Repositório Institucional da UFPI

FATORES ASSOCIADOS AO ABSENTEÍSMO POR DOENÇA ENTRE PROFESSORES

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author CARVALHO, Daniela Bandeira de
dc.date.accessioned 2018-07-25T17:29:34Z
dc.date.available 2018-07-25T17:29:34Z
dc.date.issued 2018-07-25
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1463
dc.description Orientador: Prof. Dr. Fernando Ferraz do Nascimento. Examinador interno: Prof. Dr. Márcio Dênis Medeiros Mascarenhas. Examinador externo: Prof.ª Dr.ª Lucíola Galvão Gondim Corrêa Feitosa (UNINOVAFAPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O absenteísmo é caracterizado como a ausência laboral do trabalhador. As consequências do afastamento docente afetam a rotina escolar e o envolvimento do docente com seu trabalho. Os estudos sobre os afastamentos dos docentes podem fornecer informações sobre a saúde do professor e são fundamentais para ajudar a administração pública na tomada de decisões. OBJETIVO: Verificar o perfil dos afastamentos dos professores da Rede Municipal de Teresina e investigar a associação entre as doenças mais prevalentes e os fatores relacionados ao trabalho. MÉTODOS: Estudo transversal, documental e analítico, analisou-se os afastamentos de todos os professores atendidos pela perícia médica do Instituto de Previdência do Município de Teresina – IPMT, durante o período de 2010 a 2016. A regressão Logística foi utilizada para estimar a chance de um professor solicitar afastamento segundo as doenças que mais afastam os professores de suas atividades laborais, onde o nível de significância adotado foi de 5%. RESULTADOS: A análise multivariada apontou que os professores com maior carga horária (8 horas/dia), com maior tempo de serviço (OR = 1,04; IC: 1,01-1,07) e os profissionais de educação física (OR = 1,82; IC: 1,08-3,06) estão mais propensos a solicitar afastamento por doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo, os professores de geografia (OR = 0,46; IC: 0,21-0,97) possuem menor chance de solicitar afastamento por esse tipo de doença. Professores com menor carga horária (OR = 0,40; IC: 0,24-0,65) e do sexo masculino (OR = 0,32; IC: 0,18-0,57) possuem menor chance de solicitar afastamento por doenças do aparelho respiratório. O modelo multivariado para afastamentos por transtornos mentais e comportamentais evidenciou que professores que lecionam a disciplina de inglês (0R = 3,04; IC: 1,63-5,67), do sexo feminino, e com maior tempo de serviço (OR = 1,04; IC: 1,01-1,07) possuem maior chance solicitar afastamento por transtornos mentais e comportamentais. CONCLUSÕES: O estudo detectou percentuais de absenteísmo semelhantes ao da literatura. O absenteísmo docente por doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo, doenças do aparelho respiratório e por transtornos mentais e comportamentais entre professores dos anos finais do ensino fundamental (5º ao 9º Ano) está associado a variáveis sociodemográficas, bem como a aspectos relacionados ao trabalho. ABSTRACT: Absenteeism is characterized by the absence of the worker. The consequence of a teacher’s absence affects school routine and the involvement of teachers in their work. Studies on teacher sick leave can provide information about the health of the teacher and are critical to assisting public administration in decision making. Objective: To verify the profile of the teachers' sick leave from the Teresina Municipal Network and to investigate the association between the most prevalent diseases and the factors related to work. Methods: A cross-sectional, documentary and analytical study was carried out to analyze the sick leaves of all teachers attended by the physicians of the Teresina Municipality Pension Institute (IPMT) from 2010 to 2016. The Logistics regression was used to estimate the chance (p <0,05) of a teacher applying for a leave of absence due to the diseases that most cause teachers to miss their work activities; where the level of significance was 5%. Results: The multivariate analysis showed that teachers with the highest workload (8 hours / day), with a longer period of service (OR = 1.04, CI: 1.01-1.07) and physical education professionals = 1.82, CI: 1.08-3.06) are more likely to have diseases of the musculoskeletal system and connective tissue while teachers of geography (OR = 0.46, CI: 0.21-0.97) have a lower chance of requesting leave for this type of disease. Teachers with lower hours (OR = 0.40, CI: 0.24-0.65) and males (OR = 0.32, CI: 0.18-0.57) have a lower chance of diseases of the respiratory system. The multivariate model for leave of absence due to mental and behavioral disorders showed that teachers who teach English (0R = 3.04, CI: 1.63-5.67), and those with a longer period of service (OR = 1.04, CI 1.01-1.07) have a lower chance of diseases of the mental and behavioral disorders. Conclusion: The study detected absenteeism rates similar to those in the literature. Teaching absenteeism due to musculoskeletal and connective tissue diseases, diseases of the respiratory system and mental and behavioral disorders among teachers of the final years of elementary school (5th to 9th Year) is associated with sociodemographic variables as well as aspects related to work. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Licença médica pt_BR
dc.subject Professores pt_BR
dc.subject Absenteísmo pt_BR
dc.subject Regressão logística pt_BR
dc.subject Saúde do trabalhador pt_BR
dc.subject Sick leave pt_BR
dc.subject Faculty pt_BR
dc.subject Absenteeism pt_BR
dc.subject Logistic models pt_BR
dc.subject Occupational health pt_BR
dc.title FATORES ASSOCIADOS AO ABSENTEÍSMO POR DOENÇA ENTRE PROFESSORES pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Saúde e Comunidade
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade do Centro de Ciências da Saúde.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account