Abstract:
RESUMO: O presente estudo vincula-se à linha de pesquisa “Ensino, formação de professores e práticas pedagógicas” do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal Do Piauí (UFPI). Na pesquisa busca-se resposta para a seguinte questão-problema: quais as contribuições da Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA para redimensionar a prática pedagógica no Ciclo de alfabetização? Tem como objetivo geral analisar as contribuições da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA para redimensionar a prática pedagógica no Ciclo de alfabetização. Especificamente, buscamos caracterizar a Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA quanto aos seus objetivos, sistematização e operacionalização no Ciclo de alfabetização; descrever como os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA são compartilhados no contexto escolar por professores e pela equipe gestora; compreender como os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA são /utilizados para redimensionar a prática pedagógica no Ciclo de alfabetização. A fundamentação do estudo tem embasamento teórico respaldado em documentos oficiais, tais como: Documento SAEB (BRASIL, 2008), Documento Básico (BRASIL, 2013), Relatório ANA 2013/2014 (BRASIL, 2015), Relatório de Ampliação do Ensino Fundamental para nove anos (BRASIL, 2004) e os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN (BRASIL, 2000). Sobre avaliação educacional tem como referência as contribuições de Vianna (2005), Afonso (2000) e Pontes (2001). A temática alfabetização e letramento e alfabetização Matemática apoiam-se nas ideias de Barbosa (2008), Soares (2003), Morais (2012), Danyluk (2015), Santos, Oliveira e Oliveira (20015) e Antunes (2007). Para compor o aporte teórico acerca das práticas pedagógicas trabalhamos com Zeichner (1993), Garcia (2003), Tardif (2001), Zabala (1998) e Souza (2009). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva que utilizar como técnica de produção de dados do questionário para traçar o perfil dos sujeitos e da entrevista semiestruturada para coleta de dados sobre o objeto de estudo. A pesquisa contou com a participação de 4 professores que atuam nas turmas de 3° ano do Ensino Fundamental, 4 diretores e 4 pedagogos de quatro escolas públicas da rede municipal de Teresina/PI, sendo duas de zona rural e duas de zona urbana. Para estruturação analítica optou-se pela técnica de análise de conteúdos, a partir da concepção de Bardin (1977) e Franco (2012). Diante das análises empreendidas sobre as contribuições da Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA, para redimensionamento da prática pedagógica no Ciclo de Alfabetização, a pesquisa aponta que o cenário educacional atual, apresenta fragilidades em relação ao uso das avaliações externas em benefício da escola, assim, constatamos lacunas no que concerne à reflexão e a tomada de decisão com base nos resultados. ABSTRACT: The present study is linked to the research line “Ensino, formação de professores e práticas pedagógicas” from the Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) Universidade Federal Do Piauí (UFPI). The research seeks to answer the following question: what are the contributions of the Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA to resize the pedagogical practice in the Literacy Cycle? Its general objective is to analyze the contributions of the Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA to resize the pedagogical practice in the Literacy Cycle. Specifically, we seek to characterize the ANA as to its objectives, systematization and operationalization in the Literacy Cycle; to describe how the results of the ANA are shared in the school context by teachers and the management team; understand how the results of the National Literacy Assessment (ANA) are / are used to resize the pedagogical practice in the Literacy Cycle. The study was based on official documents, such as: SAEB Document (BRAZIL, 2008), Basic Document (BRAZIL, 2013), Report ANA 2013/2014 (BRAZIL, 2015), Report of Expansion of Primary Education for nine years (BRASIL, 2004) and Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2000). On the theme about educational evaluation, the contributions of Vianna (2005), Afonso (2000) and Pontes (2001) are taken as references. The theme of literacy and mathematical literacy is based on the ideas of Barbosa (2008), Soares (2003), Morais (2012), Danyluk (2015), Santos, Oliveira and Oliveira (2015) and Antunes (2007). To compose the theoretical contribution about the pedagogical practices: Zeichner (1993), Garcia (2003), Tardif (2001), Zabala (1998) and Souza (2009). It is a qualitative descriptive research that used as a data-producing the questionnaire to draw the profile of the subjects and the semi-structured interview to collect data about the study object. The research had participation of 4 teachers who work in the 3rd grade classes of Elementary School, 4 directors and 4 pedagogues among four municipal public network schools of Teresina-Piauí, two from rural place and two from the city. For analytical structuring its opted for the technique of Content Analysis, under the conception of Bardin (1977) and Franco (2012). In the light of the analyzes carried out on the contributions of the Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA, to resize the pedagogical practice in the Literacy Cycle, the research points out that the current educational scenario presents weaknesses in relation to the use of external evaluations for the benefit of the school, we have identified gaps in reflection and decision-making based on results.