Abstract:
RESUMO: A Radioatividade encontra-se muito presente na sociedade, porém, ainda é pouco discutida na educação científica. Nesse sentido, uma forma de trabalhar a temática no ensino de química é por meio da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) de ensino. Neste trabalho foi aplicada e investigada uma proposta de ensino da Radioatividade baseada nos pressupostos da abordagem CTS no ensino superior, com a finalidade de apresentar as relações CTS concernentes ao tema e proporcionar a aquisição de visões e posturas mais adequadas frente ao papel da Radioatividade na sociedade, com vistas ao processo de tomada de decisão. A proposta envolveu a exibição de vídeos, formulação de perguntas, discussões e atribuição de papéis. Os dados obtidos foram analisados segundo a Análise de Discurso de linha francesa, especialmente a Tipologia do Discurso, na perspectiva de Eni Orlandi (2002). A análise permitiu verificar relações entre diversos campos da Radioatividade e a participação ativa dos sujeitos da pesquisa nos processos de tomada de decisão, assim como deslocamentos do discurso autoritário para um discurso polêmico, que demonstra um posicionamento desejável em ambientes de ensino. Os resultados evidenciaram a eficiência da proposta em confrontar os aspectos científicos da Radioatividade com outros de natureza tecnológica e social. ABSTRACT: Radioactivity is very present in society, but it is still little discussed in scientific education. In this sense, one way of working thematic in the teaching of chemistry is through the science-technology-society approach (STS) of teaching. This work was applied and investigated a proposal of teaching of Radioactivity based on the assumptions of the CTS approach in higher education, with the purpose of presenting the CTS relations concerning the subject and to provide the acquisition of visions and postures more appropriate to the role of Radioactivity in society , with a view to the decision-making process.. The proposal involved the display of videos, formulation of questions, discussions and assignment of roles. The data obtained were analyzed according to the French Speech Analysis, especially the Discourse Typology, from Eni Orlandi's perspective (2002). The analysis allowed to verify relations between several fields of Radioactivity and the active participation of the research subjects in the decision making processes, as well as displacements of the authoritarian discourse to a polemical discourse, which demonstrates a desirable positioning in educational environments. The results evidenced the efficiency of the proposal in confronting the scientific aspects of Radioactivity with others of a technological and social nature.