Abstract:
RESUMO: Um jogo pervasivo móvel pode ser definido como uma aplicação sensível ao contexto direcionada para plataformas móveis como, por exemplo, smartphones. Consequentemente, o desenvolvimento de jogos desse gênero apresenta desafios técnicos relacionados aos domínios das aplicações móveis e da computação sensível ao contexto. A possível existência de erros, imprecisões e incertezas nos dados contextuais usados pelas aplicações sensíveis ao contexto é uma limitação inerente dos sensores empregados para realizar medições. Por esse motivo, o desenvolvedor de aplicações sensíveis ao contexto precisa lidar com a incerteza apresentada pelos valores sensoreados para assegurar a estabilidade do comportamento da aplicação. Este trabalho apresenta como proposta uma biblioteca voltada para a manipulação dos dados contextuais no desenvolvimento de jogos pervasivos móveis. A biblioteca é baseada em um modelo conceitual orientado a objetos que define um conjunto de entidades para representar as informações contextuais ao longo dos processos de aquisição e interpretação do contexto determinados pelo modelo. Especificamente, essa biblioteca deve ser capaz de encapsular e abstrair detalhes do processamento de dados contextuais, dividir em módulos as tarefas de aquisição, tratamento e utilização do contexto, e oportunizar a reutilização de código referente à manipulação e a representação dos dados contextuais. As contribuições desta pesquisa são: a formulação de um modelo conceitual para representar dados contextuais; a especificação e implementação de uma biblioteca baseada no modelo proposto para auxiliar o desenvolvimento de jogos pervasivos móveis, capaz de aplicar diferentes técnicas de preprocessamento como sistemas de inferência fuzzy para lidar com incertezas; e a execução de um estudo experimental, de acordo com recomendações da Engenharia de Software Experimental, para avaliar como a biblioteca proposta pode beneficiar desenvolvedores de jogos pervasivos móveis. Os resultados do experimento indicam que soluções desenvolvidas com o apoio da biblioteca são menos extensas e mais simples, porém, não foram encontradas diferenças significantes no tempo de desenvolvimento e na percepção de qualidade. A biblioteca proposta por este trabalho foi intitulada Gamepad. ABSTRACT: A pervasive mobile game can be defined as a context-aware application directed towards mobile platform devices, such as smartphones. Consequently, the development process of these games presents technical challenges related to the domains of mobile applications and context-aware computing applications. The possibility of errors, imprecisions and general uncertainty among the contextual data employed by context-aware applications is an inherent limitation of the sensor devices used for measuring. Therefore, the developer of a context-aware application needs to handle the uncertainty presented by sensor data in order to ensure a stable behaviour for the application. This work proposes a software library to handle contextual data in the development of pervasive mobile games. The library is based on an object oriented conceptual model composed by a set of entities, which represent the contextual information across the model defined processes of acquiring and interpreting context. Specifically, this library must be capable of encapsulate and abstract contextual data processing details, separate the concerns of acquisition, handling and utilization of
context, and facilitate code reuse. The contributions of this research are summarized as:
the formulation of a conceptual model to represent contextual data; the specification and
implementation of a library based on the proposed model to support the development
of pervasive mobile games, able to apply distinct data preprocessing techniques such as
fuzzy inference systems to handle uncertainty; and the execution of an experimental study,
complying with recommendations of Software Engineering Experimentation, to evaluate
how the proposed library can benefit pervasive mobile game developers. The results of the experiment suggest that solutions developed with the library are less verbose and more simple, however, no significant differences were found in relation to the development time and quality perception. The library proposed in this research was titled Gamepad.