Abstract:
RESUMO: Neste estudo de natureza historiográfica investiga-se a história e a memória do Projeto Cordel nas Escolas (1990-2007). O objetivo geral é analisar a contribuição do Projeto Cordel nas Escolas para o desenvolvimento da cultura cordelista no espaço escolar. E como objetivos específicos; 1) Identificar os motivos que levaram à idealização do Projeto Cordel nas Escolas; 2) Conhecer as expectativas geradas em torno do Projeto pelos cordelistas colaboradores; 3) Descrever o Projeto Cordel nas Escolas, desenvolvido na rede pública de ensino na cidade de Teresina; 4) Caracterizar a cultura cordelista no espaço escolar; 5)Traçar o perfil do aluno/autor dos cordéis. A preocupação principal esta ancorada na seguinte questão: Qual a contribuição do Projeto Cordel nas Escolas para o desenvolvimento da cultura cordelista no espaço escolar? O aporte teórico da pesquisa está baseado em autores da Nova História Cultural como: Burke (1992 e 1989) e Chartier (1990) em Memória com: Félix (1998); Halbwachs (1990), Bosi (1994); na História Oral: Alberti (2004), Delgado ( 2010), Freitas (2002) e Meihy (1998); na literatura Ferro (2010) e Queiroz (2008) e na Literatura de Cordel: Costa (2010), Galvão (2006), Luyten (2007), Megale (2003) entre outros. Quanto à metodologia, os depoimentos serão o ponto central das análises, uma vez que utilizou-se a história oral como método, mais especificamente a história oral temática que se interessa apenas por eventos específicos da vida do entrevistado. As fontes utilizadas na pesquisa foram hemerográficas: jornais disponíveis no Arquivo Público de Teresina e orais: entrevistas com alunos e cordelistas que participaram do projeto cordel nas escolas e um vendedor de cordéis. Os resultados da pesquisa demonstram que o Projeto Cordel nas Escolas foi um importante aliado na revitalização da literatura oral além da possibilidade de ser incorporado na sala de aula como facilitador do processo de ensino/aprendizagem. Os motivos da idealização do Projeto consistiram em aproximar a cultura cordelista do espaço escolar e manter viva a tradição cultural da literatura de cordel. Por fim, constatou-se que a representação coletiva se faz presente no discurso dos alunos/autores dos folhetos. ABSTRACT: In this study of historiographical nature we investigate the history and memory of the cordel project in schools (1990-2007). The overall objective is to analyze the contribution of Cordel in Schools project for the development of cordelista culture at school. And the following objectives; 1) Identifying the reasons that led to the idealization of Cordel Project in Schools; 2) Knowing the cordelists contributors’ expectations about the project; 3) Describing the cordel project in schools, developed in the public school system in the city of Teresina; 4) Distinguishing the cordelist culture at school; 5) Drawing the profile of the student/author of cordéis. Our main concern is rooted on the following question: What is the contribution of Cordel Project in Schools to the development of cordelist culture at school? The theoretical contribution of the research is based on the authors of the New Cultural History such as: Burke (1989); Le Goff (2001) and Chartier (1992 and 1989) in Memory with: Felix (1998); Halbwachs (1990), Bosi (1994); in Oral History: Alberti (2004), Delgado (2010), Freitas (2002) and Meihy (1998) in Iron literature (2010) and Queiroz (2008) and Cordel Literature: Costa (2010), Galvão (2006), Luyten (2007), Megale (2003) among others. As for the methodology, the testimonials will be the central point of the analysis, since we use oral history as a method, more specifically the oral history that, unlike the oral history of life, cares only for specific events. The sources used in the research were hemerographics: newspapers available in Teresina Public Archives and oral ones: interviews with students and cordelists who participated in the cordel project in schools and a cordel salesman. The survey results show that the cordel project in schools was an important ally in the revitalization of the oral literature besides the opportunity to be incorporated in the classroom as a facilitator of the teaching/learning process. The reasons for the project idealization consisted in bringing the cordelist culture closer to the school environment and in keeping the cultural tradition of cordel literature alive. Finally, we found that the collective representation is present in the discourse of students/authors of the brochures.