Abstract:
RESUMO: Essa pesquisa apresenta os resultados de um estudo que teve como finalidade identificar na arte rupestre pré-histórica as identidades sociais de figuras antropomórficas, assim como referência às relações de gênero e às diferentes atividades ritualísticas as quais se encontram ligadas. Há uma ênfase especial em determinados aspectos da iconografia da imagem humana e às características atribuídas a cada gênero, revelando uma estrutura binária de oposições (esquerda/direita, dominante/dominado/ grande/pequeno). Tendo como base informações etnográficas oriundas de grupos indígenas brasileiros, realizou-se uma analogia comparativa a fim de interpretar um valioso acervo imagético que tornou evidente os diferentes e conflitantes usos para as duas técnicas gráficas: na pintura rupestre, observa-se que o papel ritualístico é compartilhado entre o gênero masculino e feminino, enquanto nas gravuras há dominância da simbologia feminina. Foi possível relacionar ainda determinadas cenas parietais com importantes atividades ritualísticas realizadas por nativos, que são partes dos chamados 'ritos de passagem‘, entre os quais está incluído o rito da iniciação feminina, da fertilidade e do nascimento. Como local de pesquisa foram escolhidos sítios arqueológicos do Parque Nacional Serra da Capivara, localizado na região Sudeste do Estado do Piauí, sendo selecionado por possuir diversos sítios com corpus de figuras parietais extremamente ricas, tanto pintadas quanto gravadas. ABSTRACT: This research presents the results of a study which aims to identify the prehistoric rock art social identities of anthropomorphic figures, as well as reference to gender relations and the different ritualistic activities which are connected. There is a special emphasis on certain aspects of the iconography of the human image and the characteristics attributed to each gender, revealing a binary structure of opposition (left / right, dominant / dominated / big / small). Based on ethnographic information from Brazilian indigenous groups, a comparative analogy was held in order to play a valuable imagery collection that became evident the different and conflicting uses for the two graphic techniques: the rock painting, the ritually dominant role man, and the engravings, the dominance of female symbology. It was also possible to relate certain parietal scenes with important ritualistic activities by natives, who are part of so-called 'rites of passage', among which are included the rite of female initiation, fertility and birth. As a local research were chosen archaeological sites in the Serra da Capivara National Park, located in the State of Piaui Southeast, were selected because they have a corpus of extremely rich parietal figures, both painted quanta recorded.