dc.description.abstract |
RESUMO: A tomada da decisão em amamentar é um processo associado à educação desde a mais tenra idade, nesse sentido, tem sido reforçada a necessidade de que a mensagem de promoção da amamentação esteja presente desde a infância. Objetivou-se a criação e a validação de uma tecnologia educativa destinada à promoção da cultura do aleitamento materno destinado a crianças. Trata-se de uma pesquisa metodológica, com enfoque no desenvolvimento, avaliação e aperfeiçoamento de uma tecnologia educativa, realizada de agosto de 2016 a novembro de 2017. Na primeira fase do estudo realizou-se revisão integrativa, sendo possível analisar as principais publicações disponíveis sobre a promoção da cultura do aleitamento materno em crianças. Em seguida através da síntese de conhecimentos foi possível traçar os tópicos que seriam abordados na história em quadrinhos e com o auxílio de um design gráfico foi elaborada a arte e a diagramação da tecnologia educativa. Na terceira fase, a história em quadrinhos foi validada quanto ao conteúdo e aparência por 21 juízes, sendo 16 juízes de conteúdo, desses 8 docentes e 8 com experiência assistencial, além de 5 juízes da área de design. Além destes juízes 37 crianças em idade escolar também avaliaram a tecnologia educativa quanto à organização, estilo de escrita, aparência e motivação. Para coletar os dados foram utilizados três questionários diferentes, cada um direcionado aos grupos distintos de avaliadores. Após o levantamento das sugestões dadas pelos juízes e pelos escolares, foi feita a adequação da história em quadrinhos em sua versão final. O estudo obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, obtendo aprovação sob parecer nº 1.840.137. A tecnologia educativa criada trata-se de uma história em quadrinhos voltada à promoção do aleitamento materno para ser utilizada com crianças de 7 a 9 anos de idade, a qual tem como enredo mamíferos de um zoológico amamentando seus filhotes para assim demostrar a importância desse hábito para o crescimento e desenvolvimento. Na análise estatística a média dos escores dados pelos juízes de conteúdo foi de 90% e com confiabilidade da tecnologia (alpha de cronbach = 0,97) e concordância das respostas (Coeficiente de Correlação Intraclasse = 0,97) altas. O Índice de Validade de Conteúdo global, mensurado com base nas respostas dos juízes da área de design, foi igual a 90,4%. O nível de concordância das respostas positivas dadas pelas crianças foi de 95,6%. Foi realizado também o Teste de legibilidade de Flesch que demostrou que 100% das frases são muito fáceis de compreender. Conclui-se que a história em quadrinhos: “Passeio ao zoológico: Aprendendo sobre o aleitamento materno.” mostrou-se como válido e confiável para ser utilizado com crianças na promoção da cultura do aleitamento materno. ABSTRACT: The decision to breastfeed is a process associated with education from an early age. In this sense, the need for the promotion message of breastfeeding to be present since childhood has been reinforced. The objective was to create and validate an educational technology aimed at promoting the culture of breastfeeding for children. It is a methodological research, focusing on the development, evaluation and improvement of an educational technology, carried out from August 2016 to November 2017. In the first phase of the study an integrative review was carried out, being possible to analyze the main publications available on promotion of the culture of breastfeeding in children. Then through the synthesis of knowledge it was possible to outline the topics that would be approached in the comic book and with the help of a graphic design was elaborated the art and the diagram of the educational technology. In the third phase, the comic book was validated in terms of content and appearance by 21 judges, 16 content judges, 8 teachers and 8 assistants, as well as 5 judges from the design area. In addition to these judges 37 school-age children also evaluated educational technology regarding organization, writing style, appearance and motivation. Three different questionnaires were used to collect the data, each directed to the different groups of evaluators. After the survey of the suggestions given by the judges and the schoolchildren, the comics were adapted to the final version. The study was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí, obtaining approval under opinion nº 1,840,137. The educational technology created is a comic book aimed at the promotion of breastfeeding to be used with children from 7 to 9 years of age, which has as a mammals plot of a zoo breastfeeding their puppies to demonstrate the importance of this habit for growth and development. In the statistical analysis, the mean values of the scores given by the content judges were 90% and the reliability of the technology (cronbach alpha = 0.97) and concordance of the answers (Intraclass Coefficient = 0.97) were high. The Global Content Validity Index, measured on the basis of judges' responses in the design area, was equal to 90.4%. The level of agreement of the positive responses given by the children was 95.6%. The Flesch Readability Test was also performed, which showed that 100% of the sentences are very easy to understand. It is concluded that the comic book: "Ride to the Zoo: Learning about breastfeeding." Has proved to be valid and reliable for use with children in promoting the culture of breastfeeding. |
pt_BR |