Abstract:
RESUMO: Este trabalho analisou o pagamento no ritual do Reisado do Mutirão, em Demerval Lobão, no Piauí. Para tanto, utilizei-me de pesquisa de campo, através de abordagem etnográfica e do método da história oral, no sentido de atingir o objetivo maior de investigar o pagamento em suas variadas dimensões simbólicas e seus desdobramentos na brincadeira do reisado. O Reisado do Mutirão se constitui em um fenômeno de trocas sociais e simbólicas, que envolve alianças construídas por relações de parentesco, amizade, compadrio e vizinhança, fortalecidas pela ética do campesinato. Como peregrinação, em que atua com dinâmica em processos rituais de retirada (saída, passagem e retorno), o reisado sai do cotidiano, movido por relações com o sagrado, em desobriga de diferentes formas de pagamento. Nesse entendimento, o pagamento foi analisado em três dimensões: o pagamento religioso da promessa (obrigação do promesseiro), o pagamento financeiro (contratos informais dos brincadores e custos materiais da festa) e o pagamento ritual das esmolas e da apresentação dos bichos (negociação com o dono da casa), o que me fez perceber que o pagamento, objeto profano, convive com a religião, objeto sagrado, na realização da brincadeira do Reisado do Mutirão, isso porque o pagamento, a princípio visto como elemento profano, ao ser inserido como parte de um ritual, recebe por extensão o significado de um todo cerimonioso, e desse modo seu uso apartado do cotidiano eleva-o à dimensão do sagrado. Nesse sentido, o pagamento que analiso nesta dissertação, embora lide com o dinheiro, a esmola em espécime, transcende o caráter de mera troca mercadológica, por sua ação ritual. Dentre os autores que recorri ao diálogo nessa abordagem antropológica, destaco os estudos de Marcel Mauss, Clifford Geertz, Van Gennep, Victor Turner, Klaas Woortmann, Edmund Leach, Luzimar Pereira, Daniel Bitter e Wagner Chaves. ABSTRACT: This work analyzed the payment in the ritual of Reisado do Mutirão, in Demerval Lobão, in Piauí. For that, I used field research, through a qualitative ethnographic approach and the method of oral history, in the sense of reaching the larger goal of investigating the payment in its various symbolic dimensions and its unfolding in the play of reisado. The Reisado do Mutirão is a phenomenon of social and symbolic exchanges, involving alliances built up by relations of kinship, friendship, compadrio and neighborhood, strengthened by the ethics of the peasantry. As a pilgrimage, in which it acts with dynamics in ritual processes of withdrawal (exit, passage and return), reisado leaves the daily, moved by relations with the sacred, in relief of different forms of payment. In this understanding, the payment was analyzed in three dimensions: religious payment of the promise (commitment of the promise), financial payment (informal contracts of gamblers and material costs of the party) and ritual payment of alms and play (negotiation with the owner of the house), which made me realize that payment, a profane object, coexists with religion, a sacred object, in the play of the Reisado do Mutirão, because payment, initially seen as a profane element, when inserted as part of a ritual, receives by extension the meaning of a ceremonial whole, and thus its use away from everyday life, elevates it to the dimension of the sacred. In this sense, the payment that I analyze in this dissertation, although dealing with money, alms in specimen, transcends the character of mere market exchange, for its ritual action. Among the authors of this anthropological approach, I highlight the studies of Marcel Mauss, Clifford Geertz, Van Gennep, Victor Turner, Klaas Woortmann, Edmund Leach, Luzimar Pereira, Daniel Bitter and Wagner Chaves.