel sobre estomias intestinais de eliminação, de outubro de 2016 a dezembro de 2017. Para isto, seguiram-se as fases do Design Instrucional Contextualizado: análise, com o levantamento das necessidades de aprendizagem sobre estomias intestinais de eliminação de 48 graduandos de Enfermagem, definição dos objetivos educacionais e dos conteúdos, design, desenvolvimento, implementação e avaliação do aplicativo. A qualidade do aplicativo foi avaliada por cinco juízes enfermeiros estomaterapeutas, por meio do Learning Object Review Instrument e a usabilidade por cinco juízes em Informática, por meio das 10 Heurísticas de Nielsen. Para análise dos dados, foi utilizada estatística descritiva para as variáveis sociodemográficas, proficiência digital básica, qualidade e usabilidade e os resultados apresentados em tabelas e gráficos. Na segunda etapa, foi realizado estudo experimental de grupo controle pós-teste, de fevereiro a março de 2018. A amostra foi composta por 127 graduandos de Enfermagem, randomizados em Grupo Controle (N=58) que assistiu à aula presencial e Grupo Experimental (N=69) que usou o aplicativo móvel sobre estomias intestinais de eliminação. Após a aula presencial e uso do aplicativo móvel, os Grupos Controle e Experimental foram avaliados quanto à carga mental de trabalho, por meio da NASA Task Load Index. Para análise dos dados, foi utilizada estatística descritiva para variáveis sociodemográficas, proficiência digital básica e carga mental de trabalho. Para comparação da carga mental de trabalho entre os Grupos Controle e Experimental, utilizou-se o teste t. Resultados: Após levantamento das necessidades de aprendizagem dos graduandos de Enfermagem, desenvolveu-se o aplicativo Stomapp em três módulos: pré-operatório, intraoperatório e pós-operatório das cirurgias geradoras de estomias intestinais de eliminação. O aplicativo foi avaliado satisfatoriamente por juízes em Estomaterapia, quanto à qualidade; e juízes em Informática, quanto à usabilidade. Após as correções sugeridas pelos juízes, o aplicativo foi usado pelo Grupo Experimental, enquanto o Grupo Controle assistiu à aula presencial. A carga mental de trabalho do Grupo Controle foi superior (55,6±16,8) a do Grupo Experimental (54,5±15,8), mas não foi observada diferença estatisticamente significativa entre os grupos (p-Valor=0,69). As subescalas “Desempenho” (GC 59,7±24,7; GE 68,1±19,8) e “Demanda Mental” (GC 59,7±24,7; GE 63,6±23,4) foram as que mais contribuíram para a carga mental de trabalho durante a aula presencial e o uso do aplicativo; a subescala “Demanda Física” foi a que menos influenciou (GC 25,3±21,8; GE 28,9±19,7). Apenas a subescala “Frustração” apresentou associação estatisticamente significativa no Grupo Controle e Grupo Experimental (p-valor 0,02). Conclusão: Usar o Stomapp e assistir à aula presencial sobre estomias intestinais de eliminação apresentou o mesmo efeito na carga mental de graduandos de Enfermagem, sugerindo a necessidade de associar o método de ensino presencial ao método de ensino à distância para potencializar o aprendizado de graduandos de Enfermagem sobre esta temática. ABSTRACT: Brazil has approximately 150,000 people with intestinal elimination stomas, mainly given the increasing number of cases of colorectal cancer and external causes, such as violence, automobile accidents, and cold steel or firearm accidents. Faced with this issue, it is fundamental to reinforce nurses’ learning on the recommendations for the care of patients in the perioperative period of surgeries that cause intestinal elimination stomas, based on active methodologies and innovative educational technologies. Objective: To evaluate the effect of using the mobile application and face-to-face classes on intestinal elimination stomas in the mental workload of Nursing undergraduate students. Methods: It was a research developed in two stages with approved by the Research Ethics Committee (protocol number 1,777,909). In the first, a methodological study was conducted to develop and evaluate the mobile application on intestinal elimination stomas, from October 2016 to December 2017. For this purpose, the phases of the Contextualized Instructional Design were followed: analysis, learning about the needs of 48 undergraduate Nursing students on intestinal elimination stomas, stablishing educational and content objectives, design, development, implementation, and evaluation of the application. The quality of the application was evaluated by five Stomatotherapist nurse judges, through the Learning Object Review Instrument; and the usability, by five judges in Informatics, through the 10 Nielsen Heuristic commandments. For data analysis, descriptive statistics were used for sociodemographic variables, basic digital proficiency, quality and usability, and the results were presented in tables and graphs. In the second stage, an experimental study of the post-test control group took place from February to March 2018. The sample comprised 127 undergraduate Nursing students, randomized into a Control Group (N=58), who attended the face-to-face class, and an Experimental Group (N=69), who used the mobile application on intestinal elimination stomas. After the lecture and use of the mobile application, the Control and Experimental Groups were evaluated on the mental workload, through the NASA Task Load Index. For data analysis, descriptive statistics were used for sociodemographic variables, basic digital proficiency, and mental workload. To compare the mental workload between the Control and Experimental Groups, the t-test was applied. Results: After a survey on the undergraduate Nursing students’ learning needs, the Stomapp application was developed in three modules: preoperative, intraoperative, and postoperative of surgeries that cause intestinal elimination stomas. The application was evaluated as satisfactory by the judges in stomatherapy, as to the quality; and by the judges in informatics, as to usability. After performing the corrections suggested by the judges, the application was implemented in the Experimental Group, while the Control Group was submitted to the traditional class. The mental workload of the Control Group was higher (55.6±16.8) than that of the Experimental Group (54.5±15.8), but no statistically significant difference was verified between the groups (p-value=0.69). The “Performance” (CG 59.7±24.7; EG 68.1±19.8) and “Mental Demand” (CG 59.7±24.7; EG 63.6±23.4) subscales were the ones that contributed most to the mental workload during the face-to-face class and the use of the application; the “Physical Demand” subscale was the least influential (CG 25.3±21.8, EG 28.9±19.7). Only the “Frustration” subscale presented a statistically significant association in the Control Group and Experimental Group (p-value=0.02). Conclusion: Using Stomapp and attending the lecture on intestinal elimination stomas presented the same effect on the mental workload of nursing undergraduate students, thus suggesting the need to associate the method of face-to-face teaching with the distance learning method to enhance the learning of undergraduate Nursing students on this subject. RESUMEN: El Brasil tiene aproximadamente 150 mil personas con estomias intestinales de eliminación, debido al aumento del número de casos de cáncer colorrectal y causas externas, como violencia, accidentes automovilísticos y armas de fuego. Ante esta problemática, es necesario reforzar el aprendizaje del enfermero acerca de las recomendaciones para atención a la persona en el perioperatorio de las cirugías generadoras de estomias intestinales de eliminación, a partir de metodologías activas y tecnologías educativas innovadoras. Objetivo: Evaluar el efecto del uso de aplicación móvil y clase presencial sobre estomias intestinales de eliminación en la carga mental de trabajo de graduandos de Enfermería. Metodología: Estudio desarrollado en dos etapas con la aprobación del Comité de Ética en Investigación (nº de protocolo1.777.909). En la primera, se realizó estudio metodológico, para desarrollo y evaluación de la aplicación móvil sobre estomias intestinales de eliminación, de octubre/2016 a diciembre/2017. Para esto, se siguieron las fases del Diseño Instrucional Contextualizado: análisis, con levantamiento de las necesidades de aprendizaje sobre estomias intestinales de eliminación de 48 graduandos de Enfermería, definición de los objetivos educativos y contenidos, diseño, desarrollo, implementación y evaluación de la aplicación. La calidad de la aplicación fue evaluada por cinco jueces enfermeros estomaterapeutas, a través del Learning Object Review Instrument y usabilidad por cinco jueces en Informática, a través de las 10 Heurísticas de Nielsen. Para análisis de los datos, se utilizó estadística descriptiva para variables sociodemográficas, dominio digital básico, calidad y usabilidad, y resultados presentados en tablas y gráficos. En la segunda etapa, se realizó estudio experimental de grupo control post-test, de febrero/2018 a marzo/2018. Muestra compuesta por 127 graduandos de Enfermería, randomizados en Grupo Control (N = 58) que asistió a la clase presencial y Grupo Experimental (N = 69) que utilizó la aplicación móvil sobre las estancias intestinales de eliminación. Después de la clase presencial y uso de la aplicación móvil, los Grupos Control y Experimental fueron evaluados en cuanto a la carga mental de trabajo, a través de la NASA Task Load Index. Para análisis de los datos, se utilizó estadística descriptiva para variables sociodemográficas, dominio digital básico y carga mental de trabajo. Para comparación de la carga mental de trabajo entre los Grupos Control y Experimental, se utilizó el test t. Resultados: Después del levantamiento de las necesidades de aprendizaje de los graduandos de Enfermería, se desarrolló la aplicación del Stomapp en tres módulos: preoperatorio, intraoperatorio y postoperatorio de las cirugías generadoras de estomias intestinales de eliminación. La aplicación fue evaluada satisfactoriamente por jueces en Estomaterapia, en cuanto a la calidad; y jueces en Informática, en cuanto a la usabilidad. Después de las correcciones sugeridas por los jueces, la aplicación fue utilizada por el Grupo Experimental, mientras que el Grupo Control asistió a la clase presencial. La carga mental de trabajo del Grupo Control fue superior (55,6±16,8) a la del Grupo Experimental (54,5±15,8), pero no se observó diferencia estadísticamente significativa entre los grupos (p-Valor = 0, 69). Las subescalas "Desempeño" (GC 59,7±24,7, GE 68,1±19,8) y "Demanda Mental" (GC 59,7±24,7, GE 63,6±23,4) que más contribuyeron a la carga mental de trabajo durante la clase presencial y el uso de la aplicación; la subescala "Demanda Física" fue la que menos influenció (GC 25,3±21,8, GE 28,9±19,7). La subescala "Frustración" presentó asociación estadísticamente significativa en el Grupo Control y Grupo Experimental (p-valor 0,02). Conclusión: Utilizar el Stomapp y asistir a la clase presencial sobre estomias intestinales de eliminación presentó efecto igual en la carga mental de graduandos de Enfermería, sugiriendo la necesidad de asociar el método de enseñanza presencial a l aenseñanza a distancia para potenciar el aprendizaje de graduandos Enfermería sobre esta temática.