Abstract:
RESUMO: A Umbanda configura-se como um sistema de crenças, uma religião que reúne elementos do catolicismo, kardecismo e das tradições brasileiras afro-ameríndias e de religiões de matriz africana, demonstrando seu potencial no âmbito da diversidade religiosa e dos diversos diálogos que o imaginário que compõe a sua cosmovisão possibilitam a quem a procura e para seus adeptos, numa interseção entre o limiar da religiosidade e o sentido da busca pela cura. Com isso, a condição plural dos terreiros os leva a se apresentarem como espaços de socialização entre vários universos de manifestação do que seus integrantes aceitam como o contato com o sagrado e sua espiritualidade, assim como é possível observar durante seus rituais de cura (no caso dessa pesquisa, os trabalhos de cura com Caboclos), o que podemos chamar de práticas terapêutico religiosas para o restabelecimento da saúde, tanto dos próprios filhos (as) de santo como dos indivíduos que procuram tais espaços. Do que observamos, tais práticas são consideradas em termos do acolhimento e assistência prestados a quem procura essa religião, demonstrando com isso seu grande potencial de complementariedade com os tratamentos e/ou diagnósticos iniciados no sistema de saúde oficial. Para tanto, o objetivo desta pesquisa foi o de descrever e analisar as construções narrativas presentes nos trabalhos de cura com Caboclos da Umbanda teresinense, por meio das doutrinas entoadas pelos adeptos quando incorporados por seus guias, procurando pensar sobre o trinômio doença-religiosidade-saúde nesta religião, considerando sua cosmologia e as práticas dos atores envolvidos em termos do que os discursos e narrativas que permeiam essa religião possam construir acerca dos sentidos sobre o adoecer e o restabelecimento do equilíbrio da saúde dos atores envolvidos. Para isso, o estudo se deu, inicialmente, por meio de pesquisa de caráter etnográfico, observação participante, conversas informais, entrevistas semi-estruturadas (com um pai de santo e seu guia espiritual) e registros fotográficos dos momentos relacionados aos trabalhos de cura, em 02 (dois) terreiros pesquisados na zona norte de Teresina-PI. Espera-se analisar as representações advindas das práticas terapêuticas religiosas nos terreiros umbandistas, aplicadas às experiências e vivências no trato com o sagrado, a doença e a cura. ABSTRACT: The Umbanda is configured as a belief system, a religion that combines elements of Catholicism, spiritualism and african-Amerindian and religions of African origin Brazilian traditions, demonstrating its potential in the context of religious diversity and the various dialogues that the imaginary composes his worldview enable those looking for it and its adherents in the intersection between the threshold of religiosity and sense of quest for healing. Thus, the plural condition of the yards leads them to present themselves as spaces of socialization among multiple universes manifestation of what its members accept as contact with the sacred and spirituality, as it is possible to observe during their healing rituals (in the case this research, the work of healing with Caboclos), which we call religious therapeutic practices for the restoration of health, both of their children (as) holy as the individuals seeking such spaces. Do we observe such practices are considered in terms of reception and care provided to those seeking his religion, thereby demonstrating its great potential for complementarity with the treatments and / or diagnostic started the official health system. Thus, the objective of this research was to describe and analyze the narrative constructions present in the work of healing with the Teresina Umbanda Caboclo, through the doctrines sung by supporters when incorporated by their guides, trying to think about the triad-religiosity-health disease this religion, considering its cosmology and practices of the actors involved in terms of the discourses and narratives that permeate this religion can build upon the meanings of the sick and restoring the balance of the health of those involved. For this, the study occurred initially through ethnographic research, participant observation, informal conversations, semi-structured interviews with a father and his holy spirit guide, leader of healing work and photographic records of the work healing in 02 (two) surveyed terraces in northern Teresina-PI. Expected to analyze the resulting religious therapeutic practices in umbandistas yards representations, applied to experiments and experiences in dealing with the sacred, the disease and the healing.