Abstract:
RESUMO: A Etnobotânica estuda o conhecimento desenvolvido por uma população acerca dos vegetais. Objetivou-se investigar os saberes e práticas sobre o uso das espécies vegetais, presentes em quintais rurais de comunidades situadas no interior do município de Amarante/Piauí, assim como as estórias conhecidas e contadas pelos moradores da localidade. As comunidades rurais estudadas foram Buritirana e Recanto, situadas a 5km e 10km, respectivamente, da sede municipal. O universo amostral foi de 100% em ambas as comunidades. A coleta dos dados foi realizada por meio de fotos, áudios e das técnicas de “rapport”, observação participante, entrevistas semiestruturadas e turnê-guiada com um mantenedor de quintal de cada família que apresentaram idade igual ou superior a 18 anos. Os materiais botânicos coletados seguiram o recomendado pela metodologia usual, sendo o voucher depositado no acervo do Herbário Graziela Barroso (TEPB) da UFPI. Os dados obtidos foram analisados quali-quantitativamente pelos índices de Shannon-Wierner, Jaccard e Sorensen, além da construção de curvas de dispersão. Um número de 33 informantes participou voluntariamente da pesquisa (13 na comunidade Buritirana e 20 na comunidade Recanto). Os quintais mostraram-se estruturalmente variados, multifuncionais e heterogêneos. Amostrou-se 150 espécies de plantas, com destaque para a família botânica Fabaceae, que agrupou o maior número de espécies. A categoria de uso alimentícia foi a mais representativa. O índice de Shannon indicou que a comunidade Buritirana é mais diversa (H’ = 4,45) em relação à comunidade Recanto (H’ = 4,32). O índice de Jaccard mostrou alta similaridade entre as duas localidades. Não houve correlação entre área e número de espécies, entretanto, a idade do quintal com o número de espécies, se mostraram positivamente correlacionadas. As plantas aromáticas e condimentares somaram 13 espécies, tendo Solanaceae e Lamiaceae como as mais representativas. As plantas ocorrentes nos quintas das duas comunidades são equiparadas, demonstrando uma alta verossimilhança, dado este confirmado pelo índice de Sorensen (IS= 0,75). Geralmente são cultivadas em canteiros suspensos ou em utensílios. São prontamente empregadas na culinária diária, podendo ainda ser utilizadas para fins medicinais. Obteve-se o relato de três lendas, sendo a do lobisomem a mais referenciada. Em relação aos mitos, o calendário lunar foi tido como um instrumento notadamente importante nas etapas de plantio e colheita de algumas espécies vegetais. Superstições são utilizadas pelos moradores locais, como estratégia suplementar no manejo das plantas. Constatou-se que a população tem mantido a tradição dos rituais religiosos, apesar de ter detectado pouco envolvimento no empenho de sua realização. Conclui-se que os quintais rurais das comunidades asseguram oferta e disponibilidade de alimentos; se mostraram correlatos entre si, sendo sua estruturação influenciada pela socioeconomia e uso potencial. O cultivo de especiarias é uma prática remota, marcada pela sua singularidade, tanto em produção quanto em manutenção. As hortaliças são usufruídas para acentuar o gosto e o aroma de diferentes pratos, além de atuar como fitoterápicos. Na comunidade Buritirana há a crença em lendas, bem como saberes populares referentes a mitologias. Simpatias aprendidas com os mais velhos ainda estão sendo usadas. A população tem mantido a tradição dos rituais religiosos. Contudo, os quintais estudados transpareceram-se dinâmicos, por se delinearem frente a aspectos estéticos, sociais, econômicos, simbólicos, culturais e ecológicos. ABSTRACT: The Ethnobotany Studies the knowledge developed by a population of plants. This study aimed to investigate the knowledge and practices regarding the use of plant species present in backyards of rural communities located within the municipality of Amarante/Piauí, as well as the stories known and counted by the inhabitants of the locality. The rural communities were studied Buritirana and Recanto, located within 5km and 10km away respectively from the municipal headquarters. The sample universe was 100% in both communities. The data collection was performed by means of pictures, audios and the techniques of "rapport", participant observation, semi-structured interviews and tour-guided with a maintainer of backyard of each family who presented age greater than or equal to 18 years old. The botanical material collected followed the recommended by the usual methodology, with the voucher deposited in the Herbarium Graziela Barroso (TEPB) UFPI. The data obtained were analyzed qualitative and quantitatively by the indices of Shannon-Wierner Jaccard, and Sorensen, besides the construction of dispersion curves. A number of 33 informants voluntarily participated in the study (13 in the Community Buritirana and 20 in the Community Recanto). The backyards were structurally diverse, heterogeneous and multifunction. It was presented 150 species of plants, with special attention to the botanical family Fabaceae, which has grouped the largest number of species. The category of food use was the most representative. The Shannon index indicated that the Community Buritirana is more diverse (H'= 4.45) in relation to the Community Corner (H'= 4.32). The Jaccard index showed high similarity between the two locations. There was no correlation between area and number of species, however, the age of the yard with the number of species were positively correlatedThe herbs and condiments totaled 13 species, having Solanaceae and Lamiaceae as the most representative. The plants occurring in the quintas of two communities are treated, demonstrating a high likelihood, given this confirmed by the Sorensen index (S= 0.75). Are usually grown in beds suspended or utensils. Are readily used in everyday cooking, may still be used for medicinal purposes. We obtained the report of three legends, being a werewolf the most referenced. In relation to the myths, the lunar calendar was taken as an instrument especially important in stages of planting and harvesting of some plant species. Superstitions are used by local residents, as additional strategy in the management of the plants. It found that the population has maintained the tradition of religious rituals, despite having detected little involvement in the commitment of its realization. It is concluded that the backyards of rural communities ensure the supply and availability of food; were correlated among themselves, being its structuring influenced by socioeconomics and potential use. The cultivation of spices is a remote practice, marked by its singularity, in both production and maintenance. The vegetables are enjoyed to accentuate the taste and aroma of different dishes, in addition to acting as herbal medicines. In the community Buritana there are beliefs in legends as well as popular knowledge concerning the mythologies. Superstitions learned with the older ones are still being used. The population has maintained the tradition of religious rituals. However, the enactment and backyards studied if dynamic, Outline front the aesthetic aspects, social, economic, symbolic, cultural and ecological issues.