Abstract:
RESUMO: O etnoconhecimento acerca da conservação da biodiversidade constitui um patrimônio das populações autóctones, uma vez que é transmitido pela oralidade, por meio de processos intergeracionais. A compreensão da ecologia básica dos meliponídeos é essencial para fundamentar o desenvolvimento e implementação de estratégias de conservação e técnicas de gestão que favoreçam os agricultores tradicionais. No planeta, a biodiversidade de abelhas é muito elevada, pois já foram descritas cerca de 20.000 espécies. O Brasil possui a maior diversidade de abelhas do mundo; dentre estas, aparecem as abelhas sem ferrão com 330 espécies, pertencentes à tribo Meliponini, dividida em 31 gêneros. Objetivou-se investigar os saberes, classificação e concepções sobre as abelhas nativas e as plantas melitófilas usadas e/ou conhecidas na comunidade José Gomes, Cabeceiras do Piauí/PI. Para isso, foram empregados os seguintes objetivos específicos: registrar o modo como a comunidade de José Gomes percebem as abelhas e constrói o domínio etnozológico “Inseto”; verificar os diferentes usos que os moradores de José Gomes fazem das abelhas nativas, apontando os benefícios que as espécies podem oferecer à comunidade local; identificar a sapiência dos residentes em relação à conservação das abelhas nativas; descrever como os indivíduos identificam e separam as espécies ocorrentes; e apontar o conhecimento dos residentes acerca dos tipos de plantas melitófilas existentes na comunidade. Foram entrevistados 43 moradores a respeito do conhecimento acerca das abelhas sem ferrão, por meio de formulário semiestruturado. Os meliponíneos foram capturados usando metodologia usual (rede entomológica e vasilhames distribuídos), sendo a coleta realizada no momento das turnês-guiadas com auxílio de 14 especialistas locais que se dispuseram a participar da captura. Do total das espécies amostradas, as mais abundantes foram Scaptotrigona sp1 (n=25), Trigona sp1 (n=17), Tetragona sp1 (n = 14), Trigona spinipes (Fabricius, 1793) (n = 13) e Partamona ailyae (Camargo, 1980 (n = 10). Para estimar a diversidade de abelhas sem ferrão coletadas na comunidade foi utilizado o índice de Shannon-Wiener (H’), alcançando nesta pesquisa um índice de H’ = 1,02. Para obter os dados referentes ao conhecimento sobre as plantas melitófilas, foi utilizado o método de listagem livre como meio para obter o conhecimento sobre as plantas pelos entrevistados. Quantitativamente, utilizou-se o Índice de Saliência de Smith, por meio do software ANTHROPAC 4.0. Foram identificadas 19 famílias com destaque para Anacardiaceae e Fabacea (n=5) cada, Euphorbiaceae (n=4), Bixaceae (n=3); 32 gêneros, onde Citrus (n=2) e Spondias (n=3) apareceram com maior frequência; e 35 espécies, formando cinco rupturas ou saliências quanto ao domínio cultural destas plantas. O cajueiro (Anacardium occidentale L.) foi a espécie citada com maior frequência e apresentou a primeira ruptura da lista livre com índice de Smith 0,411. Constatou-se que os moradores da comunidade conhecem e classificam as abelhas sem ferrão e as plantas melitófilas pela sua morfologia e vivência na comunidade. Desta forma, necessário se faz que a educação ambiental seja difundida na comunidade como forma de despertar nesta um melhor manejo dos recursos naturais. ABSTRACT: Ethnoknowledge about biodiversity conservation is an inheritance of the native populations since orality transmits it through intergenerational processes. Understanding the basic ecology of meliponids is essential to support the development and implementation of conservation strategies and management techniques that favor traditional farmers. On the planet, the biodiversity of bees is very high, once 20.000 species have already been described. Brazil has the largest diversity of bees in the world; among them, stingless bees have 330 species belonging to the Meliponine tribe, divided into 31 genera. This study aimed to investigate the knowledge, classification, and conceptions of native bees and melitophyle plants used and/or known in the José Gomes community, Cabeceiras do Piauí/PI. For this, the following specific objectives were employed: to record how the José Gomes community perceives the bees and builds the ethno-ecological domain "Insect"; to verify the different uses that the José Gomes residents make of the native bees, pointing out the benefits that the species can offer to the local community; to identify residents' wisdom regarding the conservation of native bees; describe how individuals identify and separate the occurring species; and to point out the residents' knowledge about melitophyle plants types that exist in the community. There were interviewed 43 residents about the knowledge of stingless bees, using a semi-structured form. The meliponine were captured using common methodology (entomological net and distributed containers), and the collection was made at the time of the guided tours with the aid of 14 local experts who were willing to participate in the capture. From the total of the sampled species, the most abundant were: Scaptotrigona sp1 (n=25), Trigona sp1 (n=17), Tetragona sp1 (n = 14), Trigona spinipes (Fabricius, 1793) (n = 13) e Partamona ailyae (Camargo, 1980 (n = 10). The Shannon-Wiener (H’) Index was used to estimate the diversity of stingless bees collected in the community, reaching in this research an index of H’ = 1,02. The free-listing method was used to obtain data on the interviewee's knowledge about the plants. Quantitatively, Smith's Salience Index was used, through software ANTHROPAC 4.0. A total of 19 families were identified, highlighting Anacardiaceae and Fabacea (n=5) each, Euphorbiaceae (n=4), Bixaceae (n=3); 32 genders, where Citrus (n=2) e Spondias (n=3) appeared more frequently; and 35 species, forming five ruptures or protrusions as to the cultural domain of these plants. The cashew tree (Anacardium occidentale L.) was the most frequently cited species and presented the first rupture of the free list with Smith Index 0,411. It was verified that the residents of the community know and classify the stingless bees and the melitophyll plants by their morphology and experience in the community. In this way, it is necessary to disseminate the environmental education in the community as a way to awaken it in better management of natural resources.