Abstract:
RESUMO: Nesta tese, elencamos como objeto de estudo analisar, minuciosamente, até que ponto as ações no campo da educação permanente para idosos propiciam a vivência do envelhecimento ativo. Para tanto, como base material de análise, elegeram-se as experiências educacionais de três Universidades Abertas da Terceira Idade (UNATI), atuando em Teresina. São elas: Programa Terceira Idade em Ação, Programa Integração de Gerações, Universidade Aberta da Terceira Idade-UESPI. Como marco histórico do estudo, escolheu-se o intervalo entre 1998 e 2013, por corresponder, respectivamente, ao ano de implementação da primeira experiência de UNATI em Teresina, e a assinatura, pelo governo brasileiro, do termo de compromisso nacional do envelhecimento ativo. O estudo tem como objetivo geral compreender como o envelhecimento ativo é viabilizado pelas Universidades Abertas para Terceira Idade Teresinenses, em consonância com os pressupostos da OMS, e na perspectiva da garantia de direitos ao segmento populacional idoso. Para tanto, utilizou-se a abordagem qualitativa. Realizou-se pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e análise documental. Os autores de base foram Albuquerque (2008), Cachioni (2006), Gue (2013), Gontijo (2005), Castilhos (2013), Muller (ORG) (2015). Como instrumento de coleta de dados da pesquisa de campo, utilizou-se entrevista realizada em janeiro de 2017. A amostra composta por quinze entrevistados no total, sendo, de cada UNATI, dois alunos/as idosos/as devidamente matriculados/as (ativos/as); dois alunos/as egressos/as, 01 uma educadora/gestora. Entre os resultados desse estudo, podemos elencar as UNATIS Teresinenses que oferecem condições de vivência da Política do Envelhecimento Ativo (PEI); que os projetos pedagógicos do PTIA, INTEGERA e UNATI/UESPI trazem aspectos que impulsionam condições de execução da PEI na medida que oportunizam disciplinas que levam ao autocuidado; além de promoverem relações intergeracionais no espaço acadêmico. Concluímos que o PTIA, INTEGERA e UNATI/UESPI estão contribuindo para que as pessoas idosas consigam obter o autocuidado e integração intergeracional, auxiliam na obtenção de condições de vivência dos determinantes da Politica ora analisada. Para que consigamos visualizar a PEI executada em sua complexidade faz-se necessário que os gestores proporcionam condições para que todas as políticas setoriais funcionem com propostas voltadas ao idoso. A longevidade precisa ser celebrada com condições dignas para as pessoas idosas. ABSTRACT: In this thesis, we have selected as study object to analyze, in detail, to what extent in the area of permanent education for the elderly provide the experience of active aging. Thus, the educational experiences of three Open Universities of the Third Age, called UNATI, acting in Teresina, were chosen as the material basis for this analysis. They are: Third Age Program in Action, Integration of Generations Program, Open University of the Third Age-UESPI. As a historical landmark of the study, the interval between 1998 and 2013 was chosen, since it corresponded respectively to the year of implementation of the first experience of UNATI in Teresina, and the signing by the Brazilian government of the term of national commitment on active aging. The objective of the study is to understand how active aging is made possible by Teresina's Open Universities for Third Age, in line with WHO's assumptions, and with a view to guaranteeing rights to the elderly population segment. Thereunto, the qualitative approach was used. Literature research, field research and documentary analysis were done. The main authors were Albuquerque (2008), Cachioni (2006), Gue (2013), Gontijo (2005), Castilhos (2013), Muller (ORG) (2015). As a data collection instrument for the field research, an interview was conducted in January 2017. The sample consisted of fifteen interviewees in total, being, from each UNATI, two elderly students duly enrolled (active); Two graduates and 01 an educator / manager. Among the results of this study, we can list the Teresina’s UNATIS that offer conditions for living the Active Aging Policy (PEI); that the pedagogical projects of PTIA, INTEGERA and UNATI / UESPI bring aspects that impel conditions of execution of the PEI in the measure that they offer disciplines that lead to self-care; Besides promoting intergenerational relations in the academic space. We conclude that the PTIA, INTEGERA and UNATI / UESPI are contributing for the elderly to obtain self-care and intergenerational integration, help in obtaining living conditions of the determinants of the Policy analyzed here. In order to be able to visualize the PEI implemented in its complexity, it is necessary that managers provide the conditions for all sectoral policies to work with proposals aimed at the elderly. Longevity needs to be celebrated with dignified conditions for the elderly.