Abstract:
RESUMO: O racismo é um problema social caracterizado fundamentalmente pelo sentimento de superioridade de um grupo racial sobre outros. Deve ser combatido constantemente em função das suas consequências como a exclusão social, o constrangimento, o sentimento de inferioridade, a desvalorização do grupo que sofre racismo. No Brasil, os afrodescendentes, discriminadamente chamado negros, sofrem racismo – prevalecem os valores da cultura europeia desde a formação do país. Atualmente, em muitas situações, ocorre de forma velada em função de discursos igualitários e de dispositivos legais antirracistas. Práticas e ideias, como a falsa democracia racial e a assimilação do branqueamento, contribuem para os silêncios sobre a questão racial, nos diversos espaços, em nossa sociedade. As motivações básicas para esta pesquisa foram o desenvolvimento do sentimento de pertencimento racial e as experiências de racismo vivenciadas na família. A pesquisa tinha como objetivo geral
analisar as experiências de racismo vivenciadas por professores considerados
afrodescendentes. E como objetivos específicos: discutir sobre as formas de manifestação do racismo; caracterizar as experiências de racismo no universo social; identificá-las na família; investigar as experiências de racismo no processo de escolarização e no contexto do trabalho docente; descrever perspectivas de combate ao racismo. Os sujeitos da pesquisa foram três professores graduados, considerados afrodescendentes devido às suas características fenotípicas, que estavam desenvolvendo a docência como concursados em escolas públicas e na universidade. Foi usada a abordagem qualitativa, por meio das narrativas biográficas, entrevistas semiestruturadas e o diário de campo como instrumentos de pesquisa. Todas as entrevistas foram realizadas no local de trabalho de cada professor. As informações acessadas a partir das entrevistas foram transcritas, organizadas e, depois de analisadas, foram agrupadas
por categorias para interpretação e discussão. A pesquisa e esta dissertação estão
fundamentadas em trabalhos de Moura (1988), Boakari (1997, 1999, 2003, 2010), Gomes
(1995), Lopes (2007), Schwarcz (1993), Freyre (2000), Fanon (2008), Althusser (1985),
Santos e Meneses (2010), Castro e Abramovay (2006), Foucault (2007), Bertaux (2008),
Richardsonet al. (2012), Moreira e Caleffe (2008), Bogdan e Biklen (1994), Bardin (2001),
dentre outros. Teve como colaboradores os membros do Núcleo de Pesquisa e Estudos Roda Griô – GEAfro: gênero, educação e afrodescendência, do Centro de Ciências da Educação (CCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), as professoras Shara Jane Holanda Costa Adad, Maria do Carmo Alves do Bomfim; e os professores Elio Ferreira de Souza, Antônio Francisco Soares, Joaquim Monteiro e Renato José Rodrigues. Os resultados do estudo ratificaram a existência continuada do racismo e fornecem evidências da necessidade da adoção de práticas concretas e explícitas junto à sociedade brasileira, em todos os níveis da educação escolar, para desenvolver ações e atividades antirracistas, e contra todas as formas de discriminação e de desumanização. ABSTRACT: Racism is a social problem essentially characterized by the sense of superiority of one racial group over others. It must be fought constantly in terms of its consequences such as social exclusion, embarrassment, sentiment of inferiority and depreciation of the group who suffers racism. In Brazil, Afro-descendants suffer racism, making prevail the values of European culture since the formation of this country. Currently, in many situations, it has been developing covertly due to egalitarian discourse and anti-racist legal provisions. Practices and ideas as the false racial democracy and assimilation of whitening have contributed to the silence in various social areas on the racial issue in our society. Thus, it is important to say in advance that the basic motivations for this research were the development of the sense of racial belonging and racism experiences in the family. This research had as general objective "to analyze racism experiences lived by teachers considered Afro-descendants". In addition, as specific objectives: discuss the manifestations of racism; characterize racism experiences in
the social sphere; identify them within the family; investigate racism experiences in the
learning process and in the context of teaching; as well as describing prospects for fighting
against racism. The research subjects were three graduated teachers, considered Afrodescendants due to their phenotypic characteristics, which were developing teaching as civil servants in public schools and university. The qualitative approach was used through the biographical narratives, semi-structured interviews and a field diary as research tools. All interviews were conducted in each teacher's workplace. The information accessed from the interviews were transcribed, organized and after analysis were grouped by categories for the realization of interpretation and discussion. The research and this dissertation are based on authors such as: Moura (1988), Boakari (1997, 1999, 2003, 2010), Gomes (1995), Lopes (2007), Schwarcz (1993), Freyre (2000), Fanon (2008), Althusser (1985), Santos; Meneses (2010), Castro; Abramovay (2006), Foucault (2007), Bertaux (2008), Richardson (2012), Moreira; Caleffe (2008), Bogdan; Biklen (1994), Bardin (2001), among others. It also had as contributors the members of Núcleo de EstudosRodaGriô-GEAfro: gender, education and Afro-descendancy, the Center of Science Education from Federal University of Piauí and teachers Shara Jane Holanda Costa Adad, Maria do CarmoAlves do Bomfim, Elio Ferreira de Souza, Antônio Francisco Soares, JoaquimMonteiro e Renato José Rodrigues. Results from the study showed the continued existence of racism in our society. The study also provides evidence of the necessity of focusing more explicit efforts and take concrete practices in Brazilian society, especially at all levels of school education, to develop actions and antiracist activities, and against all forms of discrimination, dehumanization.