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ATIVIDADES MULTILETRADAS E LETRAMENTO ESCOLAR: uma investigação no ensino médio

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dc.contributor.author BRITO, Ana Maria Alves de
dc.date.accessioned 2016-05-30T16:08:01Z
dc.date.available 2016-05-30T16:08:01Z
dc.date.issued 2016-05-30
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/146
dc.description Orientador: Profa. Dra. Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa. 1º Examinador: Prof. Dr. Pedro Rodrigues Magalhães Neto (UESPI). 2ª Examinadora: Profa. Dra. Iveuta de Abreu Lopes (UFPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O domínio da leitura e da escrita é condição necessária para o empoderamento de atividades letradas, como forma de garantir a participação dos indivíduos na sociedade. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivos descrever, analisar e caracterizar, as contribuições das atividades multiletradas para o desenvolvimento da leitura e da escrita de uma amostra de dez alunos da 2ª Série do Ensino Médio A pesquisa, cujos dados subsidiaram este trabalho, foi realizada em uma escola da Rede Pública Estadual, localizada na zona Sul de Teresina–PI. Para os fundamentos teóricos deste estudo, buscamos apoio em Street (1984; 2014), Soares (2012), Tfouni (2010), Mortatti (2004), Kleiman (1995; 2005) entre outros que argumentam que o letramento é sempre uma prática social seja no contexto escolar ou fora dele e, em Rojo (2009; 2012; 2013; 2015) com a perspectiva também dos multiletramentos. Este estudo se justifica pela importância do novo tratamento dado às atividades de leitura e de escrita a partir de novas tecnologias multiletradas, contribuindo para novas práticas de letramento na sala de aula. Optamos, aqui, por uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva e analítica com abordagem etnográfica buscando subsídios em Erickson (1988), Hymes (1974), Braga (1988) entre outros. Desse modo, no que se refere aos procedimentos adotados, seguimos o percurso do método etnográfico, que estabelece como parâmetros para a coleta dos dados, aspectos que devem partir da observação direta do pesquisador com os sujeitos pesquisados e análise concomitante. Os procedimentos se deram através de gravações de áudios e de imagens, aplicação de questionário, registros de conversas em diários de campo que se constituíram como importantes instrumentos para a coleta dos dados. Os resultados das análises nos mostraram que o contexto das atividades multiletradas, embora timidamente exploradas na sala de aula, já apontam contribuições para o desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos, bem como para a compreensão de novas formas e espaços de aprendizagem em que a leitura e a escrita se apresentam aparentemente marginalizadas. ABSTRACT: The reading and writing domain is a necessary condition for the empowerment of literate activities, as manner to ensure the participation of individuals in society. From this perspective, this study aims to describe, analyze and characterize, in the context of multiliterate activities, the contributions to the development of reading and writing a sample of ten students in second grade of High School. The research was realized in a State Public school, located in the south of Teresina -PI. To the theoretical foundations, we seek support in Street (1984; 2014), Soares (2012), Tfouni (2010), Mortatti (2004), Kleiman (1995; 2005) and others who argue that literacy is always a social practice in school context or out of it, and Rojo (2009; 2012; 2013; 2015) with the prospect of multiliteracies. This study was justified by the importance of the new treatment given to reading and writing activities from neew multiliterate technologies, contributing to new practices of literacy in the classroom. We chose here for a descriptive qualitative and analytical research with ethnographic approach seeking subsidies in Erickson (1988), Hymes (1974), Braga (1988) among others. Thus, with reference to the adopted procedures, we follow the route of the ethnographic method, which sets the parameters for data collection, aspects that must from the direct observation of the researcher with the subject researched and concomitant analysis. The procedures are given by audio recordings or image, a questionnaire, conversation records in field diaries that constituted themselves as important tools for data collection. The analysis results showed us that the context of the multiliterate activities, although shyly explored in the classroom, already point contributions to the development of reading and writing of students as well as for understanding of new forms and spaces of learning where reading and writing is apparently present marginalized. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino Médio - Letramento pt_BR
dc.subject Atividades Multiletradas pt_BR
dc.subject Leitura e Escrita pt_BR
dc.subject Etnografia pt_BR
dc.subject Literacy
dc.subject Multiliterate Activities
dc.subject Reading and Writing
dc.subject Ethnography
dc.subject High School
dc.title ATIVIDADES MULTILETRADAS E LETRAMENTO ESCOLAR: uma investigação no ensino médio pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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