Abstract:
RESUMO: A expectativa média de vida dos brasileiros tem aumentado nas últimas décadas, seguindo uma tendência mundial dos países em desenvolvimento, resultado da melhoria das condições de vida da população. Tal mudança na estrutura demográfica brasileira desafia o Estado e a sociedade em geral a qualificar este prolongamento da vida humana, adequando as ações socioculturais, econômicas, educacionais e políticas a esta nova demanda. Desse modo, esta dissertação objetivou compreender o significado da certificação profissional e o reconhecimento de saberes para pessoas idosas, que historicamente não eram alcançados por programas de inclusão nos espaços educacionais. Para atingir os objetivos propostos pela pesquisa, utilizou-se a abordagem metodológica qualitativa, com três frentes de pesquisa: a bibliográfica, a documental e a de campo. Como técnica de coleta de informações, utilizou-se a entrevista semiestruturada, realizada com as pessoas idosas e servidores do IFPI, Campus Floriano, que participam do programa Certific. Esses dados foram analisados de modo que permitiu conhecer as percepções destas pessoas idosas acerca dos saberes adquiridos ao longo da vida e das possibilidades de elevação da escolaridade, bem como as respostas governamentais apresentadas a esse público. A partir da percepção desses sujeitos, construíram-se as seguintes categorias de análise: significado de velhice, a importância do trabalho, o ingresso na profissão, a qualificação para o trabalho, o Certific, mudanças trazidas após o Certific. Na análise, constatou-se que os sujeitos não se percebem velhos, pois acreditam serem plenamente produtivos, revelando o olhar estigmatizante em torno do processo de envelhecimento, cultivado pela sociedade capitalista. Verificou-se que não há programa educacional específico para as pessoas idosas no IFPI, mas que o Certific atraiu as pessoas idosas, pela proposta inovadora de certificar as experiências e os saberes adquiridos no decorrer de suas trajetórias de vida e de trabalho, possibilitando aos alunos o aumento da qualificação profissional, a melhoria da autoestima e o empoderamento desses. Os sujeitos idosos da pesquisa guardam muitas expectativas em torno da possibilidade de terem seus saberes reconhecidos por meio da certificação profissional oferecida pelo programa. ABSTRACT: The average life expectancy of Brazilians has increased in recent decades, following a global trend of developing countries, are sult of improved living conditions of the population. Such a change in the Brazilian demographic structure, challenges the stateand society at large to qualify prolongation of human life, adapting the sociocultural, economic, educational and political actions to this new demand. Thus, this thesis aimed to understand about the meaning of professional certification and recognition of knowledgefor the elderly, which historically were not achieved by inclusion programs in educational spaces. To achieve the objectives proposed by the study, we used a qualitative approach with three research fronts: bibliographic, documental and field.As a technique of gathering information, we used thesemi-structured interview with the elderly and the IFPI, Campus Floriano participating in the program CERTIFIC servers. These data were analyzed so that helped identify the perceptions of these older people about the knowledge acquired throughout life and the possibilities of increasing schooling and governmental responses presented to this audience. From the perception of these subjects were built the following categories of analysis: Significance of age, the importance of Labor, the entry into the profession, the qualifications for the job, The CERTIFIC, Changes brought after CERTIFIC. In the analys is it was found that subjects did not perceive old because they believe they are fully productive, revealing the stigmatizing look around the aging process cultivated by capitalist society. It was found that there is no specific educational program for the elderly in IFPI, but that the elderly CERTIFIC attracted by innovative proposal to make the experiences and knowledge acquired during the course of their lives and work, enabling students to the increased professional skills, improving self esteem and empowerment of these. Elderly subjects research hold many expectations around the possibility of having their knowledge recognized through professional certification offered by the program.