Abstract:
RESUMO: Tomando como disparador a relação entre educação e as existências Trans, esta pesquisa direciona-se a analisar o pensamento das educadoras Trans do projeto TRANS FORMA AÇÃO por meio dos confetos produzidos sobre suas experiências educativas. Neste sentido, este trabalho deu vazão às seguintes questões que o nortearam: Quais conceitos e problemas mobilizam as educadoras Trans sobre suas experiências educativas neste projeto? Que outras formas de pensar os processos sexopoliticos Trans esta educação promove? Que disparadores educativos são criados pelas educadoras neste projeto? Quais os saberes elaboram sobre suas experiências enquanto educadoras Trans? No processo, estas questões dialogaram com os seguintes autores/as: Foucault (2013; 2010; 1988), Leite Jr. (2008), Bento(2012), Le Goff (2006), Miskolci ( 2012) Delemeau (2009), Kant(1985), Preciado (2011) e outros. Fizemos uso do método de pesquisa da sociopoética permeado pelas leituras de Gauthier (2012;2003;1998), Adad (2014) e Petit (2014) dentre outros. Este método norteia-se por cinco princípios, quais sejam: pesquisar entre as pessoas de um grupo; pesquisar com as culturas de resistência, das categorias e dos conceitos que produzem; pesquisar com o corpo todo; pesquisar utilizando técnicas artísticas; a importância da responsabilidade ética, noética e espiritual do grupo-pesquisador no momento do processo de pesquisa. A produção coletiva das experiências deram vazão a confetos acerca do tema-gerador: O educar na relação com o gênero. As experiências estéticas deram-se por meio de duas técnicas artísticas: Estandarte do educar na relação com o gênero e o Corpo do Educar na Relação com o gênero. Após as análises e de posse dos confetos cartografou-se a filosofia do grupo-pesquisador que deu originem linha de pensamento: A Pedagogia Trans: Tipos de educadora, Problemas e Táticas-dispositivos. Esta linha de pensamento se expressa por meio dos seguintes confetos, Educadora corpo trans saia de chita, Educadora trans calçada de sorte, Corpo Educação Travesti, Educar saia de chita para a diversidade na relação de gênero, Educar travesti na relação com o gênero, Educar Dérika calçado de sorte na relação com o gênero. Os confetos em questão mostram que as diferenças, as multiplicidades agenciadas pelas educadoras Trans em suas experiências educativas problematizam as concepções instituídas de gênero para que se pense em outras formas de existir na educação. E também operam modos de educar que estão ligados às práticas cotidianas das Educadoras Trans frente à heteronormatividade. Portanto, as educadoras Trans e seus saberes e experiências educativas atuam como disparadores/agenciadores que mobilizam pensar outros modos de educar na contemporaneidade ao inserir um aprendizado para/com/pelas diferenças. ABSTRACT: Taking as trigger the relationship between education and the Trans existences, this research is directed to analyze the thoughts of Trans educators in the TRANS FORMA AÇÃO project through concept-affection produced on their educational experiences. Thus, this work raised the following questions that guided it: what concepts and problems mobilize Trans educators about their educational experiences in this project? What are the other ways of thinking about the Trans sex-political processes promotes this education? What educational triggers are created by the educators in this project? Which knowledge they elaborate on their experiences as Trans educators? In the process, these questions dialogue with the following authors: Foucault (2013; 2010; 1988), Leite Jr. (2008), Bento(2012), Le Goff (2006), Miskolci ( 2012) Delemeau (2009), Kant(1985), Preciado(2011), among others. We did use the Sociopoética research method permeated by readings of Gauthier (2012; 2003; 1998), Adad (2014) and Petit (2014). This method is guided by five principles, namely: research among people of a group; search with the cultures of resistance, the categories and concepts they produce; search with the whole body; search using artistic techniques; importance of ethical, noetic and spiritual responsibility of the researcher-group at the moment of researching process. The collective experiences production gave vent to confects on the subject-generator: The education in relation to gender. The aesthetic experiences occurred through two artistic techniques: Standard of education in relation to gender and the Body of Education in relation to gender. After analysis and possession of concept-affection, we mapped the philosophy of the researcher-group who gave rise to the line of thought: The Trans Pedagogy: Types of educator, Problems and Tactics-devices. This line of thought is expressed by the following confects, Trans Educator calico skirt body, Trans Educator dressed of lucky, Transvestite Education Body, Educate calico skirt for diversity in gender relations, educate transvestite in relation to gender, education Dérika dressed of lucky in relation to gender. The concept-affection in question show that the differences, multiplicities agencied by the Trans educators in their educational experiences problematize the established concepts of gender so that we think other ways to exist in education. Also operate modes of education that are linked to the daily practices of Trans Educators front of heteronormativity. Therefore, Trans educators and their knowledge and educational experiences act as triggers/ mediators that mobilize to think other ways of educate in contemporaneity when introducing a learning experience for/with/by differences.