Abstract:
RESUMO: A sustentabilidade deve ser buscada por todas as organizações, principalmente pelas Instituições de Ensino Superior (IES), em razão de seu grande alcance e influência sobre a sociedade e o mercado de trabalho. Uma delas é a Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde se verificou que as ações voltadas ao desenvolvimento sustentável ainda são tímidas na área de gestão, embora já estejam presentes no ensino, pesquisa e extensão. Entre os pontos de melhoria, estão os voltados ao consumo de energia, avaliável pelos Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviço e Públicas (RTQ-C), ferramenta já consolidada e que foca na melhoria da infraestrutura das edificações mas sem considerar o uso dos ambientes. Este trabalho tem, assim, como objetivo geral desenvolver um índice que considere o uso do ambiente na avaliação da eficiência energética de salas de aula de IES, utilizando a UFPI como objeto de estudo. Para tanto, levantou-se as legislações vigentes que exigem a aplicação de eficiência energética em instituições de ensino; elaborou-se a Taxa de Utilização das Salas de Aula (TUSA), ferramenta que compara o tempo de uso com o de disponibilidade das salas, e desenvolveu-se o Indicador de Uso do Ambiente (IUA), que avalia a ocupação das salas a partir da quantidade de usuários. A partir da relação deste último com a eficiência energética dos sistemas de iluminação e climatização das salas, criou-se o Índice de Consumo Médio Relativo de Energia (ICMRE), o qual permite que as IES classifiquem as eficiências energética e de ocupação de suas salas. Além disso, definiu-se uma amostra probabilística das salas de aula da UFPI com 95% de precisão e estratificada por Centro de Ensino, na qual foram coletados dados que permitiram validar os indicadores e índice criados por sala, Centro e para a IES como um todo. Identificou-se baixos índices de eficiência com o ICMRE, com grande influência do IUA, refletindo a necessidade de serem executadas ações que visem a melhoria do índice de eficiência energética da IES. Sugeriu-se então, intervenções nas salas de aula utilizando como base as que apresentaram o melhor e o pior ICMRE, as quais permitiriam uma redução estimada de até 17% na energia consumida nas salas e de 718,86 kg na emissão de dióxido de carbono resultante da geração e consumo de eletricidade, além de uma redução de até 60% no consumo per capita. Propôs-se, então, que estes indicadores e índice sejam inseridos nos Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS) e no Sistema Acadêmico das IES, para que possam ser acompanhados pela comunidade acadêmica, visando melhorar os índices de sustentabilidade das instituições e minimizar os impactos socioambientais resultantes do uso da energia. ABSTRACT: Sustainability should be sought by all organizations, especially by Higher Education Institutions (HEIs), because of their great reach and influence in society and the labor market. One of them is the Federal University of Piauí (UFPI), where it was verified that actions aimed at sustainable development are still timid in the area of management, although they are already present in teaching, research and extension. Among the points of improvement are the energy consumption targets, which can be evaluated by the Technical Quality Requirements for the Energy Efficiency Level of Commercial, Service and Public Buildings (RTQ-C), an already consolidated tool that focuses on the improvement of infrastructure of buildings but without considering the use of environments. Thus, this work has as general objective to develop an index that considers the use of space in the evaluation of the energy efficiency of IES classrooms, using the UFPI as object of study. In order to do so, the current legislations that require the application of energy efficiency in educational institutions; the Classroom Utilization Rate (TUSA) was elaborated, a tool that allowed comparing the time of use with the availability of classrooms and the Space Use Indicator (IUA) was developed, which evaluates the occupation of classrooms based on the number of users. Based on the latter's relationship with the energy efficiency of the rooms' lighting and air conditioning systems, the Relative Average Energy Consumption Index (ICMRE) was created, which allows the HEIs to classify the energy and occupancy efficiencies of their rooms. In addition, a probabilistic sample of the UFPI classrooms was defined with 95% accuracy and stratified by the Teaching Center, in which data were collected to validate the indicators and index created by the classroom, the Center and the HEI as a whole. Low efficiency indexes were identified with the ICMRE, with great influence of the IUA, reflecting the need to carry out actions aimed at improving the energy efficiency index of HEI. Interventions in the classrooms were based on those that presented the best and the worst ICMRE, which would allow an estimated reduction of up to 17% in the energy consumed in the rooms and 718.86 kg in the emission of carbon dioxide resulting from the generation and consumption of electricity, in addition to a reduction of up to 60% in per capita consumption. It was then proposed that these indicators and index be inserted in the Sustainable Logistics Management Plans (PLS) and in the Academic System of HEIs, so that they can be accompanied by the academic community, aiming at improving the sustainability indexes of institutions and minimizing the socio-environmental impacts resulting from the use of energy.